Taiwan exige retificação do Festival de Veneza por usar 'Taipé Chinesa'

Iniciado por noticias, 11, Agosto, 2021, 18:24

« anterior - seguinte »

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

noticias

Taiwan exige retificação do Festival de Veneza por usar 'Taipé Chinesa'

A ilha onde fica Taiwan chama-se Taipé Chinesa. A China não reconhece a existência de Taiwan. Imagem da cidade de Taipei, em Taiwan
Tyrone Siu/ Reuters
O governo de Taiwan afirmou, nesta terça-feira (10), que exigiu uma retificação dos organizadores do Festival de Cinema de Veneza, que apresentaram dois filmes como obras de Taipé Chinesa, nome da capital da ilha.
O documentário "The Night", do diretor Tsai Ming-liang, e o filme "The Falls", do cineasta Chung Mong-hong, foram apresentados no festival como obras de Taiwan. Os organizadores mudaram o nome no site oficial do evento, porém, devido a protestos das autoridades chinesas, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores de Taiwan.
O escritório de representação de Taiwan na Itália pediu uma retificação, que até agora permanece sem resposta, disse Kendra Chen, uma das chefes do departamento de Assuntos Europeus do ministério.
"Continuaremos dialogando com os organizadores e exigiremos uma retificação para garantir que nossos filmes não sofram repressão excessiva e nossa soberania não seja aniquilada", afirmou Chen, em uma declaração à imprensa.
China pede que EUA não interfiram em relações com Taiwan
A 78ª edição do Festival de Cinema de Veneza será realizada no início de setembro.
Tsai Ming-liang, de origem malaia, é um dos diretores taiwaneses mais reconhecidos internacionalmente. Seu longa-metragem "Vive L'Amour" (1994) ganhou o Leão de Ouro em Veneza, e "Stray Dogs" conquistou o Grande Prêmio do Júri em 2013.
Os artistas taiwaneses são, no entanto, frequentemente excluídos de competições internacionais, ou obrigados a entrar com nomes considerados aceitáveis pelas autoridades chinesas.
No esporte, por exemplo, os atletas taiwaneses devem competir pela equipe "Taipé Chinesa", como aconteceu nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.
A China considera a ilha parte de seu território e ameaça usar a força, se houver uma declaração formal de independência por parte de Taiwan.
O governo chinês também incentiva o isolamento diplomático e combate o uso da palavra "Taiwan", por temer que esse nome dê à ilha alguma legitimidade internacional.
Veja os vídeos mais assistidos do G1

Source: Taiwan exige retificação do Festival de Veneza por usar 'Taipé Chinesa'

Similar topics (5)