Justiça dos EUA vê indícios de crime em Trump ter ignorado decisão judicial para interromper deportações para El Salvador

Iniciado por noticias, 20, Abril, 2025, 22:05

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Justiça dos EUA vê indícios de crime em Trump ter ignorado decisão judicial para interromper deportações para El Salvador


     Juiz federal disse achar provável que governo Trump seja condenado por desacato, em caso em que Casa Branca deportou mais de 200 venezuelanos para megapresídios de El Salvador. Decisão desta quarta significa que investigações serão abertas para uma possível condenação.  Trump encontra o presidente de El Salvador Nayib Bukele no Salão Oval, na Casa Branca, em Washington, D.C., nos Estados Unidos
Reuters/Kevin Lamarque
Um juiz dos Estados Unidos afirmou nesta quarta-feira (16) achar provável que o governo de Donald Trump seja condenado por desacato ao ignorar uma decisão da Justiça para interromper deportações de imigrantes a presídios de El Salvador.
O juiz federal James Boasberg, que investiga se houve desacato, disse que há "causa provável" no caso, um conceito da Constituição norte-americana que permite um magistrado apontar que é "razoável" crer que houve um crime.
Boarberg se refere ao caso em que o governo Trump ignorou uma decisão judicial determinando que Washington interrompesse a deportação de venezuelanos que viviam nos EUA para presídios de El Salvador.
Em março, após uma parceria entre os EUA o governo do salvadorenho Nayib Bukele, o governo Trump deportou mais de 200 venezuelanos que afirma serem parte de uma gangue para os megapresídios de El Salvador.
Antes de o avião com os cidadãos venezuelanos decolar, a Justiça emitiu uma liminar proibindo a deportação, mas a decisão foi ignorada pela Casa Branca, e o voo partiu para El Salvador, onde os venezuelanos estão em prisão.
O juiz James Boasberg, afirmou que o governo deve tentar se defender ou, caso contrário, o magistrado iniciará audiências sobre o caso, que ele deve encaminhar para a Promotoria para uma acusação formal por desacato.
"O Tribunal não chega a tal conclusão levianamente ou precipitadamente; na verdade, deu aos réus ampla oportunidade para retificar ou explicar suas ações. Nenhuma de suas respostas foi satisfatória", escreveu o juiz.
Governo Trump ignora ordem de juiz e deporta venezuelanos para El Salvador
A ação de Boasberg marca uma escalada na batalha entre os poderes Judiciário e Executivo do governo Trump . O presidente republicano já pediu inclusive o impeachment de Boasberg, e o Departamento de Justiça acusou o juiz de exceder sua autoridade.
Boasberg, que foi indicado para a magistratura federal pelo presidente democrata Barack Obama, ordenou ao governo no mês passado que não deportasse ninguém sob sua custódia, sob a Lei de Inimigos Estrangeiros.
Trump invocou a lei de guerra de 1798 sobre o que alegou ser uma invasão da gangue venezuelana Tren de Aragua.
Em março, quando o  mesmo juiz foi informado de que já havia aviões no ar com destino a El Salvador, ele ordenou que as aeronaves voltassem aos Estados Unidos.
Mas horas depois, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou que os deportados haviam chegado ao seu país. Em uma publicação nas redes sociais, ele disse: "Ops... tarde demais", acima de um artigo que fazia referência à ordem de Boasberg.
O governo Trump argumentou que não violou nenhuma ordem. Washington alegou que o juiz não incluiu a diretiva de retorno em sua ordem escrita e disse que os aviões já haviam deixado os EUA quando a ordem foi emitida.

Source: Justiça dos EUA vê indícios de crime em Trump ter ignorado decisão judicial para interromper deportações para El Salvador
  • Visualizações 75 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




🡱 🡳

Tópicos semelhantes (5)