'É um desafio conduzir buscas nesta área remota': Guarda Costeira dos EUA revela detalhes da busca por submarino turístico

Iniciado por noticias, 20, Junho, 2023, 19:27

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

noticias

'É um desafio conduzir buscas nesta área remota': Guarda Costeira dos EUA revela detalhes da busca por submarino turístico


     Veículo desapareceu com cinco pessoas a bordo durante expedição para ver destroços do Titanic. Submarino que leva turistas para ver o Titanic desaparece no Atlântico
A Guarda Costeira dos Estados Unidos realizou uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (19) acerca do desaparecimento de um submarino turístico que levava cinco pessoas em uma expedição até os destroços do Titanic.
Receba no WhatsApp notícias sobre o sumiço do submarino
"Ontem à tarde, fomos notificados pelo operador do navio submersível que estava atrasado e que havia cinco pessoas a bordo do veículo. Portanto, estamos trabalhando muito de perto neste momento para garantir que estamos fazendo tudo o que podemos fazer para localizar o submersível e resgatar aqueles a bordo", afirmou John Mauger, oficial da Guarda Costeira, na coletiva de imprensa.
O veículo que desapareceu é da empresa OceanGate, que realiza este tipo de serviço desde 2021. Por enquanto, só há informações sobre a identidade de uma delas, Hamish Harding, cofundador e presidente da Action Aviation.
"Não estou em posição de confirmar a identidade de ninguém a bordo em respeito às famílias", afirmou Mauger.
Mapa mostra a localização dos restos do Titanic.
arte/ g1
De acordo com o oficial, a última mensagem enviada pelo submarino aconteceu uma hora e 45 minutos após a partida do veículo.
"A localização desta busca é de aproximadamente 1,5 quilômetro a leste de Cape Cod, em uma profundidade de água de aproximadamente 3.963 metros. É uma área remota e é um desafio conduzir uma busca nesta área", explicou o oficial.
A instituição está trabalhando em parceria com as forças armadas do Canadá para realizar buscas superficiais na área em que eles acreditam estar o submarino. Além de aviões que procuram por pistas na superfície, a Guarda Costeira utiliza um tipo tecnologia que permite buscas em baixa profundidade.
Viagem para ver destroços do Titanic vai a 3,8 km de profundidade, custa R$ 1,2 milhão e tem documento que alerta para 'risco de morte'
"Nossos recursos aéreos que estão sendo implantados têm a capacidade de fazer buscas visuais e de radar e o ativo canadense tem a capacidade de lançar boias de sonar. Estamos usando todas essas informações para melhorar nossa capacidade de pesquisa", explicou Mauger.
O governo norte-americano também está em contato com empresas privadas que dispõem de aparelhos com tecnologia mais sofisticada para negociar parcerias nas buscas pelo submarino.
Chris Parry, oficial aposentado da Marinha do Reino Unido, disse à Sky News que o resgate é uma operação muito desafiadora.
"A natureza real do fundo do mar é muito ondulada. O próprio Titanic está em uma trincheira. Há muitos detritos ao redor. Portanto, tentar diferenciar com o sonar em particular e tentar atingir a área que você deseja pesquisar com outro submersível será realmente muito difícil", disse Parry.
Novo vídeo do Titanic mostra detalhes do navio naufragado em alta definição

Source: 'É um desafio conduzir buscas nesta área remota': Guarda Costeira dos EUA revela detalhes da busca por submarino turístico

Tópicos semelhantes (5)