EUA e China mostram otimismo com comércio e ações disparam na Ásia

Iniciado por noticias, 03, Novembro, 2018, 20:01

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

EUA e China mostram otimismo com comércio e ações disparam na Ásia


   Mercado chinês teve forte alta após a notícia de que o presidente dos EUA busca um acordo comercial com o presidente chinês, mesmo após uma nova acusação contra o país. Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, que conversaram por telefone na quinta-feira (1), expressaram otimismo a respeito da resolução de sua disputa comercial antes da cúpula do G20, marcada para o final de novembro na Argentina.
Guerra comercial: entenda a tensão entre EUA e outras potências
Mas horas depois da avaliação positiva, o Departamento de Justiça dos EUA visou outra empresa chinesa acusada de práticas injustas, como parte de uma campanha de pressão generalizada do governo Trump contra a China.
Presidente da China, Xi Jinping, e presidente dos EUA, Donald Trump, se cumprimentam em imagem de novembro de 2017.
Damir Sagolj/Reuters
Mesmo assim os investidores saudaram a retomada do diálogo e um relato segundo o qual Trump está adotando medidas para resolver a guerra tarifária – as ações asiáticas atingiram sua maior alta em três semanas nesta sexta-feira e o dólar recuou.
O índice de blue-chips CSI300 fechou em alta de 3,56%, a 3.290,25 pontos, levando os ganhos da semana para 3,67%. O índice Shanghai Composite subiu 2,7% no dia, a 2.676,48 pontos, e acumulou avanço de  2,99% na semana. Veja outras cotações do mercado
Apesar dos ganhos consideráveis, ambos os índices permanecem muito abaixo de seus níveis no final de 2017.
Possível acordo no G20
Trump disse no Twitter que as discussões comerciais com Pequim estão "avançando tranquilamente" e que planeja se encontrar com Xi nos bastidores da cúpula do G20 na Argentina depois de os dois terem tido uma conversa telefônica "muito boa".
Mais tarde a Bloomberg, citando pessoas a par da questão, noticiou que Trump quer firmar um acordo comercial com a China na reunião do G20 e que depois da conversa com Xi ele pediu a autoridades para começarem a elaborar os termos possíveis.
O presidente dos EUA Donald Trump e o presidente da China Xi Jinping em Palm Beach, na Flórida, nos EUA, em imagem de arquivo.
Carlos Barria/Reuters
A agência de notícias disse não estar claro se o norte-americano está suavizando as exigências que encontraram resistência dos chineses, e citou uma pessoa segundo a qual o roubo de propriedade intelectual é um ponto de atrito de um acordo em potencial.
Mas uma autoridade de alto escalão do governo dos Estados Unidos refutou a informação, disse um repórter da CNBC no Twitter. "Há um longo caminho a percorrer" nas negociações, disse um funcionário não identificado a Eamon Javers, da CNBC.
Na manhã desta sexta-feira a Bloomberg, citando pessoas a par da questão, noticiou que Trump quer firmar um acordo comercial com o presidente chinês, Xi Jinping, e que pediu a autoridades graduadas para começarem a elaborar os termos possíveis.
Em comentários à mídia estatal, Xi disse esperar que a China e os EUA consigam desenvolver um relacionamento constante e saudável e que está disposto a se encontrar com Trump na Argentina.
"As delegações comerciais dos dois países deveriam intensificar o contato e realizar consultas sobre questões de interesse dos dois lados, e promover um plano que ambos possam aceitar para chegar a um consenso sobre a questão do comércio China-EUA", disse Xi à televisão estatal CCTV.
Segundo citações, depois do telefonema Xi disse que ele e Trump esperam ampliar a cooperação comercial.
Nenhum dos líderes especificou qualquer detalhe sobre um possível progresso na primeira conversa direta de que se tem conhecimento em vários meses.
Entenda a escalada da guerra comercial no mundo.
Juliane Almeida/G1

Source: EUA e China mostram otimismo com comércio e ações disparam na Ásia
  • Visualizações 1.144 
  • LEIA SEMPRE AQUI!
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)