Ministro de Relações Exteriores do Peru cai após surgirem vídeos antigos em que ele dizia que a Marinha do país era terrorista

Iniciado por noticias, 19, Agosto, 2021, 18:34

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ministro de Relações Exteriores do Peru cai após surgirem vídeos antigos em que ele dizia que a Marinha do país era terrorista

Héctor Bejar também afirmou que o Sendero Luminoso, um grupo maoísta que matou milhares de pessoas no Peru nos anos 1980 e 1990, foi criado pela CIA. Imagem de protesto em Lima contra Héctor Bejara, que afirmou que a Marinha do país é terrorista
Sebastian Castaneda/Reuters
O ministro das Relações Exteriores do Peru, Héctor Bejar, de 85 anos, renunciou ao cargo na terça-feira (17), com menos de 20 dias no cargo, depois de um programa de TV veicular um vídeo de fevereiro deste ano em que ele afirmava que a Marinha do país é terrorista.
O programa de TV Panorama recuperou vídeos antigos de Bejar em que ele disse: "O terrorismo no Peru foi iniciado pela Marinha. Isso pode ser demonstrado historicamente, e eles foram treinados para isso pela CIA".
Pedro Castillo assume oficialmente a presidência do Peru
Outras falas dele também causaram controvérsia: ele afirmou que o Sendero Luminoso, um grupo de esquerda que matou milhares de pessoas no país, também teria tido apoio da CIA.
VEJA TAMBÉM
Pedro Castillo, do Peru, nomeia ex-guerrilheiro como ministro das Relações Exteriores
Pedro Castillo: saiba mais sobre o presidente do Peru
"Estou convencido, embora eu não possa provar, que o Sendero Luminoso era em parte criado pela CIA e outros serviços de inteligência", disse ele em um vídeo sem data que foi resgatado pelo Panorama.
O Sendero Luminoso era um grupo de orientação maoísta. Estima-se que nos anos 1980 e 1990, 70 mil pessoas tenham morrido nas disputas entre o Sendero Luminoso e o governo peruano.
Houve protestos em Lima após a divulgação dos vídeos antigos.
Em sua juventude, Bejar participou de grupos de guerrilha de esquerda no Peru. Ele é doutor em sociologia e já foi professor universitário.
Governo tem menos de 20 dias
Pedro Castillo, o presidente do Peru, assumiu o poder no fim do mês de julho. Castillo é de um partido marxista-leninista. Ele precisará nomear um novo ministro de Relações Exteriores até o fim de agosto —o Congresso precisa aprovar a nomeação.
Veja os vídeos mais assistidos do G1

Source: Ministro de Relações Exteriores do Peru cai após surgirem vídeos antigos em que ele dizia que a Marinha do país era terrorista
  • Visualizações 1.271 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)