Autor [EN] [PL] [ES] [PT] [IT] [DE] [FR] [NL] [TR] [SR] [AR] [RU] Tópico: Conhecer os componentes e circuito (fundamental na eletrônica)  (Lida 165 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline marcosbr

  • Vivendo e Aprendendo!
  • Administrador
  • *
  • Mensagens: 1165
  • Country: br
  • Karma: +4/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Um amigo estava a 3 dias "quebrando a cabeça" com um amplificador de potencia.
Ele com pouco conhecimento, conseguiu consertar. Trocou os TRs de saída, fusistores, etc... Mas nessa leva, ele encontrou uma "peça" (desconhecida para ele) e empacou o serviço.
Ele retirou e testou com o multímetro. mediu infinito, e ele disse que estava aberto. Disse que foi na loja e o vendedor não podia identificar! (Poderia ser um diodo)
Sem esquema tive que analisar o circuito. Um lado uma baixa tensão, e no outro alguns componente para armar um rele. Quem o rele acionava??
Direto na Ventoinha de resfriamento dos TRs!



Mesmo sem informação no componente... (nem com lupa consegui ver) coloquei no lugar, liguei o aparelho e som na caixa!!!
Ele disse que se era da ventoinha estava ruim mesmo. Não funcionou!
Liguei o soprador e aqueci o "bichinho" e a ventoinha armou na hora. Perdi um tempo explicando que aquilo era um termostato. Chaveamento por calor, etc... Aproveitei expliquei que era praticamente o mesmo que usa em microondas. (formato diferente)
Que existe o normalmente aberto (fecha com aquecimento) e o normalmente fechado. (abre com aquecimento)
No caso dele era um "aberto" e só iria funcionar quando o dissipador atingisse uma certa temperatura. Que era fixo no dissipador não para resfriar, e sim para identificar a temperatura do mesmo!



Resumindo...
Na eletrônica você deve conhecer os circuitos, esquemas, componentes, etc... Não pode trabalhar de "orelhada" medindo todos os componentes. (principalmente a frio)

Mas ele ficou contente, também fiquei quando ele me pagou, o aparelho ficou legal e o cliente gostou!
Tudo isto para prova o seguinte.
Estudo, leitura e conhecimento nunca é demais neste ramo!
Imagine quantos outros componentes ele nãoconhece...

Mesmo com a numeração idêntica, ele varia a temperatura de trabalho. (gatilho de funcionamento) 40°, 45°, 50, e por aí vai...
Quanto menor a numeração, mais rápido ele é acionado.
Achei esta imagem bem simples e fácil para ilustrar.






Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta. (Chico Xavier)