Capitólio dos EUA sofreu outros ataques e atentados ao longo da história; veja vídeo

Iniciado por noticias, 10, Janeiro, 2021, 21:01

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

noticias

Capitólio dos EUA sofreu outros ataques e atentados ao longo da história; veja vídeo

Mais de 200 anos atrás, tropas britânicas invadiram e atearam fogo no edifício sede do Congresso dos EUA. Episódios levaram autoridades a modificar o esquema de segurança na capital americana. Apoiadores de Trump ocupam a Rotunda do Capitólio
Saul Loeb/AFP
A invasão ao Capitólio na quarta-feira (6) por apoiadores extremistas do presidente Donald Trump não foi o primeiro episódio do tipo na história do edifício sede do Congresso dos Estados Unidos, em Washington. Veja abaixo um VÍDEO e um resumo.
VÍDEO: Capitólio já foi alvo de violência outras vezes na história
1814 — Tropas britânicas invadiram e incendiaram o Capitólio ainda em construção durante o ataque de forças do Reino Unido a Washington.
1915 — Um ex-professor da Universidade Harvard explodiu três bananas de dinamite. Apesar do ataque, não houve vítimas.
1954 — Quatro nacionalistas de Porto Rico abriram fogo nas galerias da Câmara. Cinco congressistas ficaram feridos.
1983 — Grupo extremista explodiu uma bomba no Senado em retaliação às ações americanas em Granada e no Líbano. Ninguém se feriu.
Invasão e incêndio em 1814
Durante a Guerra de 1812, que se estendeu por quase três anos com conflitos entre EUA e uma aliança liderada pelo Reino Unido, tropas britânicas invadiram Washington em 24 de agosto de 1814. Durante a ação, os militares atearam fogo em prédios públicos do país que décadas antes havia conquistado a independência. Um desses edifícios era o Capitólio, ainda em construção.
O edifício sede do Congresso americano ficou seriamente danificado, e as obras só conseguiram ser concluídas cinco anos depois. O número total de mortos e feridos no ataque a Washington é incerto.
Explosão em 1915
Erich Muenter, um ex-professor de alemão na Universidade Harvard, explodiu três bananas de dinamite na recepção do Senado em 2 de julho de 1915. O prédio ficou seriamente danificado, mas ninguém morreu.
O criminoso disse que o ataque foi uma resposta a uma ajuda de empresários americanos ao Reino Unido na Primeira Guerra Mundial — os dois países se aliaram durante o conflito contra a Alemanha. Ele se matou na prisão.
Tiros nas galerias em 1954
Quatro nacionalistas de Porto Rico abriram fogo na Câmara em 1º de março de 1954 e feriram cinco congressistas, segundo o governo americano. Os criminosos faziam parte de uma facção que exigia a independência da ilha caribenha que pertence aos EUA. Durante a ação, eles desfraldaram uma bandeira portorriquenha.
Todos os quatro foram presos e condenados a 75 anos de prisão, mas o presidente Jimmy Carter comutou a sentença anos depois e eles foram liberados.
Explosão no Senado em 1983
Um grupo chamado Unidade Armada de Resistência causou uma explosão no segundo andar do Senado em 7 de novembro de 1983. A facção que implantou a bomba disse que o ataque era uma retaliação ao envolvimento americano nos conflitos em Granada e no Líbano.
Seis pessoas foram presas, e, como o local foi esvaziado a tempo, não houve mortes ou feridos. O episódio se tornou, segundo o Senado, um marco para mudanças no esquema de segurança do Capitólio.
VEJA TAMBÉM: Mais de 90 foram presos por invadir o Capitólio
VÍDEOS: ativistas pró-Trump invadem Congresso dos EUA

Source: Capitólio dos EUA sofreu outros ataques e atentados ao longo da história; veja vídeo

Tópicos semelhantes (5)