Ex-advogado de Trump diz à Justiça que mentiu ao Congresso sobre projeto imobiliário na Rússia

Iniciado por noticias, 30, Novembro, 2018, 15:01

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ex-advogado de Trump diz à Justiça que mentiu ao Congresso sobre projeto imobiliário na Rússia


   Michael Cohen disse que enviou uma falsa declaração ao Congresso americano em 2017 sobre um projeto imobiliário de Trump em Moscou. Trump diz que ele está mentindo agora. Michael Cohen, ex-advogado de Donald Trump, deixa corte em Nova York nesta quinta-feira (29) após declarar perante juiz que mentiu sobre projeto imobiliário na Rússia em depoimento ao Congresso americano em 2017
Andrew Kelly/Reuters
Michael Cohen, ex-advogado do presidente Donald Trump, admitiu nesta quinta-feira (29) à Justiça americana que fez uma falsa declaração escrita ao Congresso dos Estados Unidos em 2017 sobre um projeto imobiliário de Trump em Moscou, na Rússia, informam as agências Reuters e Associated Press.
Ex-advogado de Trump admite que mentiu para o congresso dos EUA
De acordo com a AP, o advogado de Cohen,  Guy Petrillo, disse ao juiz de uma corte em Nova York que ele também se compromete a contribuir com a investigação federal do procurador especial Robert Mueller sobre a influência da Rússia nas últimas eleições presidenciais americanas.
No depoimento em 2017, Cohen minimizou a extensão de seu contato com o Kremlin e seus esforços de fechar um acordo para construir uma Trump Tower em Moscou durante as eleições de 2016, de acordo com o "New York Times".
Segundo a AP, Cohen disse ao juiz que mentiu sobre o momento das negociações. Ele afirmou ao Congresso que as negociações teriam terminado em janeiro de 2016, sendo que na realidade continuaram até junho daquele ano.
Esse negócio imobiliário, que não chegou a um acordo final, tem sido um foco da investigaçã de Mueller, que procura saber se a campanha de Trump conspirou com russos para favorecer a sua eleição.
Um dos procuradores que trabalham com Mueller estava presente na corte de Nova York nesta quarta, de acordo com a agência Associated Press.
Trump: 'Está mentindo'
Após saber da declaração de culpa de Cohen, o presidente Trump afirmou a repórteres em Washington que Cohen está mentindo agora, porque ao declarar culpa ele pode pegar penas menores do que se um processo fosse aberto.
"Ele está mentindo sobre um projeto do qual todos já sabiam", disse. "Cohen é uma pessoa fraca e não é uma pessoa muito esperta... Ele está mentindo e tentando penas menores por coisas que não têm nada a ver comigo", disse.
"Está inventando histórias. Mesmo se estiver certo, não fiz nada de errado", afirmou.
Outras acusações
Em agosto, Cohen se declarou culpado em outras oito acusações federais. Ele assumiu evasões fiscais, violação de financiamento de campanha e falsas declarações a uma instituição financeira, além de confirmar ter feito pagamentos - sob ordem de Trump - para silenciar mulheres que disseram ter tido casos com o presidente.
Cohen deverá receber uma sentença por essas acusações em duas semanas, de acordo com o "New York Times". Como ele fechou um acordo com a Justiça no qual se declarou culpado, deve ter um tempo de prisão bastante reduzido, que segundo a imprensa americana seria de três a cinco anos.
Michael Cohen, de 51 anos, foi advogado de Trump e seu confidente durante anos. Depois, ele passou a aconselhar o presidente em negócios imobiliários e questões pessoais.
Em julho, foi divulgado que o FBI apreendeu gravações feitas por Cohen de conversas com Trump. Em um áudio revelado pela CNN, os dois discutem o pagamento que fariam para comprar os direitos sobre a história de uma das mulheres que afirma ter tido um caso extraconjugal com o presidente.
Após a divulgação da existência dos áudios, Trump criticou o ex-advogado, dizendo ser inconcebível e "talvez ilegal" que um advogado grave o seu cliente.
Manafort acusao de mentir
No início desta semana, o procurador geral Mueller acusou Paul Manafort, ex-gerente de campanha de Trump, de mentir em seus depoimentos  à equipe de Mueller e ao FBI. Não está claro quais são as mentiras, mas Mueller afirmou que elas levam a novos crimes.
Com a acusação de que mentiu, Manafort pode perder o acordo de culpa que fez em uma corte federal em Washington em setembro, pode ser processado e acabar enfrentando penas maiores. Trata-se também de um possível revés no inquérito do procurador especial Robert Mueller sobre a interferência da Rússia na eleição presidencial de 2016, já que ele perderá Manafort como testemunha.

Source: Ex-advogado de Trump diz à Justiça que mentiu ao Congresso sobre projeto imobiliário na Rússia
  • Visualizações 3.890 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)