Vira-casaca na Casa Branca

Iniciado por noticias, 27, Março, 2019, 03:01

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Vira-casaca na Casa Branca


   Inocentado de conspiração com os russos, Trump agora legitima investigação do procurador Mueller, a mesma que ele sempre tachou de ilegal e de persegui-lo. Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em comício em setembro
Mike Theiler/ Reuters
Nos últimos 22 meses, o presidente Donald Trump repetiu pelo menos 170 vezes a expressão "caça às bruxas" para atacar e minar a investigação do procurador especial Robert Mueller, que buscava estabelecer se, na campanha presidencial de 2016, houve conspiração ou coordenação com o governo russo para ajudá-lo a se eleger.
Um resumo do relatório de Mueller, apresentado domingo ao Congresso pelo procurador-geral Robert Barr, conclui que não houve conluio. E traz para Trump uma vitória um tanto quanto incômoda: ele agora não apenas legitima a investigação que tentou destruir durante a maior parte de seu mandato, como exagera na interpretação de seus resultados.
O procurador especial deixa em aberto a isenção de responsabilidade de Trump na acusação de obstrução de justiça.  Mas o presidente ignorou as conclusões, alardeando que foi totalmente eximido de qualquer culpa num crime que é passível de impeachment. Realmente foi, mas apenas pelo procurador-geral Barr e pelo procurador-adjunto, Rod Rosenstein. Não por Mueller.
Importa agora conhecer o relatório completo do procurador especial, que expediu 2.800 intimações e cerca de 500 mandados de busca. É o que exigem os democratas, que controlam a Câmara dos Representantes.
Dos 33 acusados por Mueller em mais de 100 crimes, 26 são russos e há cinco ex-assessores muito próximos de Trump, que se declararam culpados. Outros processos correm em tribunais de Nova York, que já condenou o ex-advogado do presidente Michael Cohen a três anos de prisão por violações de financiamento de campanha.
Como disse o "New York Times" em editorial, Trump se cercou de criminosos e, mesmo que Mueller não tenha encontrado evidências suficientes de uma conspiração criminosa, não se pode perder de vista o que já é conhecido, tanto em sua investigação quanto de reportagens publicadas nos últimos dois anos.
Nos 20 meses que restam até a eleição, haverá o embate sobre a questão da obstrução de justiça, tanto no Congresso quanto nos tribunais.  Mas, com o empurrão dado -- em parte pelo relatório de Mueller, em outra pelo aval do procurador Barr -- Trump toma distância da ameaça de impeachment.
O presidente agora vira a casaca e cai de amores pelo procurador-especial e a investigação que sempre tachou de ilegal. Mais uma vez, Trump joga palavras ao vento, mas somente no que sopra na direção de sua reeleição.
Selo Sandra Cohen
Arte/G1

Source: Vira-casaca na Casa Branca
  • Visualizações 1.502 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)