Gêmeas autistas são levadas para abrigo no interior do Acre após serem abandonadas pela mãe

Iniciado por noticias, 24, Agosto, 2023, 01:33

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Gêmeas autistas são levadas para abrigo no interior do Acre após serem abandonadas pela mãe


     Meninas foram deixadas em frente à casa do pai, que cuida de outro filho autista, de 16 anos, em Sena Madureira. Pai afirmou que não tem condições de cuidar dos três filhos e acionou o Conselho Tutelar.  Crianças estão em abrigo de Sena Madureira
Ítalo Mendes/Divulgação
Duas adolescentes gêmeas, de 13 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram abandonadas pela própria mãe em Sena Madureira, interior do Acre, nessa terça-feira (22). As meninas foram deixadas em frente à casa do pai, que cuida de outro filho autista, de 16 anos, e acionou o Conselho Tutelar da cidade.
O pai afirmou que não tem condições de cuidar das filhas porque se dedica exclusivamente ao filho mais velho, diagnosticado com grau severo do transtorno. Ele afirmou ao conselho que, na hora em que as crianças foram abandonadas, o filho estava em crise e não conseguiu receber as outras filhas.
As informações foram repassadas ao g1 pelo Conselho Tutelar de Sena Madureira. Os pais das três crianças estão separados há algum tempo e são alvos de um processo na Justiça de guarda desde dezembro de 2022.
Conforme o conselho, durante a separação, o ex-casal separou os irmãos: a mãe ficou com as gêmeas e o pai com o menino. Recentemente, a mãe teria avisado ao ex-marido que não cuidaria mais das filhas, que deixaria com o pai e iria embora.
O homem alegou que não tem condições de cuidar dos três filhos. Na terça, ao ver que a ex-mulher tinha deixado as meninas com as malas na porta da casa dele, ligou para o Conselho Tutelar.
Uma equipe foi até o local, pegou as crianças e as levou para o abrigo da cidade. O caso foi relatado ao Poder Judiciário, que deve tomar as medidas necessárias de assistência aos adolescentes.
"Devido ao grau de autismo delas, o pai não tem condições de cuidar. As duas meninas estavam com a mãe e o menino com o pai. Não é que o pai abandonou, [ele] não tem condições de ficar com os três. O adolescente agride até elas, o pai está todo mordido. Ele tem autismo em grau severo e elas, não é severo, mas requer cuidado exclusivo também", informou o órgão.
Ainda segundo o Conselho Tutelar, as equipes já acompanhavam a família e prestava assistência. A mãe das crianças sumiu da cidade. "São situações delicadas que querem atenção. Já existe um processo para decidir com quem as crianças vão ficar, um processo de guarda".
A Polícia Civil do município disse que vai repassar mais informações do caso nesta quinta-feira (24).
Reveja os telejornais do Acre

Source: Gêmeas autistas são levadas para abrigo no interior do Acre após serem abandonadas pela mãe
  • Visualizações 125 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)