Dois casos de estupros seguidos de homicídios na Índia motivam protestos em defesa de mulheres de casta dalit

Iniciado por noticias, 02, Outubro, 2020, 15:00

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Dois casos de estupros seguidos de homicídios na Índia motivam protestos em defesa de mulheres de casta dalit

Em menos de uma semana houve dois casos de estupros seguidos de homicídios. Nos dois casos, as vítimas eram da comunidade Dalit, anteriormente chamada de 'intocável', a que está situada nos níveis mais baixos da escala social do rígido sistema de castas indiano. Protesto em Bangalore pede proteção à minoria Dalit na Índia, em 1º de outubro de 2020
Manjunath Kiran / AFP
Uma jovem mulher da Índia pertencente à minoria dalit morreu após ser vítima de um estupro coletivo, anunciou a polícia nesta quinta-feira (1º).
A vítima é uma mulher de 22 anos, estuprada por dois homens que morreu a caminho do hospital em Uttar Pradesh na terça-feira. Os suspeitos foram presos e acusados de estupro coletivo e homicídio, segundo a polícia, que não deu mais detalhes e apenas afirmou que os fatos estão sendo investigados. Os detidos podem ser julgados conforme um procedimento acelerado por um tribunal especial.
"Um motorista de riquixá [veículo de duas rodas] a trouxe para casa. Ela foi jogada na frente da nossa casa. Minha filha mal conseguia se levantar ou falar", disse a mãe da vítima, de acordo com a NDTV.
Esse é o segundo caso em poucos dias --a morte de outra jovem dalit em condições semelhantes indignou o país no começo da semana.
A comunidade Dalit, anteriormente chamada de "intocável", está situada nos níveis mais baixos da escala social do rígido sistema de castas indiano.
Primeiro caso
Em meados de setembro, uma outra dalit, de 19 anos, foi estuprada. Segundo sua família, ela foi atacada por quatro homens de uma casta "superior". Paralisada por causa dos ferimentos, ela foi transferida para um hospital de Nova Délhi, a 200 quilômetros de seu povoado. Não resistiu e faleceu na terça-feira.
Na quarta-feira, a polícia indiana foi acusada de cremá-la à força, contra a vontade da família.
Sua morte gerou manifestações em Délhi e em várias cidades de Uttar Pradesh.
Esses novos casos de estupro coletivo acontecem após a execução de quatro homens, em 20 de março passado, pelo estupro e assassinato de uma estudante em um ônibus, em Délhi, em dezembro de 2012. Esse crime se tornou o símbolo do drama da violência sexual contra mulheres na Índia.
Veja abaixo reportagem sobre um caso semelhante em dezembro de 2019.
Morre mulher de 23 anos vítima de estupro na Índia
Os cerca de 200 milhões de dalits indianos sofrem, "tradicionalmente", discriminação e agressões, que aumentaram durante a pandemia da Covid-19, de acordo com seus defensores.
Em 2019, 87 estupros foram denunciados por dia, em média, na Índia. Os crimes contra as mulheres neste país de 1,3 bilhão de habitantes aumentaram mais de 7% em um ano, de acordo com dados oficiais divulgados terça-feira. Esses dados podem ser bem maiores, já que muitos casos não são relatados, alertam especialistas.

Source: Dois casos de estupros seguidos de homicídios na Índia motivam protestos em defesa de mulheres de casta dalit
  • Visualizações 653 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)