Opositores pedem renúncia de Maduro em protesto em frente à embaixada da Venezuela

Iniciado por noticias, 25, Janeiro, 2019, 03:00

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Opositores pedem renúncia de Maduro em protesto em frente à embaixada da Venezuela


   Vestindo as cores da bandeira venezuelana, manifestantes reivindicaram a convocação de novas eleições no país vizinho. Venezuela passa por grave crise política e econômica nos últimos anos. Grupo de venezuelanos protesta contra Nicolás Maduro em frente à embaixada da Venezuela em Brasília
Aline Ramos, G1
Um grupo de cerca de 35 venezuelanos cobrou nesta quarta-feira (23) a renúncia do presidente Nicolás Maduro em um protesto organizado em frente à embaixada da Venezuela, em Brasília. Os manifestantes reivindicaram que o opositor o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, assuma o comando do país para convocar novas eleições.
Nesta quarta-feira, Juan Guaidó se declarou presidente interino do país. O presidente da Assembleia Nacional foi prontamente reconhecido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e por outros líderes mundiais, como o presidente Jair Bolsonaro.
Nicolás Maduro foi empossado para o segundo mandato como presidente da Venezuela no início de janeiro. Vários governos das Américas e da Europa – incluindo o Grupo de Lima, do qual faz parte o Brasil – não reconheceram o novo mandato do líder venezuelano. Ele é apontado por parte da comunidade internacional como um ditador.
A Venezuela vive, nos últimos anos, uma forte crise política, econômica e social. O país sul-americano vem sofrendo com desabastecimento de produtos básicos, como remédios e alimentos. Para fugir da crise, milhares de venezuelanos têm deixado o país diariamente para vários países da América do Sul, em especial para o Brasil.
Recentemente, a Assembleia Nacional da Venezuela declarou formalmente que Maduro é um "usurpador" da presidência. O parlamento do país vizinho defende a criação de um governo de transição e a realização de novas eleições. No entanto, o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ, que é governista) declarou "nulos" todos os atos aprovados pelo parlamento.
Manifestantes venezuelano se pintam com as cores da bandeira da Venezuela durante protesto em Brasília
Aline Ramos, G1
Vestindo camisetas com as cores da bandeira venezuelana e carregando faixas com frases como "Maduro ilegítimo" e "Democracia para Venezuela", o grupo de venezuelanos gritava durante o protesto em frente à embaixada que estão "unidos pela Venezuela". Os manifestantes também agradeceram o apoio do governo Jair Bolsonaro à pressão internacional para destituir Maduro.
O protesto foi realizado nesta quarta-feira porque o dia 23 de janeiro marcou a queda do último ditador do país, Marcos Peres Gimenez, que deixou o poder em Caracas em 1958.
Líder do grupo Soy Venezuela no Brasil, o engenheiro industrial Alberto Palombo disse que o movimento que derrubou Gimenez há 60 anos tem paralelo com o atual contexto político venezuelano.
"Hoje, 23 de janeiro, é uma data que ainda não é a queda de Nicolás Maduro, mas o começo da fase final desta queda de um usurpador" (Alberto Palombo)
A universitária venezuelana Carla Francesca, 22 anos, também se juntou ao grupo que foi manifestar em frente à chancelaria. Ela veio para o Brasil há cinco anos para cursar Relações Internacionais em um centro universitário de Brasília.
A estudante afirmou ao G1 que tem o sonho de um dia poder retornar à Venezuela para compatilhar com os compatriotas o conhecimento que acumulou estudando no Brasil.
"Eu espero que esse governo [Maduro] caia, que volte a ter democracia, e a gente volte a ter oportunidade para voltar e reconstruir o país", disse a universitária.
Opositores do governo Maduro cantam o hino nacional da Venezuela durante protesto em frente à embaixada do país vizinho

Source: Opositores pedem renúncia de Maduro em protesto em frente à embaixada da Venezuela
  • Visualizações 1.472 
  • LEIA SEMPRE AQUI!
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)