'O silêncio prevaleceu novamente', diz embaixador do Brasil após veto dos EUA na ONU

Iniciado por noticias, 19, Outubro, 2023, 23:58

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

'O silêncio prevaleceu novamente', diz embaixador do Brasil após veto dos EUA na ONU


     Sérgio Danese disse que a proposta apresentada pelo Brasil era robusta e que foi feito um intenso trabalho para a construção de uma posição conjunta. Embaixador do Brasil na ONU, Sérgio Danese, critica veto dos EUA
O embaixador do Brasil na ONU, Sérgio Danese, criticou o veto dos EUA ao texto proposto pelo Brasil sobre a guerra entre Hamas e Israel nesta quarta-feira (18). Atual presidente rotativo do Conselho de Segurança, o Brasil havia elaborado uma resolução que seria a primeira manifestação formal do órgão da ONU sobre o conflito no Oriente Médio.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
AO VIVO: Acompanhe as últimas notícias da guerra Hamas x Israel
"Infelizmente, muito infelizmente, o Conselho não conseguiu mais uma vez adotar uma resolução sobre o conflito israelense-palestino. O silêncio e a falta de ação prevaleceram novamente, sem o verdadeiro interesse de ninguém a longo prazo. Embora lamentemos profundamente que essa ação coletiva tenha se tornado impossível no Conselho de Segurança, esperamos que os esforços de outros atores produzam resultados positivos", disse Danese.
Durante sua fala, o representante brasileiro disse ainda que a proposta apresentada era robusta e agradeceu aos demais membros que votaram favoravelmente ao texto.
"Nós trabalhamos intensamente para construir uma posição conjunta, fazendo esforço para acomodar posições diferentes, às vezes opostas", disse Danese.
Para tentar angariar o apoio dos EUA, o texto final do Brasil não mencionava diretamente um pedido de cessar-fogo, mas falava de "encorajar esforços para cessar hostilidades para assegurar a proteção de civis tanto em Israel quanto no território palestino ocupado".
Após a votação, a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield, argumentou que seu país ficou "desapontado" pelo fato de o texto não mencionar o direito de autodefesa de Israel.
Veto dos EUA de texto do Brasil na ONU
Mike Segar/Reuters
A rejeição dos EUA também veio depois de a Rússia propor mudanças para a versão do Brasil. O embaixador russo na ONU exigiu a inclusão de um pedido de cessar-fogo imediato, o que Washington é contra.
Como um país com poder de veto exerceu o direito, o texto foi integralmente reprovado. Uma nova versão será agora elaborada, ainda sem prazo, segundo o Itamaraty.
Já outros 12 países, entre eles a China, votaram a favor do texto brasileiro. Foram eles:
Brasil;
China;
França
Albânia;
Equador;
Gabão;
Gana;
Japão;
Malta;
Moçambique;
Suíça e
Emirados Árabes Unidos
Dois países - a Rússia e o Reino Unido - se abstiveram, e apenas os Estados Unidos votaram contra.
LEIA TAMBÉM:
JULIA DUAILIBI: Apoio a resolução brasileira sobre conflito Israel x Hamas surpreendeu diplomatas brasileiros
CHANCELER BRASILEIRO: ''Fizemos todo o esforço possível', diz Mauro Vieira após veto dos EUA
ABERTURA DE FRONTEIRAS: Embaixador do Brasil diz esperar que visita de Biden a Israel libere fronteira entre Gaza e Egito
Por que veto dos EUA barrou texto
Estados Unidos vetam resolução do Brasil no Conselho de Segurança da ONU sobre conflito Hamas X Israel
Apesar de a maioria dos países terem votado a favor, a proposta do Brasil acabou rejeitada porque os Estados Unidos são um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, ao lado de China, Reino Unido, França e Rússia.
E, pelas normas do conselho, esses cinco países têm poder de, sozinhos, vetar totalmente uma proposta, independentemente do número de votos favoráveis a ela.

Source: 'O silêncio prevaleceu novamente', diz embaixador do Brasil após veto dos EUA na ONU
  • Visualizações 123 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)