Bolsonaro telefona para presidente eleito do Uruguai e o convida para visitar o Brasil

Iniciado por noticias, 30, Novembro, 2019, 21:02

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Bolsonaro telefona para presidente eleito do Uruguai e o convida para visitar o Brasil


   Informação foi divulgada pelo Itamaraty. Representante da direita uruguaia, Luis Lacalle Pou apostou em discurso de enxugamento de gastos e de fortalecimento das forças de segurança. Dados da Corte Eleitoral confirmam Lacalle Pou como novo presidente do Uruguai
O Ministério das Relações Exteriores informou que o presidente Jair Bolsonaro telefonou nesta quinta-feira (28) para o presidente eleito do Uruguai, Luis Lacalle Pou, para parabenizá-lo pelo resultado.
Segundo o Itamaraty, Bolsonaro fez "votos de pleno êxito" a Lacalle Pou e o convidou a visitar o Brasil.
Representante da direita uruguaia e filiado ao Partido Nacional, Lacalle Pou apostou no discurso de enxugamento de gastos e de fortalecimento das forças de segurança.
Com a derrota do candidato da Frente Ampla, Daniel Martínez, de esquerda, a direita assumirá o comando do Uruguai após 15 anos.
Também na eleição deste ano, o ex-presidente José Mujica, um dos principais nomes da frente de esquerda, foi eleito senador com o maior número de votos: mais de 280 mil.
O presidente Jair Bolsonaro
Antonio Cruz/ Agência Brasil
Diplomacia do governo Bolsonaro
Ainda como candidato a presidente da República, em 2018, Bolsonaro criticou reiteradamente Cuba, Venezuela e China.
Em 2019, já como presidente, manteve as críticas a Cuba e à Venezuela e também se envolveu em polêmicas com lideranças políticas de Argentina, Chile, Bolívia, França, Noruega, Alemanha e Nova York (EUA).
No caso da Argentina, Bolsonaro decidiu não comparecer à posse de Alberto Fernández afirmando que o presidente eleito apoiou a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Argentina é o maior parceiro comercial do Brasil na região e terceiro maior destino das exportações, atrás somente de China e Estados Unidos.
No caso do Uruguai, antes mesmo de o resultado ter sido confirmado, Bolsonaro disse ao jornal "O Estado de S. Paulo": "Esperamos, torcemos que aconteça a eleição de alguém mais ligado ao nosso time, aí teríamos o Uruguai afinado conosco."
Lacalle Pou, contudo, respondeu, em entrevista a um outro jornal: "Acho que não é bom que os políticos, e nesse caso governantes, opinem sobre o que pode acontecer em outro país."
Disputa acirrada no Uruguai
A vitória de Lacalle Pou foi confirmada no início da tarde desta quinta, cinco dias após o início da contagem.
Isso porque ainda no domingo, com 100% das urnas regulares apuradas, Lacalle Pou havia recebido 50,6% dos votos válidos (1.168.019), e Daniel Martínez, 49,4% (1.139.353 votos).
Faltava, contudo, a apuração dos chamados votos observados, isto é, de pessoas que votaram fora das zonas eleitorais; de idosos; e de eleitores com necessidades especiais. A checagem desses votos é diferente.
A segunda fase da apuração começou na terça e, nesta quinta, Daniel Martínez reconheceu publicamente a vitória do adversário.
Íntegra
Leia a íntegra da nota do Itamaraty:
Cumprimentos do Presidente Jair Bolsonaro ao Presidente eleito do Uruguai
O Presidente Jair Bolsonaro telefonou hoje, 28/11, ao Presidente eleito do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e felicitou-o pela recém-confirmada vitória nas eleições presidenciais.
O Presidente Bolsonaro fez votos de pleno êxito ao Presidente Lacalle no desempenho do mandato conferido pelos uruguaios e assegurou sua determinação de trabalhar em conjunto em prol do bem-estar dos dois povos. Convidou o Presidente eleito a visitar o Brasil em breve.

Source: Bolsonaro telefona para presidente eleito do Uruguai e o convida para visitar o Brasil
  • Visualizações 1.684 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)