Enfermeiros da Santa Casa de Santo Amaro, em SP, denunciam salários atrasados e falta de equipamentos de proteção

Iniciado por noticias, 19, Janeiro, 2022, 14:10

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Enfermeiros da Santa Casa de Santo Amaro, em SP, denunciam salários atrasados e falta de equipamentos de proteção


   Sindicato fez denúncia ao Ministério Público de Trabalho (MPT-SP) e prazo dado para unidade de saúde dar explicações termina na quinta-feira (20). Secretaria de Saúde do Estado disse que apoio financeiro teve aumento de 5% e é de R$ 6,1 milhões por ano. Enfermeiros da Santa Casa de Santo Amaro, Zona Sul de SP, denunciam salários atrasados e falta de equipamentos de proteção individual
Reprodução/TV Globo
Enfermeiros da Santa Casa de Santo Amaro, na Zona Sul da capital paulista, denunciaram ao Ministério Público do Trabalho (MPT-SP) na segunda-feira (10) falta de pagamento e insegurança por falta de equipamentos de proteção para atendimento dos pacientes.
De acordo com os enfermeiros, os salários estão atrasados desde o início do mês, não há equipamentos de proteção individual adequados e muitos profissionais de saúde estão afastados com Covid-19 ou influenza.
Os promotores do Ministério Público do Trabalho (MPT-SP) pediram explicações à Santa Casa de Santo Amaro, ao estado e à Prefeitura da capital. O prazo para as respostas acaba na quinta-feira (20).
Um funcionário da Santa Casa de Santo Amaro, que prefere não se identificar, disse que a situação no local é "desesperadora".
"No momento, a situação está bem crítica, desesperadora. Porque deveríamos receber o salário até o quinto dia útil. Até hoje não temos resposta, nenhuma posição", afirma.
"Em dezembro nós recebemos o salário atrasado e também o décimo terceiro em atraso. Nem a gratificação que foi repassada do governo, no começo da pandemia para os funcionários da linha de frente, foi repassada para nós. Nós não temos como, daqui a pouco, estar vindo trabalhar."
Os funcionários dizem, ainda, que faltam profissionais de saúde por causa da pandemia.
"Estão vindo muitos casos de Covid também, como todos os outros hospitais. Esse caos que está a Covid e influenza. Então, estamos passando por tudo isso também. Muitos funcionários estão afastados porque estão contaminados pela Covid e influenza. Então, estamos com falta de pessoal também."
De acordo com Elaine Leoni, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), a Santa Casa não deu previsão para pagamento dos salários.
"A gente procurou a Santa Casa e ela disse para a gente: 'Olha, não tem previsão porque falta o repasse. E esse repasse não veio. Fizemos a denúncia no MP e estamos esperando o MP chamar."
Problemas recorrentes
Não é a primeira vez que o SP1 mostra problemas na Santa Casa de Santo Amaro. Em 2018, ela passava por uma crise financeira. A falta de insumos fez o hospital desmarcar sessões de hemodiálise. Em 2017, a maternidade foi fechada por falta de dinheiro.
A Santa Casa de Santo Amaro tem mais de cem anos. Trata-se de um hospital filantrópico, referência para moradores da região. O local faz atendimento de pacientes da rede pública, encaminhados pelas unidades de saúde, e também pacientes de convênios de saúde.
O hospital também está cuidando de casos de Covid-19. Há pacientes na enfermaria e na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Além da falta de salários, os funcionários também afirmam que a Santa Casa não está fornecendo aos funcionários equipamentos de proteção individual, como máscaras e aventais.
"30% dos profissionais de saúde estão com Covid ou H3n2. As pessoas deixaram de se cuidar. E os hospitais não estão dando o material adequado, como máscara N95. E outros materiais que são adequados. Avental simples, não os do começo da pandemia, quando vinha."
A produção do SP1 questionou a Santa Casa, a Prefeitura e o governo do estado sobre o prazo do Ministério Público, mas eles ainda não se pronunciaram.
Sobre o dinheiro repassado para as Santas Casas, a Secretaria de Saúde do Estado disse que o apoio financeiro para a Santa Casa de Santo Amaro teve um aumento de 5% e é de R$ 6,1 milhões por ano.
VÍDEOS: saiba tudo sobre São Paulo e região metropolitana

Source: Enfermeiros da Santa Casa de Santo Amaro, em SP, denunciam salários atrasados e falta de equipamentos de proteção
  • Visualizações 789 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)