Manifestantes em Mianmar usam gesto de filmes 'Jogos Vorazes' para protestar contra golpe

Iniciado por noticias, 05, Fevereiro, 2021, 09:00

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Manifestantes em Mianmar usam gesto de filmes 'Jogos Vorazes' para protestar contra golpe

Profissionais de saúde foram os primeiros a organizar protestos contra o golpe de Estado em Mianmar. O gesto do filme se popularizou na Ásia. Manifestantes contra o golpe em Mianmar fazem gesto de três dedos em frente à embaixada da Austrália na Tailândia, em 3 de fevereiro de 2021
Chaiwat Subprasom/Reuters
Um grupo de médicos de Yangon, a maior cidade de Mianmar, fez nesta quarta-feira (3) uma manifestação de apoio à líder deposta Aung San Suu Kyi e crítica ao golpe de Estado no país.
Eles usaram máscaras faciais e, com as mãos, levantaram as mãos com os três dedos do meio em riste, em um gesto semelhante ao feito por personagens do filme "Jogos Vorazes".
Profissionais de saúde iniciam greve como forma de desobediência civil contra golpe em Mianmar
Manifestantes imitam gesto de 'Jogos Vorazes' e são detidos na Tailândia
Saga 'Jogos Vorazes' chega ao fim e G1 lista filmes do melhor para o pior
Profissionais de saúde de um centro de tratamento de pacientes com Covid-19 de uma outra cidade, Mandalay, protestaram da mesma forma, com o mesmo gesto. Eles também exibiram uma faixa na qual se lia "Apoiamos o movimento de desobediência civil".
Líder de Mianmar é acusada de importar rádios ilegalmente
Nas redes sociais, dois membros do partido de Aung San Suu Kyi publicaram fotos em que eles aparecem fazendo o gesto do filme.
Nos últimos anos, a saudação dos três dedos apontados para cima, com a palma afastada do corpo, foi adotada por manifestantes na Ásia.
Os filmes da série "Jogos Vorazes" são baseados em romances da autora Suzanne Collins.
A atriz Jennifer Lawrence interpreta a heroína Katniss Everdeen nos filmes. O gesto se torna um símbolo de uma rebelião contra o governo totalitário na nação fictícia de Panem.
Em 2014, o gesto começou a aparecer nas ruas da Tailândia, onde manifestantes desafiavam a proibição de reuniões públicas.
Naquele mesmo ano, jovens ativistas pró-democracia em Hong Kong também adotaram a saudação em sua campanha por eleições democráticas.
A saudação foi amplamente vista novamente na Tailândia - que faz fronteira com Mianmar - no ano passado, durante meses de protestos pedindo a remoção do governo liderado pelo líder do golpe de 2014 e reformas na monarquia.
Veja os vídeos mais assistidos do G1

Source: Manifestantes em Mianmar usam gesto de filmes 'Jogos Vorazes' para protestar contra golpe
  • Visualizações 624 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)