Entendendo melhor o BGA de 1 notebook

Iniciado por naldonet, 15Junho2016, 22:06

« anterior - seguinte »

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

naldonet

BGA, simplesmente o pesadelo do dono de um notebook...
Entendendo...

Os notebooks normalmente tem um sistema que previne que ele se danifique devido a altas temperaturas, por isso a BIOS vem programada para desligar o notebook assim que ele atinja uma temperatura extrema. É normal que um notebook esquente mais que um desktop, geralmente o dobro um desktop trabalha em media com temperaturas de 35 graus no processador e 50 na vga off board (é claro, isso varia bastante, mas é uma média). Nos notebooks o sistema de refrigeração é menor com apenas 1 ventoinha para refrigerar o dissipador que colhe o calor do Processador, Chipset e Chipset de vídeo. Alguns notebooks tem mais de uma ventoinha geralmente notebook com telas maiores que 15". Os notebooks são feitos desta maneira por questões de espaço, e porque são designados para fazer tarefas básicas, como Word, Excel, Youtube, Orkut...

É claro, um joguinho não faz mal, porém esforçar um notebook comum a rodar um jogo pesado pode não ser uma boa ideia, quando isso ocorre todo o interior do notebook aquece e isso a longo prazo pode diminuir a vida útil dos componentes internos do notebook. Para isso se usa a base de ventilação que é uma "mesinha" com ventoinhas que são ligadas a porta USB para ajudar na ventilação do notebook.

Muitas pessoas acham que BGA é simplesmente o chip de video do notebook, e quando ele da problema, significa que vai sair absurdamente caro para arrumar. Bem a parte do preço é correta, porém BGA não é o chipset de vídeo e sim as soldas que o prendem à placa mãe.





O que acontece:

Os notebooks são em sua grande parte FABRICADOS NA CHINA, praticamente 99% dos notebooks seja lá ele hp, sony vaio, dell, positivo, cce, lenovo, alienware, asus, suas placas mãe são fabricadas na china e vão para outros países para SEREM MONTADOS ou seja, se você pensava que CCE e POSITIVO eram FABRICADOS na Zona Franca de Manaus, aí está um equivoco. Se ler bem a etiquetinha em baixo dele, vai notar que está escrito PRODUZIDO (montado).

Alguns notebooks de marcas grandes, são desenhados na china por arquitetos de hardware, porém eles são exportados para os EUA pois iram ser vendidos lá. Nos EUA é proibido o uso de CHUMBO nos eletrônicos, portanto a China não pode usar este material no notebook independente se ele irá ser vendido no Brasil, África, Portugal, ou na conchinchina ele será o mesmo. Mas a falta do chumbo nas soldas da placa mãe pode ser prejudicial a qualidade do equipamento a longo prazo, pois um choque térmico pode causar a ruptura da solda que não contém uma porcentagem de chumbo correta. Num chip de vídeo vai algumas dezenas ou centenas de pequenas esferinhas de solda, se uma delas quebrar ou der mal contato já é um motivo para o notebook não funcionar corretamente!


O que acontece depois que você compra:

Bem geralmente isso não ocorre dentro do prazo de garantia, leva em torno de 2 anos para notar os sinais de que seu notebook já não está aquelas coisas é claro não são todos, mas os que são propícios a dar problema um dia irá acontecer seja cedo ou tarde. O notebook pode exibir a imagem com deformidades, quadrados, riscos, linhas horizontais ou verticais, manchas, cores erradas, e/ou, não ligar na hora que aperta o botão power, ter que insistir para ele ligar, ligar e reiniciar em seguida, ligar e não dar video, ligar e desligar meio segundo depois, ligar e funcionar por alguns minutos e desligar ou reiniciar, não ligar, e em fim...