Venezuela reabre fronteira com o Brasil

Iniciado por noticias, 13, Maio, 2019, 03:03

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Venezuela reabre fronteira com o Brasil


   Vice-presidente econômico Tareck El Aissami disse que medida vale a partir desta sexta-feira (10).  Chanceler venezuelano, Jorge Arreaza, e vice-presidente econômico da Venezuela, Tareck El Aissami
Reprodução/ Twitter Cancillería Venezuela
O governo da Venezuela reabriu a fronteira do país com o Brasil nesta sexta-feira (10). O fim do fechamento foi feito pelo vice-presidente econômico, Tareck El Aissami, que disse que, além das fronteiras com o Brasil, também seriam abertas as comunicações marítimas e aéreas com a ilha de Aruba.
A fronteiras entre Venezuela e Brasil estava fechada havia quase três meses, assim como as comunicações marítimas entre a Venezuela e a ilha de Aruba.
"O presidente Maduro anuncia à comunidade internacional a reabertura da fronteira terrestre com o Brasil a partir do dia de hoje. Gradualmente, iremos restabelecendo os mecanismos de controle fronteiriço para que esta fronteira seja cada vez mais uma fronteira robusta de desenvolvimento econômico produtivo e que beneficie a ambos os povos, a ambas as nações", anunciou El Aissami na televisão estatal VTV.
Após a fala de El Aissami, a passagem que dá acesso a Pacaraima, em Roraima, foi aberta no começo da tarde.
Em seu anúncio, o vice-presidente econômico disse que houve reuniões, "muitas delas públicas, outras secretas" com os atores importantes da fronteira: "as Forças Armadas do Brasil, a Força Armada Nacional Bolivariana, o governo de Roraima, a prefeitura de Pacaraima, senadores, setores produtivos".
"E hoje podemos anunciar, uma vez assumidos os compromissos necessários para não voltar a este lamentável episódio de 23 de fevereiro (a tentativa de entrar na Venezuela com ajuda humanitária), recebemos com prazer o compromisso das autoridades da fronteira e das autoridades de forma geral do governo do Brasil para transformar essa zona em uma zona de paz, uma fronteira de paz. Além disso, recebemos uma manifestação de respeito por nossa soberania e o compromisso com a não ingerência nos assuntos que competem aos venezuelanos", disse.
Em resposta à decisão de Caracas, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, afirmou que é "inteligente" da parte do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, a decisão de reabrir a fronteira com o Brasil.
Mapa mostra fronteira da Venezuela com o Brasil
Infografia: G1
Sem mencionar a Colômbia, cujas ligações terrestres com a Venezuela também foram bloqueadas em fevereiro pelo governo de Maduro, El Aissami afirmou que outras fronteiras permaneceriam fechadas "até que as posições de hostilidade de agressividade fossem cessadas", diz a Reuters.
Fechamento da fronteira
Com fronteira fechada por ordem de Nicolás Maduro, estudantes venezuelanos cruzavam rotas ilegais para ter aulas em Pacaraima.
Emily Costa/G1 RR
O fechamento da fronteira foi determinado pelo governo de Maduro na noite de 21 de fevereiro, para tentar barrar a ajuda humanitária oferecida pelos EUA e por países vizinhos, incluindo o Brasil, que havia sido pedida pelo autoproclamado presidente interino Juan Guaidó. Maduro viu a oferta dessa ajuda como uma interferência externa na política da Venezuela.
No mesmo dia do anúncio do fechamento, venezuelanos correram para Pacaraima para comprar estoques de mantimentos.
Mesmo com o fechamento, venezuelanos continuaram cruzando a fronteira entre Santa Elena de Uairén, na Venezuela, e Pacaraima por rotas clandestinas, as chamadas "trochas", para estudar, comprar comida ou deixar o país.
Crise
Maduro e Guaidó
Federico Parra/ AFP
No dia 30 de abril, a Venezuela teve novos embates entre o governo de Maduro e os partidários de Guaidó. O opositor afirmou ter apoio das forças militares do país e convocou a população às ruas. Autoridades do governo falaram em tentativa de golpe de Estado. Houve disparo de bombas de gás nas ruas da capital, Caracas, e cinco pessoas morreram, segundo informações da ONU.
Outro opositor, Leopoldo López, libertado de sua prisão domiciliar, se refugiou no edifício do corpo diplomático espanhol.
ENTENDA a crise na Venezuela
Imagem mostra Maduro (ao centro) e ministro da Defesa, Vladimir Padrino (esq.) em marcha militar
Divulgação/ Ministério Defesa da Venezuela
Dois dias depois, o presidente Nicolás Maduro marchou com militares para mostrar apoio das Forças Armadas. A cúpula militar reafirmou sua adesão a Maduro, e 25 rebeldes pediram asilo na embaixada brasileira, que foi concedido. Na quarta-feira (8), o governo anunciou a expulsão de 56 militares acusados de envolvimento no levante.
Também na quarta, foi preso o vice-presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Edgar Zambrano. O parlamentar, que é aliado de Guaidó, foi preso preventivamente por participação no levante militar, segundo anúncio feito nesta sexta (10) pelo Tribunal Supremo de Justiça do país.

Source: Venezuela reabre fronteira com o Brasil
  • Visualizações 1.668 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)