avatar_noticias

Entenda como funciona tecnologia que permitiu que voluntários de pesquisa voltassem a andar

Iniciado por noticias, 14, Fevereiro, 2022, 15:01

« anterior - seguinte »

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

noticias

Entenda como funciona tecnologia que permitiu que voluntários de pesquisa voltassem a andar

Um eletrodo é implantado entre as vértebras e a medula espinhal, na região lombar do paciente, e é capaz enviar os impulsos elétricos necessários para controlar o tronco e as pernas. Os programas ficam em um tablet e tem um pra cada tipo de movimento. Entenda como funciona tecnologia que permitiu que voluntários de estudo voltassem a andar
Um tratamento inédito traz esperança para quem perdeu os movimentos nos membros inferiores. Um grupo de pesquisadores da Suíça acaba de publicar um artigo sobre uma pesquisa que está desenvolvendo com voluntários e o Fantástico foi até lá para saber mais sobre esta inovação que já fez três homens com lesão medular completa voltarem a conseguir ficar de pé.
VÍDEO: na Suíça, homens paraplégicos conseguem andar, nadar e pedalar com ajuda de dispositivo que estimula nervos
Fomos recebidos por uma das principais autoras do estudo, a fisioterapeuta e doutoranda em neurociências Edeny Baaklini, filha de brasileiros, que nos apresentou o laboratório e os equipamentos que tornaram sonho em realidade.
"Essa tecnologia que a gente está desenvolvendo está abrindo as portas para muitas coisas", comemora.
O tratamento funciona assim: um eletrodo é implantado entre as vértebras e a medula espinhal, na região lombar do paciente, e é capaz enviar os impulsos elétricos necessários para controlar o tronco e as pernas.
Edeny explicou que a primeira etapa do estudo começou em 2016, com cirurgias para implantar eletrodos na coluna de seis pessoas com lesões parciais na medula. A pesquisa publicada esta semana na "Nature", uma das mais renomadas revistas científicas do planeta, é sobre a nova etapa, envolvendo os três voluntários com quadros ainda mais graves e uma tecnologia mais avançada e precisa.
Após a implantação do eletrodo, os voluntários conseguiram não só andar, como nadar, remar, treinar na academia. Mas isso só acontece quando os aparelhos estão ligados. Os programas ficam em um tablet e tem um pra cada tipo de movimento. O fato de ter que ter sempre um tablet por perto para mudar o movimento desejado ainda é um certo obstáculo no dia a dia, mas Edeny pondera:
"É uma limitação e também não é ainda uma cura. Mas é um grande passo na boa direção", afirma.
Agora, os pesquisadores estão trabalhando com uma startup para simplificar e baratear o processo. O próximo passo será uma nova rodada de testes, dessa vez com entre 50 e 100 pacientes. Depois, se aprovada, aí sim, a tecnologia estará disponível no mercado. A espera deve ser, em média, de quatro a sete anos, segundo a doutora.
Veja o depoimento de um dos voluntários e saiba ainda mais sobre o tratamento na reportagem completa, abaixo:
Voluntários com lesão medular completa voltam a andar graças a tratamento inédito
Ouça os podcasts do Fantástico:
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no G1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Source: Entenda como funciona tecnologia que permitiu que voluntários de pesquisa voltassem a andar

Similar topics (5)