Nos EUA, regiões republicanas têm mais mortes por Covid-19 do que as democratas, aponta levantamento

Iniciado por noticias, 10, Novembro, 2021, 01:55

« anterior - seguinte »

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

noticias

Nos EUA, regiões republicanas têm mais mortes por Covid-19 do que as democratas, aponta levantamento

Índices de vacinação explicam diferenças, que têm aumentado nos últimos cinco meses e em outubro foram maiores do que nunca, segundo 'NY Times'. Em condados onde Trump teve muito mais votos em 2020, número de mortes foi em média três vezes maior do que onde Joe Biden obteve vitória expressiva. O presidente dos EUA, o democrata Joe Biden, tomou a dose de reforço da vacina contra a Covid em 27 de setembro
Kevin Lamarque/Reuters
Com o aumento da taxa de vacinação nos Estados Unidos, as diferenças nos índices de mortes provocadas pela Covid-19 nos estados predominantemente republicanos ou democratas se tornaram mais acentuadas do que nunca, segundo levantamento publicado pelo jornal "New York Times" nesta segunda-feira (8).
Isso aconteceria porque nas regiões controladas pelos republicanos há uma tendência maior a uma população mais conservadora, com mais resistência ao uso de máscaras e outras medidas de prevenção, e especialmente com mais pessoas recusando as vacinas.
Já nos redutos de eleitores democratas o número de pessoas dispostas a se vacinar é maior, e isso se refletiu nos dados do último mês, de acordo com os dados apontados pelo jornal.
Nesse período, a lacuna cresceu mais do que em qualquer outro ponto anterior da pandemia, embora a diferença venha crescendo já há cinco meses consecutivos.
Em outubro, a cada 100 mil residentes em condados onde Donald Trump teve muito mais votos na eleição presidencial de 2020 (60% ou mais), 25 pessoas morreram de Covid. Em comparação, nos condados em que Joe Biden venceu expressivamente, foram 7,8 mortes, ou três vezes menos.
O então vice-presidente dos Estados Unidos, o republicano Mike Pence, recebeu no dia 18 de dezembro de 2020 a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Donald Trump foi vacinado, mas não divulgou imagens
Saul Loeb/AFP
Segundo David Leonhardt, autor do artigo, embora algumas pessoas tentem desqualificar a justificativa, atribuindo a maior mortalidade nesses locais a fatores como clima ou faixa etária, isso não explicaria porque a diferença começou a se acentuar justamente após a intensificação da vacinação.
Especialmente no ano passado, quando ainda não havia vacinas disponíveis, as taxas de óbito eram equilibradas, sem que fosse possível apontar um padrão predominante de acordo com algum partido político.
Outro ponto a ressaltar a favor da vacina como ponto de influência, lembra o "NY Times", é que apenas 10% dos democratas adultos ainda não fizeram uso do imunizante, em comparação a quase 40% dos adultos que se identificam como republicanos.
Vídeos: Os mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Source: Nos EUA, regiões republicanas têm mais mortes por Covid-19 do que as democratas, aponta levantamento

Similar topics (5)