Após famílias dormirem no chão de hospital no ES, governo diz que vai ampliar consultas médicas

Iniciado por noticias, 08, Fevereiro, 2023, 21:10

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Após famílias dormirem no chão de hospital no ES, governo diz que vai ampliar consultas médicas


     Secretário estadual de Saúde disse que o plano é aumentar de 300 para 900 a quantidade de consultas mensais no Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha. População tem que esperar meses para conseguir vaga com especialistas em hospital do ES
O secretário de Saúde do Espírito Santo, Miguel Paulo Duarte, disse na tarde desta quarta-feira (8) que o estado vai ampliar de 300 para 1.500 por mês a quantidade de consultas para famílias buscam atendimento com neurologistas e psiquiatras. A intenção com essa medida é diminuir a longa fila de espera de consultas com especialistas.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A promessa de ampliação foi feita horas depois de centenas de familiares de crianças, a maioria com autismo ou déficit de atenção, enfrentaram fila e até dormiram no chão para tentar marcar consulta com neurologista, psiquiatra e outros especialistas para os filhos na rede pública de saúde do Espírito Santo.
Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo
Reprodução TV Gazeta
A recepção do Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, na Grande Vitória, amanheceu lotada nesta quarta-feira.
De acordo com o secretário, a quantidade de consultas serão ampliadas no Himaba e no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória.
"O que nós estamos fazendo de imediato, para resolver a situação, é aumentar o número de consultas no Himaba de 300 para 900 consultas, isso deve ocorrer em um prazo máximo de 60 dias. E nós estamos fazendo também uma licitação para o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, buscando uma oferta de mais 600 consultas por mês. Nós passaríamos das atuais 300 consultas por mês para 1.500 consultas por mês", disse.
Recepção do Himaba nesta quarta-feira (8), em Vila Velha
Reprodução/TV Gazeta
Resposta para famílias que dormem na fila
Algumas famílias que até dormiram no chão do Himaba esperando por atendimento contaram que esperam até sete meses por uma consulta e, na maioria das vezes, chegar no dia anterior e enfrentar fila não garante o atendimento.
Pacientes dormiram no chão à espera por consulta com especialista no ES
Reprodução/TV Gazeta
"Com esse aumento no volume (de consultas), nós não vamos ter a necessidade das pessoas ficarem durante a madrugada aguardando para buscar a sua oferta de consulta. Espero também, no futuro, a gente trabalhar com uma outra forma de agendamento, que não seja essa", disse Duarte.
Números de atendimentos
A Secretaria Estadual de Saúde informou que são disponibilizadas atualmente 150 vagas mensais de neuropediatria para pacientes da Grande Vitória ao interior da Bahia e Minas Gerais, porém, a média mensal de atendimento tem sido de 360 pacientes.
Isso porque, de acordo com a Sesa, além dos retornos o Himaba recebe ainda os usuários em primeira consulta. No ano de 2022, foram 4.317 consultas e de janeiro até o momento 400 atendimentos.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Source: Após famílias dormirem no chão de hospital no ES, governo diz que vai ampliar consultas médicas
  • Visualizações 666 
  • LEIA SEMPRE AQUI!
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)