Amigosdaeletronica

CATEGORIA INICIAL! => LEIA SEMPRE AQUI! => Tópico começado por: noticias em 19, Dezembro, 2019, 15:00

Título: Em carta, Trump chama processo de impeachment de 'tentativa de golpe' e acusa opositora de 'declarar guerra à democracia'
Mensagem de: noticias em 19, Dezembro, 2019, 15:00
Em carta, Trump chama processo de impeachment de 'tentativa de golpe' e acusa opositora de 'declarar guerra à democracia'


   Presidente dos EUA acusa chefe da Câmara que abriu o processo contra ele de 'violar a constituição'. Impeachment deve ser votado nesta quarta-feira.  Donald Trump, presidente dos EUA, durante visita do presidente da Guatemala à Casa Branca nesta terça-feira (17)
Kevin Lamarque/Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (17) que o processo de impeachment contra ele é "uma tentativa de golpe partidária" e que as acusações não têm respaldo "em nenhuma teoria constitucional, interpretação ou jurisprudência".
"Esse impeachment representa um abuso de poder inconstitucional e sem precedentes por parte dos parlamentares democratas, sem nada parecido em quase parecido em dois séculos e meios de história do Legislativo americano", escreveu.
As declarações estão em uma carta que Trump enviou à presidente da Câmara dos Estados Unidos, a deputada democrata Nancy Pelosi — uma das principais opositoras do republicano. No texto, ele critica a conduta da parlamentar, que abriu o inquérito de impeachment contra ele em setembro.
"Ao levar adiante seu [processo de] impeachment inválido, você viola seu juramento ao cargo, você viola seu comprometimento com a Constituição e declara guerra contra a democracia americana", criticou Trump.
A presidente da Câmara de Representantes dos EUA, a democrata Nancy Pelosi, bate palmas enquanto o presidente Donald Trump se aproxima para fazer seu discurso de Estado da União no Capitólio, em Washington DC, em fevereiro
Doug Mills/The New York Times via AP/Pool
O presidente também pediu para que o Partido Democrata cancele "imediatamente" o processo de impeachment. "Enquanto eu não tenho expectativa alguma de que você fará isso, eu escrevo esta carta para a História e para colocar meus pensamentos em um registro permanente e inapagável", escreveu.
"Daqui a 100 anos, quando as pessoas se relembrarem dessa história, eu quero que elas entendam e aprendam com ela, para que nunca mais ocorra com outro presidente", conclui a carta.
Trump diz que impeachment é declaração de guerra contra a democracia americana
A votação do impeachment de Trump na Câmara está prevista para esta quarta-feira (18). Se passar, por uma maioria absoluta, o processo segue ao Senado — pelas regras dos EUA, o presidente não perde o cargo antes da decisão final dos senadores.
Pelosi abriu o inquérito de impeachment contra Trump após vir à tona o conteúdo de um telefonema com o presidente recém eleito da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Na conversa, o norte-americano pede que o país europeu investigue Hunter Biden, filho de Joe Biden — ex-vice-presidente dos EUA e atual pré-candidato da oposição à Casa Branca.
Veja abaixo os próximos passos do processo de impeachment contra Donald Trump
Próximos passos do processo de impeachment de Donald Trump
Guilherme Luiz Pinheiro/G1
Trump rebate acusações
Na carta, Trump ainda criticou as duas acusações formais contra ele — os chamados artigos do impeachment, que são:
Abuso de poder ao pedir investigação contra os Biden, no que os deputados consideraram "interferência de um governo estrangeiro" em favor da reeleição de Trump em 2020;
Obstrução ao Congresso por ignorar intimações e se recusar em entregar documentos aos investigadores durante o inquérito.
Volodymyr Zelensky e Donald Trump durante encontro em Nova York, em 25 de setembro de 2019
Saul Loeb / AFP
Segundo Trump, a acusação de abuso de poder "é uma invenção completamente desonesta, sem mérito e sem base da imaginação" de Pelosi. O presidente se defendeu dizendo que, no telefonema a Zelensky, apenas pediu que a Ucrânia fizesse um favor ao país, e não um favor pessoal.
"Você sabe que eu tive uma conversa completamente inocente com o presidente da Ucrânia", respondeu Trump.
Trump ainda chamou a denúncia de obstrução ao Congresso de "absurda e perigosa". "Deputados democratas estão tentando impichar um presidente dos Estados Unidos eleito dentro da lei por buscar privilégios baseados na Constituição e que foram buscados por governos de ambos os partidos políticos na história de nosso país", escreveu.
"Se fosse assim, todo presidente dos EUA teria sofrido impeachment por diversas vezes", acrescentou Trump.
Eleições de 2020
Foto do presidente dos EUA, Donald Trump, é vista em carro de apoiador durante reunião com deputada republicana na Universidade de Oakland
Jake May/The Flint Journal via AP
O presidente dos EUA também acusou Pelosi de tentar reverter o resultado da eleição de 2016, que deu vitória a Trump, e de impedir uma possível vitória do republicano em 2020. "Você não quer e é incapaz de aceitar o veredito das urnas nas grandes eleições de 2016. Então, você passou três anos tentando reverter o desejo dos norte-americanos e anular seus votos", criticou.
"Você vê a democracia como inimiga!", acusou Trump.
"São vocês que estão interferindo nas eleições dos EUA. Vocês que subvertem a democracia dos EUA. Vocês que obstruem a Justiça. Vocês que trazem dor e sofrimento à nossa República por seus ganhos pessoais, políticos e partidários."
ANÁLISE: Trump resistirá ao impeachment
As próximas eleições presidenciais estão previstas para novembro de 2020, e Trump tentará reeleição. No campo democrata, continuam os debates antes das primárias — em que Joe Biden, um dos pivôs do processo contra Trump, é pré-candidato para disputar a Presidência dos EUA.
Protestos contra Trump
Manifestantes participam de protesto contra Donald Trump na Times Square, em Nova York, nesta terça-feira (17)
Shannon Stapleton/Reuters
Opositores do presidente Donald Trump se reuniram em diferentes partes dos Estados Unidos nesta terça-feira em manifestações favoráveis ao impeachment. Os protestos se concentraram em praças nas maiores cidades do país.
Em baixo número, manifestantes ergueram cartazes pedindo o impeachment de Trump e com dizeres como "ninguém está em cima da lei". Veja FOTOS abaixo.
'Trump não está acima da lei', diz cartaz erguido por manifestante contra o presidente dos EUA em Cleveland, Ohio, nesta terça-feira (17)
Tony Dejak/AP Photo
Em pequeno número, manifestantes pedem impeachment de Donald Trump em Pittsfield, Massachussets
Ben Garver/The Berkshire Eagle via AP
Manifestante pede impeachment de Donald Trump durante protesto na Times Square, em Nova York, nesta terça-feira (17)
Shannon Stapleton/Reuters
Manifestante em Nova York, nos EUA, pede 'Donald Trump na prisão em 2020' durante protesto a favor do impeachment nesta terça-feira (17)
Shannon Stapleton/Reuters

Source: Em carta, Trump chama processo de impeachment de 'tentativa de golpe' e acusa opositora de 'declarar guerra à democracia' (https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/12/17/em-carta-trump-chama-processo-de-impeachment-de-invalido.ghtml)