Ataque em evento político em Cabul deixa dezenas de mortos e feridos; Estado Islâmico reivindica autoria

Iniciado por noticias, 07, Março, 2020, 15:05

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ataque em evento político em Cabul deixa dezenas de mortos e feridos; Estado Islâmico reivindica autoria


   Ataque aconteceu em uma cerimônia em memória de um político da minoria hazara, cujos membros são majoritariamente xiitas. No Afeganistão, a maioria é sunita. Ataque durante evento político em Cabul deixa dezenas de mortos e feridos
Um ataque nesta sexta-feira (6) durante uma reunião política matou pelo menos 27 pessoas e deixou 29 feridos na zona oeste de Cabul, capital do Afeganistão. O Estado Islâmico reivindicou a ação que atingiu a minoria hazara, cujos membros são majoritariamente xiitas.
Um porta-voz do ministério da Saúde disse à agência Reuters que esse número de mortos e feridos foi o de transportados até o momento. O número deverá aumentar, segundo ele.
"Dois irmãos... atacaram uma reunião de apóstatas em Cabul com metralhadoras, granadas e lança-granadas", garantiu o Estado Islâmico em um comunicado divulgado no aplicativo de mensagens Telegram.
Homem ferido em ataque em Cabul é levado a ambulância, em 6 de março de 2020
Rahmat Gul/AP
Desde o início, os talibãs negaram qualquer responsabilidade no ataque contra a cerimônia em memória de Abdul Ali Mazari, um político da minoria hazara.
No ano passado, um ataque reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI) durante a mesma cerimônia matou 11 pessoas.
Vários integrantes da elite política afegã estavam presentes, entre eles o primeiro-ministro Abdullah Abdullah, que afirma ter vencido a eleição presidencial de setembro, apesar do resultado oficial mostrar sua derrota.
O incidente acontece menos de uma semana depois da assinatura de um acordo em Doha entre Estados Unidos e os talibãs, que abre o caminho para a retirada completa das tropas estrangeiras do Afeganistão em 14 meses, em troca de garantias de segurança.
Uma trégua parcial instaurada a pedido de Washington em 22 de fevereiro foi suspensa na segunda-feira (2) pelos talibãs, que desde então intensificaram os ataques contra as forças de segurança afegãs, evidenciando a dificuldade de um diálogo entre os insurgentes e o governo, outra condição do acordo de Doha.

Source: Ataque em evento político em Cabul deixa dezenas de mortos e feridos; Estado Islâmico reivindica autoria
  • Visualizações 1.562 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)