Integrado Kids inaugura programa bilíngue em 2023

Iniciado por noticias, 29, Novembro, 2022, 11:00

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Integrado Kids inaugura programa bilíngue em 2023


   Instituição aplicará o ensino do inglês como ferramenta de ampliação dos conteúdos aprendidos em português, ao primeiro ano da Educação Infantil Em uma sociedade cada vez mais conectada e globalizada, a maneira como as escolas preparam os alunos pode ser um grande diferencial na formação dos profissionais do futuro. Nesse sentido, a fluência em inglês é fundamental para promover um bom relacionamento em diversos contextos comunicativos e garantir conexões ao redor do mundo. Assim, instituições que adotam um programa bilíngue saem na frente por utilizarem um segundo idioma como ferramenta de ampliação do conhecimento que os estudantes adquirem na primeira língua. Com esse entendimento e com o objetivo de garantir o ensino da Língua Inglesa de forma mais eficaz aos alunos, o Colégio Integrado Kids inaugura, em 2023, o seu programa bilíngue.
Para a coordenadora pedagógica da instituição de ensino, Ana Karolina Siqueira, aprender o inglês, no que se refere à carreira, não é mais uma habilidade adicional, mas algo essencial para o futuro profissional do século 21. Por essa razão, ela explica que o objetivo do colégio é que o formato contemple, em 2023, do 1º ano da Educação Infantil até o 1º ano do Ensino Fundamental 1 e acompanhe esses alunos nos anos letivos subsequentes. Dessa forma, a instituição terá todas as suas turmas integradas à metodologia e prontas para encerrarem esse primeiro ciclo do programa, em 2027, no 5º ano do Ensino Fundamental 1, já com uma formação bilíngue em Língua Inglesa.
Vale lembrar que o currículo da escola que opta por adotar esse tipo de programa precisa estender a carga horária. Essa ampliação ocorre por meio do desenvolvimento de projetos que estimulam a integração de conteúdo e língua. No Integrado Kids, o projeto tem como ponto de partida a utilização do Inglês em metade da carga horária dos alunos. Contudo, a coordenadora pedagógica esclarece que essas aulas não serão especificamente do segundo idioma, mas uma forma de revisão de outras áreas já vistas em Português. "A título de exemplo: o aluno aprendeu em História sobre a chegada dos portugueses ao Brasil, então o que nós vamos fazer é ensinar o Inglês utilizando essa temática, ou seja, não haverá uma redução de conteúdo, mas sim um reforço", explica.
Ana Karolina destaca que o programa que será implementado no próximo ano letivo traz ainda a característica significativa de que os alunos não perderão conteúdo da Língua Portuguesa para ter mais aulas de Inglês. "Porque o nosso objetivo não é ter alunos somente bons em fluência da Língua Inglesa, mas principalmente ter alunos proficientes na língua materna. Para isso, acreditamos e nos dedicamos a um processo de alfabetização e letramento com crianças felizes e protagonistas", ressalta. Nesse sentido, ela acrescenta que, além da integração do idioma com o conteúdo, é necessário que o estudante desenvolva outras competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tais como: resolução de problemas, uso de pensamento crítico, trabalho em equipe e uso de tecnologia educacional. Nesse contexto, a coordenadora finaliza chamando a atenção sobre a importância de se considerar a vivência da criança e que seu conhecimento seja construído a partir da investigação e exploração, pois isso, possibilitará uma aprendizagem significativa.

Source: Integrado Kids inaugura programa bilíngue em 2023
  • Visualizações 605 
  • LEIA SEMPRE AQUI!
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)