Escritora de Belarus ganhadora do Nobel pede à Rússia pressão para que impasse tenha solução pacífica

Iniciado por noticias, 27, Agosto, 2020, 21:02

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Escritora de Belarus ganhadora do Nobel pede à Rússia pressão para que impasse tenha solução pacífica


   Svetlana  Alexievich faz parte do Conselho de Coordenação, que a oposição criou na semana passada com o objetivo declarado de negociar uma transição de poder pacífica depois de uma eleição suspeita de fraude. Svetlana Alexievich antes de prestar depoimento em Minsk, em 26 de agosto de 2020
Vasily Fedosenko/Reuters
Svetlana Alexievich, a escritora mais celebrada de Belarus, pediu à Rússia, nesta quarta-feira (26), uma ajuda para convencer o presidente Alexander Lukashenko a negociar.
Líder opositora reivindica 'revolução pacífica' em Belarus
Presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, desembarca de helicóptero segurando um rifle
Ela fez isso ao chegar para depor em um caso criminal no qual um organismo de oposição é acusado de tentativa ilegal de tomada de poder.
Manifestantes voltam às ruas de Belarus pedindo a saída do presidente e novas eleições
"Agora Lukashenko só conversa com (o presidente russo Vladimir) Putin. Precisamos que ele converse com o povo", disse Svetlana Alexievich, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 2015, diante do Comitê Investigativo, onde compareceu para ser interrogada.
Talvez o mundo possa nos ajudar de maneira que Lukashenko negocie com alguém", disse a escritora a jornalistas. "Precisamos que o mundo ajude, e talvez a Rússia".
Svetlana Alexievich posa em Minsk, em foto não datada. A escritora de Belarus foi anunciada na manhã desta quinta-feira (8) vencedora do Nobel de Literatura 2015. Ela é a 14ª mulher a vencer o prêmio
Vasily Fedosenko/Reuters/Arquivo
Alexievich saiu depois de pouco tempo e disse que invocou o direito de não depor contra si mesma. Ela ainda disse que não existe base para a investigação, acrescentando: "Quanto mais ficarmos juntos, mais fortes seremos, e maior será a chance que teremos de fazer as autoridades conversarem conosco".
Alexievich é uma de dezenas de figuras públicas que formaram o opositor Conselho de Coordenação na semana passada com o objetivo declarado de negociar uma transição de poder pacífica depois de uma eleição que a oposição diz ter sido fraudada.
Lukashenko classificou a iniciativa como uma tentativa ilegal de tomada de poder, e dois líderes do grupo foram presos na terça-feira.
Grupos de direitos humanos disseram nesta quarta-feira que a polícia bielorrussa deteve dezenas de manifestantes que iam para casa depois de manifestações pacíficas, fato ocorrido após dias durante os quais as autoridades demonstraram uma moderação em relação a protestos antigoverno em massa.
Lukashenko enfrenta mais de duas semanas de manifestações em massa contra seu governo de 26 anos desde a eleição, que resultados oficiais dizem ter lhe dado 80% dos votos. Ele nega fraude eleitoral e diz que os protestos são financiados do exterior.
Embora Lukashenko tenha chamado os manifestantes de "ratos" e dito que deu ordem para retirá-los das ruas, a polícia vem sendo comparativamente contida nos últimos dias, aparentemente receosa de uma repressão que aumentaria a revolta popular.

Source: Escritora de Belarus ganhadora do Nobel pede à Rússia pressão para que impasse tenha solução pacífica
  • Visualizações 838 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)