Helicóptero de presidente do Irã: o que se sabe e o que falta esclarecer

Iniciado por noticias, 27, Maio, 2024, 04:19

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Helicóptero de presidente do Irã: o que se sabe e o que falta esclarecer


     Ebrahim Raisi morreu ao retornar de região próxima à fronteira com o Azerbaijão neste domingo (19), quando, segundo a imprensa oficial iraniana, sua aeronave sofreu um incidente por conta das condições climáticas adversas. VÍDEO: veja o presidente do Irã dentro do helicóptero antes do acidente
O helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, envolveu-se em um incidente aéreo no domingo (19), devido a condições climáticas adversas, segundo o ministério das Relações Exteriores. A imprensa estatal informou que ninguém que estava a bordo sobreviveu.
Veja a seguir o que se sabe o que ainda falta saber sobre o incidente.
Quando e onde o helicóptero caiu?
O incidente com o helicóptero ocorreu por volta das 13h (no horário local, 6h de Brasília) de domingo (19). Ebrahim Raisi e outras autoridades voltavam ao Irã após a inauguração de uma barragem no vizinho Azerbaijão.
De acordo com a imprensa oficial iraniana, o incidente aconteceu na província iraniana de Azerbaijão Oriental, em uma área de floresta chamada Dizmar, entre as aldeias de Uzi e Pir Davoor.
O local fica em uma região montanhosa e de difícil acesso, a cerca de 500 km de Teerã, a capital iraniana.
Infográfico mostra localização aproximada do incidente com o helicóptero do presidente do Irã, Ebrahim Raisi.
Editoria de arte/g1
Quem estava a bordo?
Além do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, também estavam a bordo do helicóptero:
o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian;
o governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati;
o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem.
O que aconteceu com o helicóptero?
Ainda não está claro. No primeiro momento, o ministro do Interior do Irã, Ahmad Vahidi, disse que o helicóptero "foi obrigado a fazer um pouso forçado devido às más condições meteorológicas e a névoa."
Mais tarde, a TV estatal iraniana informou que o helicóptero sofreu um acidente em razão dessas condições, e que outros dois helicópteros que estavam no comboio pousaram em segurança.
Na madrugada de segunda (20), no horário local, a agência de notícias estatal da Turquia Anadolu informou que um drone do país encontrou uma fonte de calor que, mais tarde, foi confirmado que se tratavam dos destroços do helicóptero (veja na imagem abaixo).
Initial plugin text
Como foram feitas as buscas?
Segundo o governo, ao menos 40 equipes participaram da tentativa de resgate, e as Forças Armadas – inclusive a Guarda Revolucionária do Irã, a elite militar iraniana – participaram das buscas.
A neblina, as chuvas e ventos fortes dificultaram a condução de buscas aéreas -- elas foram realizadas por equipes que chegara por veículos até uma parte do trajeto e seguiram a pé até o local do acidente.
Alguns países enviaram recursos para ajudar. A Turquia mandou drones e a Rússia anunciou, no domingo (19), o envio de duas aeronaves avançadas e 50 socorristas profissionais.
Chuva e vento dificultam buscas do helicóptero do presidente do Irã
 O que acontece após a morte do presidente do Irã?
De acordo com o artigo 131 da Constituição da República Islâmica, se um presidente ficar incapacitado de exercer suas funções ou morrer no cargo, o vice-presidente assume a posição. Atualmente, quem ocupa esse cargo é Mohammad Mokhber deve assumir o cargo. 
A sucessão só ocorre com a aprovação do líder supremo, hoje o aiatolá Ali Khamenei, que tem a palavra final em todos os assuntos de Estado. Em pronunciamento oficial, Khamenei disse que "a nação iraniana não deve se preocupar" e que "não haverá interrupção nas operações do país".
➡️ Entenda como funciona a sucessão no governo iraniano
Quem é Ebrahim Raisi, presidente do Irã
Quem é Ebrahim Raisi, presidente do Irã
Ebrahim Raisi, de 63 anos, foi eleito em 1º turno em 2021 para um mandato de 4 anos, em uma eleição com abstenção recorde e da qual vários adversários foram impedidos de participar pelo Conselho de Guardiães da Constituição.
Ultraconservador e partidário declarado do regime atual do país, ele é considerado um protegido e potencial sucessor do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei.
Na década de 1980, Raisi participou das chamadas comissões da morte, que levaram à execução de cerca de 5 mil militantes opositores que se voltaram contra o regime dos aiatolás.
Sob seu governo, em 2022 mais de 500 manifestantes foram mortos durante protestos por conta da morte da jovem Mahsa Amini, presa por não usar o véu adequadamente o véu em local público, segundo a Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos (Hrana).
Na ocasião, Raisi afirmou que o Irã deveria "lidar de forma decisiva com aqueles que se opõem à segurança e tranquilidade do país".
No plano internacional, o Irã viveu um escalada de tensão com Israel que, em 1º de abril, matou 7 membros da Guarda Revolucionária num ataque à embaixada iraniana na Síria. Em resposta, em 13 de abril, o Irã lançou um ataque contra Israel, que retaliou em 18 de abril.

Source: Helicóptero de presidente do Irã: o que se sabe e o que falta esclarecer
  • Visualizações 5.746 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)