Começa a faltar reagente para testes de dengue, em meio ao aumento do número de casos da doença

Iniciado por noticias, 17, Maio, 2022, 03:06

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Começa a faltar reagente para testes de dengue, em meio ao aumento do número de casos da doença

Sete estados e o Distrito Federal relataram que já não têm testes suficientes para atender a demanda. Começa a faltar reagente para testes de dengue, em meio ao aumento do número de casos da doença
O número de casos suspeitos de dengue no Brasil mais que dobrou em relação ao ano passado e há queixas de falta de testes para diagnóstico.
Em três semanas, casos de dengue crescem 40% em todo o país; total de infectados vai a 750 mil
Número de casos de dengue de janeiro a abril supera o do ano passado inteiro
Após aumento dos casos de dengue, veja como combater mosquito causador da doença
Quem já teve dengue sabe o que o repositor de mercado Ítalo Augusto está passando.
"Tem uns três dias. Não consigo comer, sentindo muita dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e umas manchas estão aparecendo no corpo", detalha os sintomas.
Os números de casos de dengue no país este ano são assustadores: de janeiro a maio houve um aumento de 151% na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o Ministério da Saúde, até 7 de maio, foram notificados mais de 757 mil casos prováveis.
A região Centro-Oeste é a recordista com 1.171 casos por 100 mil habitantes, seguida das regiões Sul e Sudeste; 265 pessoas morreram neste ano vítimas da dengue - a maioria em São Paulo, Santa Catarina, Goiás e Bahia.
Um dos métodos mais práticos para diagnosticar a dengue é por meio do teste rápido, que é gratuito na rede pública de saúde. Ele é feito no momento da consulta médica e, preferencialmente, a partir do sexto dia de sintomas. Mas apesar desse aumento no número de casos de dengue, as secretarias estaduais de Saúde dizem que não estão recebendo do ministério o material para fazer os testes, ou tem recebido em menor quantidade.
Sete estados e o Distrito Federal relatam que já não têm testes suficientes para atender a demanda: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Paraná, Bahia, Santa Catarina e Sergipe.
São três principais testes para detecção da dengue: os moleculares e os antígenos são feitos na fase mais aguda da doença; já os de anticorpos são feitos no chamado estágio tardio da doença.
Dengue: novo teste baseado em nanotecnologia identifica sorotipos da doença
Pesquisadores da UFMG desenvolvem teste capaz de detectar quatro tipos de dengue
O Jornal Nacional procurou o Ministério da Saúde, que não respondeu sobre o motivo da falta destes testes. Em nota divulgada na noite desta segunda (16), o ministério disse que uma nova remessa dos insumos para os testes diagnósticos esta prevista para ser entregue até o mês de junho. Sobre os testes moleculares da Fiocruz, informou que estão sendo entregues diretamente aos estados.
Enquanto isso, pacientes que não conseguem ter certeza do diagnóstico ficam preocupados.
"Fui receitada para dengue, porém não fiz o teste porque não tem reagente em nenhum lugar da rede pública. Então, a medica só me receitou as medicações para dengue e pediu para eu ficar em observação. Caso apareça alguma mancha vermelha ou sangramento, que eu retorne lá", conta a aposentada Edmaria Dias.
O epidemiologista André Ribas lembra que o diagnóstico também pode ser feito a partir dos sintomas, mas explica que os testes são mais precisos, tanto para a indicação de medicamentos quanto para o mapeamento da doença. 
"O teste é muito importante, tanto do ponto de vista de identificar precocemente o quadro clínico - se é realmente a dengue -, mas principalmente para também nós podermos acompanhar do ponto de vista epidemiológico. Além deste ano ter tido um número maior de casos, eu tenho muita preocupação com o segundo semestre. Se nós não conseguimos interromper a cadeia de transmissão, nós podemos ter uma situação bastante complicada no ano que vem em relação à dengue e as outras arboviroses. E nesse sentido, as ações têm que ser tomadas de imediato para que não aconteça epidemias no ano que vem", afirma.

Source: Começa a faltar reagente para testes de dengue, em meio ao aumento do número de casos da doença
  • Visualizações 717 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)