'Namastê Trump': Índia recebe presidente americano na inauguração do maior estádio de críquete do mundo

Iniciado por noticias, 26, Fevereiro, 2020, 03:01

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

'Namastê Trump': Índia recebe presidente americano na inauguração do maior estádio de críquete do mundo


   Multidão foi a evento que recebe Trump para visita de dois dias. EUA veem Índia como aliado estratégico diante do crescimento chinês. Narendra Modi e Donald Trump em recepção no novo estádio de críquete em Ahmedabad
Reuters/Francis Mascarenhas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou nesta segunda-feira (24) à Índia para sua primeira viagem oficial ao país, que preparou uma recepção em grande estilo, com um encontro diante de uma multidão ao lado do primeiro-ministro Narendra Modi em um novo estádio para 110 mil pessoas. O Sardar Patel, em Ahmedabab, é o maior estádio de críquete do mundo.
O evento ganhou o nome de "Namastê Trump", usando o tradicional cumprimento indiano. O americano ainda fez uma visita ao Taj Mahal.
Trump foi aplaudido prometendo aos indianos "um acordo comercial incrível" e "o equipamento militar mais temido do planeta" no seu maior comício no exterior. Pessoas presentes ao estádio usavam máscaras de papelão de Trump e chapéus "Namastê Trump" para receber o presidente dos EUA.
Modi, um nacionalista que venceu a reeleição no ano passado e mudou seu país firmemente para a direita com políticas que seus críticos consideram autoritárias e etnicamente divisivas, usa seu relacionamento com Trump como prova de sua própria posição global.
A Índia é um aliado estratégico na Ásia para os Estados Unidos, que considera o país um possível contrapeso para o avanço da China.
Trump visitou o Taj Mahal
Al Drago/Reuters
"Vocês fizeram uma grande honra ao nosso país. Vamos lembrar de vocês para sempre, a partir de hoje a Índia sempre ocupará um lugar especial em nossos corações", disse Trump sob aplausos estrondosos.
A Índia é um dos poucos grandes países do mundo em que o índice de aprovação pessoal de Trump está acima de 50%. O país estreitou laços com os Estados Unidos nos últimos anos, à medida que o relacionamento de Washington se tornou tenso com o inimigo da Índia, o Paquistão.
"Enquanto continuamos a construir nossa cooperação em defesa, os Estados Unidos esperam fornecer à Índia alguns dos melhores e mais temidos equipamentos militares do planeta", disse Trump.
Trump disse que os dois países assinarão acordos na terça-feira para vender helicópteros militares no valor de US$ 3 bilhões e que os Estados Unidos devem se tornar o principal parceiro de defesa da Índia, que contou com equipamentos russos durante a Guerra Fria.
Evento de recepção de Trump marcou a inauguração do maior estádio de críquete do mundo
Reuters/Adnan Abidi
O primeiro dia da visita tem uma agenda com o presidente americano e o chefe de governo indiano para destacar a boa sintonia pessoal entre ambos, em um momento de tensão comercial por suas posições protecionistas.
Trump iniciou a visita em Gujarat, no oeste, o rico estado natal de Modi, que o nacionalista hindu governou até sua ascensão como primeiro-ministro do país de 1,3 bilhão de habitantes em 2014.
Arquibancada lotada na recepção a Trump no maior estádio de críquete do mundo
Reuters/Francis Mascarenhas
Homem segura máscaras de Trump e Modi no evento de recepção ao presidente americano no maior estádio de críquete do mundo, em ahmedabad
Reuters/Adnan Abidi

Source: 'Namastê Trump': Índia recebe presidente americano na inauguração do maior estádio de críquete do mundo
  • Visualizações 1.157 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)