Guaidó anuncia para os próximos dias ajuda humanitária à Venezuela por Brasil e Colômbia

Iniciado por noticias, 05, Fevereiro, 2019, 03:00

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Guaidó anuncia para os próximos dias ajuda humanitária à Venezuela por  Brasil e Colômbia


   País enfrenta crise econômica e política. Ruas estão tomadas por manifestantes contrários e favoráveis a Maduro. Venezuela tem dia de manifestações contra e a favor de Maduro. Na imagem, opositores ao governo chavista se reúnem em Caracas
AP Photo/Fernando Llano
O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, afirmou neste sábado (2) que chegará ao país nos próximos dias a ajuda humanitária do Brasil e da Colômbia. A nação enfrenta uma crise política e humanitária, com inflação altíssima, fome, falta de produtos nas prateleiras e instabilidade no governo.
Guaidó fez um pedido aos militares venezuelanos para deixar as doações entrar em território venezuelano. Sem dar detalhes, ele falou na criação de uma "coalizão mundial por ajuda humanitária e liberdade na Venezuela". "Você, soldado, terá em suas mãos a decisão de permitir a entrada [na fronteira]", disse o político. A cúpula do Exército permanece fiel ao presidente Nicolás Maduro, mas o futuro desse apoio é incerto. Nos escalões inferiores, há descontentamento.
As ruas da capital estão tomadas por protestos contra e a favor de Nicolás Maduro. A marcha da oposição tem como objetivo pedir a saída dele do poder. Segundo Guaidó, os manifestantes querem enviar "uma mensagem à União Europeia (UE)" para agradecer a "todos os países que em breve vão nos reconhecer".
Crise política
A situação é o mais recente capítulo no tortuoso caminho da democracia do país, e teve início com a posse de Nicolás Maduro para o segundo mandato como presidente, em 10 de janeiro. A reeleição do chavista teve sua legitimidade questionada por diversos países e órgãos internacionais.
Em seguida, o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se declarou presidente interino do país. Membro fundador do partido Vontade Popular, sua autoridade foi reconhecida por uma série de países - incluindo o Brasil e os EUA.
Maduro, no entanto, ainda conta com o apoio dos militares, que denunciam um "golpe de estado", e de aliados como Rússia, China, Cuba, Bolívia e México.
Initial plugin text

Source: Guaidó anuncia para os próximos dias ajuda humanitária à Venezuela por  Brasil e Colômbia
  • Visualizações 1.755 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)