Conselho de Segurança dos EUA elogia Bolsonaro por posição contrária a Cuba; eleito agradece

Iniciado por noticias, 18, Novembro, 2018, 15:01

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Conselho de Segurança dos EUA elogia Bolsonaro por posição contrária a Cuba; eleito agradece

Órgão que assessora presidente dos EUA postou mensagem no Twitter criticando Cuba. Nesta semana, país deixou o Mais Médicos após falas 'ameaçadoras' de Bolsonaro. Initial plugin text
O Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos publicou uma mensagem no Twitter nesta sexta-feira (16) no qual elogiou o presidente eleito Jair Bolsonaro por "tomar posição contra o regime cubano". Também no Twitter, Bolsonaro agradeceu.
Cabe ao conselho assessorar e auxiliar o presidente dos EUA em questões de segurança nacional e política externa. O conselho também coordena as políticas de segurança em vários órgãos do governo americano.
Na última quarta (14), Bolsonaro informou que o governo cubano havia decidido deixar o Mais Médicos por não concordar com o teste de capacidade. Para ele, é "desumano" dar aos mais pobres atendimento médico "sem garantia".
O Ministério de Saúde Pública de Cuba, contudo, informou ter deixado o programa em razão de declarações "depreciativas e ameaçadoras" de Bolsonaro. O presidente eleito disse que iria expulsar os cubanos do Brasil.
"Elogiamos o presidente eleito do Brasil, @JairBolsonaro, por tomar posição contra o regime cubano por violar os direitos humanos de seu povo, incluindo médicos enviados para o exterior em condições desumanas", publicou o Conselho de Segurança.
Initial plugin text
População afetada
Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a saída dos médicos cubanos afetará 28 milhões de pessoas que vivem em municípios onde só há medicos do país.
A Defesoria Pública da União, porém, diz que o número chega a 29 milhões de pessoas e, por isso, pediu à Justiça que determine ao governo federal a manutenção das regras atuais do Mais Médicos.
Cuba enviava profissionais ao Brasil desde 2013. No Mais Médicos, pouco mais da metade dos profissionais – 8,47 mil dos mais de 16 mil profissionais – vieram de Cuba, segundo dados obtidos pelo G1.
Ministério da Saúde anuncia que vai começar a selecionar novos médicos ainda neste mês
O que diz o governo Temer
Mais cedo, nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde informou que a seleção de médicos brasileiros para as vagas deixadas pelos profissionais cubanos ocorrerá ainda em novembro.
Também nesta sexta, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, informou que vai propor a Bolsonaro chamar médicos que se formaram pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para substituir os cubanos.
Questionado sobre o assunto na Guatemala, onde participou da Cúpula Iberoamericana, o presidente Michel Temer disse ter pedido a Occhi para tomar as providências necessárias para a população não ficar sem médicos.
Initial plugin text

Source: Conselho de Segurança dos EUA elogia Bolsonaro por posição contrária a Cuba; eleito agradece
  • Visualizações 1.434 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)