Chinês é eleito novo diretor-geral da FAO e vai substituir brasileiro

Iniciado por noticias, 25, Junho, 2019, 03:04

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Chinês é eleito novo diretor-geral da FAO e vai substituir brasileiro


   Qu Dongyu, vice-ministro de Agricultura da China, venceu as eleições para dirigir a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura O diretor-geral eleito da FAO, o chinês Qu Dongyu, é cumprimentado peplo brasileiro José Graziano, que comanda a entidade até agosto
Vincenzo Pinto/ AFP
O vice-ministro de Agricultura da China, Qu Dongyu, venceu neste domingo (23) as eleições para dirigir a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) pelos próximos quatro anos.
O chinês venceu os candidatos da França e da Geórgia ao obter no primeiro turno 108 votos entre os 191 países participantes.
Chinês vai substituir brasileiro na direção da FAO
Qu, que substitui o brasileiro José Graziano da Silva no cargo, deve assumir como diretor-geral em 1 de agosto.
A candidata francesa e da União Europeia Catherine Geslain-Lanéelle ficou longe da maioria após receber 71 votos, enquanto o ex-ministro georgiano de Agricultura Davit Kirvalidze obteve 12.
Chinês tem como projeto erradicar a fome em regiões pobres
"Quero agradecer ?  minha pátria depois destes 40 anos de reformas bem-sucedidas e política aberta", disse o representante chinês em suas primeiras palavras após ganhar a eleição, na qual só houve uma abstenção.
Durante a campanha, Qu propôs se concentrar na erradicação da fome nas regiões pobres, modernizar a agricultura nas zonas tropicais e secas, promover a digitalização e inovar os modelos de cooperação.
Com a eleição de Qu, Pequim reforça assim sua posição no sistema das Nações Unidas em um momento de disputa comercial com os Estados Unidos e com projetos como o da Nova Rota da Seda, que inclui grandes investimentos em terceiros países.
Antes de trabalhar na FAO, Graziano coordenou o Fome Zero
Antes de ser diretor-geral da FAO, Graziano trabalhou como subdiretor regional e representantes para a América Latina e Caribe na instituição.
Ele venceu a eleição pelo cargo de liderança na entidade em 2011, com quatro votos a mais que o segundo colocado, o ex-ministro de Relações Exteriores da Espanha Miguel Ángel Moratinos.
Graziano é agrônomo, professor e escritor. Ele foi ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate ?  Fome enquanto a pasta existiu, entre 2003 e 2004, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente.
Desnutrição no mundo aumentou durante gestão de Graziano
Os últimos anos da gestão de Graziano frente ?  FAO foram marcados por um aumento dos índices de desnutrição.
A partir de 2014, o número absoluto de pessoas desnutridas cresceu 4,73%, e alcançou 820,8 milhões, em 2017 (último ano com dado disponível).
A obesidade entre adultos também piorou nos últimos anos: em 2012, era de 11,7% e, em 2016, subiu para 13,2%.

Source: Chinês é eleito novo diretor-geral da FAO e vai substituir brasileiro
  • Visualizações 1.987 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)