Avião da FAB com brasileiros e estrangeiros que estavam na Ucrânia chega ao Recife

Iniciado por noticias, 11, Março, 2022, 06:39

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

noticias

Avião da FAB com brasileiros e estrangeiros que estavam na Ucrânia chega ao Recife


   Aeronave pousou na capital pernambucana por volta das 6h40 desta quinta-feira (10). Operação trouxe ao país 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano, além de crianças, cães e gatos. Avião da FAB chega ao Recife com brasileiros que estavam na Ucrânia
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado para resgatar brasileiros que estavam na Ucrânia chegou ao Recife às 6h42 desta quinta-feira (10). O KC-390 Millennium partiu da Polônia na quarta-feira (9) e, depois da parada na capital pernambucana, seguiu para Brasília, decolando às 9h35.
Além dessa aeronave, chegou também a Pernambuco um avião Legacy, que faz parte da Operação Repatriação e trouxe parte dos refugiados. Eles pousaram na Base Aérea do Recife, na Zona Sul da capital pernambucana.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Segundo a FAB, vieram para o Recife 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano. A Força Aérea também disse que embarcaram 14 crianças, mas não especificou se elas fazem parte do total de pessoas mencionado nas nacionalidades. Também vieram oito cães e dois gatos.
O avião Legacy, segundo a Polícia Federal, trouxe 11 passageiros, incluindo uma mulher grávida e duas famílias com crianças de colo.
Um vídeo, recebido pelo g1 via WhatsApp, mostra o momento em que as pessoas saltam da aeronave na Base Aérea do Recife (veja imagens abaixo).
Vídeo mostra desembarque na aeronave da FAB que trouxe brasileiros que estavam na Ucrânia
LEIA TAMBÉM:
Cargueiro levou 11,6 toneladas de suprimentos em missão humanitária
VÍDEO: como é o avião da FAB que resgatou brasileiros
Confira as últimas notícias sobre a guerra
A Operação Repatriação é realizada de forma integrada pelo Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Saúde.
O KC-390 e o Legacy, depois de deixarem a Polônia, fizeram escalas em Lisboa e Cabo Verde. Essa segunda aeronave foi cedida pelo governo federal para transportar a grávida e as famílias com crianças por ser mais confortável, mas a maior parte dos repatriados veio no cargueiro.
Aviões Legacy (ao fundo) e KC-390 desembarcaram no Recife com pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia
Reprodução/WhatsApp
A previsão é que todos cheguem ao meio-dia desta quinta-feira à Base Aérea de Brasília, onde deve acontecer uma cerimônia de recepção.
O KC-390 Millennium é mesma aeronave passou pela capital pernambucana na ida para a Europa, em uma parada estratégica. Além de resgatar brasileiros, a missão incluiu o transporte de ajuda humanitária para a Ucrânia.
Avião da FAB que foi buscar brasileiros que fugira da Ucrânia chegou ao Recife nesta quinta-feira (10)
Reprodução/WhatsApp
No KC-390, foram levadas à Ucrânia 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e itens de necessidade básica com tecnologia para funcionamento autônomo – utilizados em locais sem recursos e em situações extremas, como guerras e conflitos.
Confira a carga:
50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais (com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia);
50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma;
10 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (400 mil refeições);
5 kits de medicamentos para emergências médicas, oriundos dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde, sem comprometer o abastecimento nacional.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Source: Avião da FAB com brasileiros e estrangeiros que estavam na Ucrânia chega ao Recife

Similar topics (5)