Trump critica Suécia por não fazer amplo isolamento e diz que EUA 'tomaram decisão correta'

Iniciado por noticias, 02, Maio, 2020, 15:05

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Trump critica Suécia por não fazer amplo isolamento e diz que EUA 'tomaram decisão correta'


   País nórdico tem mais mortes que seus vizinhos após estratégia que não restringiu muito a vida da população. Presidente americano vem ele mesmo sendo acusado de não agir rapidamente contra a pandemia.  Donald Trump na Casa Branca
AP Photo/Evan Vucci
O presidente americano Donald Trump publicou no Twitter nesta quinta-feira (30) uma mensagem criticando a estratégia da Suécia de não fazer uma ampla quarentena para sua população, como fizeram outros países.
"Apesar dos relatos em contrário, a Suécia está pagando muito por sua decisão de não fazer isolamento. Até hoje, 2.462 pessoas morreram lá, número muito maior do que os vizinhos da Noruega (207), Finlândia (206) e Dinamarca (443). Os Estados Unidos tomaram a decisão correta!", escreveu o presidente americano.
O presidente americano vem sendo acusado com frequência de não agir rápido o suficiente para preparar seu país  para a disseminação do vírus -- os EUA já têm 60 mil mortos pela Covid-19.
Além do comentário nesta quinta sobre a Suécia, Trump vem culpando a China pela pandemia que lançou a economia norte-americana em uma recessão profunda, ameaçando a esperança de Trump de conquistar mais um mandato de quatro anos na eleição de novembro.
Suécia
Pessoas fazem fila para comprar sorvete em um domingo em Estocolmo, em 19 de abril de 2020
Fredrik Sandberg /Reuters
Enquanto a grande maioria dos europeus cumpria rígidas regras de isolamento social, para tentar achatar a curva da pandemia do novo coronavírus, os suecos aproveitavam a primavera, frequentando escolas, bares, restaurantes e academias, que permaneceram abertos.
Mais recentemente, o número de casos e mortes na Suécia aumentou consideravelmente e pôs a estratégia do relaxamento sob críticas pesadas de epidemiologistas dentro e fora de suas fronteiras.
A estratégia da Suécia de não impor a grande parte da sociedade medidas de isolamento social foi amplamente apoiada pela população. Ela foi desenvolvida por cientistas e adotada pelo governo, mas nem todos os especialistas do país estavam convencidos de que este seria o melhor caminho a seguir.
Não existe quarentena na Suécia, como atestam as fotos compartilhadas ao redor do mundo de seus bares abertos e espaços ao ar livre abarrotados de gente. Ainda assim, não é verdade que a vida segue "normalmente".
Poucos estabelecimentos fecharam. Mas dados apontam que a grande maioria da população adotou o distanciamento social voluntário, cerne da estratégia da Suécia para retardar a propagação do vírus.
 O uso do transporte público caiu significativamente. Um grande número de pessoas está trabalhando de casa. E a maioria da população se absteve de viajar. O governo também proibiu reuniões de mais de 50 pessoas e visitas a casas de repouso para idosos.
Cerca de nove a cada dez suecos dizem que mantêm pelo menos um metro de distância das pessoas  — eram sete a cada dez há um mês, segundo uma grande pesquisa realizada pela empresa Novus.
Initial plugin text

Source: Trump critica Suécia por não fazer amplo isolamento e diz que EUA 'tomaram decisão correta'
  • Visualizações 834 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)