Amigosdaeletronica

CATEGORIA INICIAL! => LEIA SEMPRE AQUI! => Tópico começado por: noticias em 13, Abril, 2022, 08:24

Título: EUA dizem que Rússia reforça tropas na região ucraniana de Donbass
Mensagem de: noticias em 13, Abril, 2022, 08:24
EUA dizem que Rússia reforça tropas na região ucraniana de Donbass


   Após retirar suas tropas da região de Kiev, os russos já haviam dito que têm como prioridade a conquista de todo o Donbass, região que já é parcialmente controlada desde 2014 por grupos separatistas pró-Rússia. 8/04 - Foto mostra pertences de vítimas de ataque a uma plataforma de trem na cidade de Kramatorsk, na região de Donbass, na Ucrânia
Hervé BAR / AFP
A Rússia reforça suas tropas em torno da região de Donbass, especialmente perto da cidade estratégica de Izium, mas ainda não lançou uma ofensiva para assumir o controle total dessa região do leste da Ucrânia, informaram as Forças Armadas dos Estados Unidos nesta segunda-feira (11).
Compartilhe pelo WhatsApp
Compartilhe pelo Telegram
"Eles estão se reposicionando, concentram-se em Donbass", afirmou o porta-voz do Pentágono, John Kirby. Ele garantiu que Mariupol "continua sendo uma cidade disputada", embora a queda desse porto estratégico pareça iminente.
Leia também
Conflito na Ucrânia pode se prolongar enquanto Rússia se concentra no Donbass, diz Pentágono
Guerra na Ucrânia: como ficam províncias separatistas em caso de cessar-fogo com Rússia
Ucrânia afirma que Rússia começou nova ofensiva contra Donbass
Um funcionário do Departamento de Defesa americano mencionou uma coluna de tanques ao norte de Izium, composta por comandos militares e de controle, um batalhão de apoio à manutenção de helicópteros e um batalhão logístico de infantaria. As forças russas também estão sendo reforçadas a sudoeste de Donetsk (leste), principalmente com artilharia, mas "não consideramos que a nova ofensiva tenha começado", disse ele.
Mapa mostra a localização da cidade de Izium, na Ucrânia
 g1
Nova meta
Depois de ter retirado suas tropas dos arredores de Kiev e do norte da Ucrânia, o governo russo tem como prioridade a conquista de todo o Donbass, região que já é parcialmente controlada desde 2014 por grupos separatistas pró-Rússia.
Os russos querem concluir a operação em Luhansk e Donetsk até 9 de maio, que marca o aniversário da derrota dos nazistas pelo exército soviético em 1945.
Tanque com ácido nítrico teria sido alvejado em Luhansk
Para o ex-coronel francês Michel Goya, uma "estagnação das operações" está prevista para 9 de maio porque "ambos os lados carecem de capacidades ofensivas para modificar significativamente a linha de frente".
Dniepro como objetivo?
Os russos têm posições que não se limitam à área do Donbass. Há o cerco ao porto de Mariupol, no sul, e aparentemente os militares também estão interessados em toda a região de Dniepro.
Esta cidade, rica em indústrias, é a quarta mais importante do país e "constitui um objetivo político e militar" para ambos os lados, diz Mick Ryan, um general aposentado dos EUA. Para Ryan, os russos vão tentar "deixar as forças ucranianas no Donbass tentando cercá-las avançando em Dniepro".
Ambas serão batalhas sangrentas, segundo ele.
Guerra urbana
As primeiras semanas da guerra já mostraram que os combates poderiam ser orientados para alvos urbanos, onde os combates se transformam em insurreições, o que implica que ambos os lados sofrerão perdas consideráveis.
Veja os vídeos mais assistidos do g1

Source: EUA dizem que Rússia reforça tropas na região ucraniana de Donbass (https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/04/11/eua-dizem-que-russia-reforca-tropas-na-regiao-ucraniana-de-donbass.ghtml)