Pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina contra Covid ganham a ajuda de agentes comunitários

Iniciado por noticias, 05Junho2021, 03:04

« anterior - seguinte »

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

noticias

Pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina contra Covid ganham a ajuda de agentes comunitários

São 4 milhões de brasileiros que só tomaram a primeira dose e não completaram a imunização contra o coronavírus. Por enquanto, as vacinas aplicadas no Brasil são de duas doses. Pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina contra Covid ganham a ajuda de agentes comunitários
Por enquanto, as vacinas aplicadas no Brasil são de duas doses, e os agentes comunitários estão indo atrás de quem só tomou a primeira e não completou a imunização. São 4 milhões de brasileiros.
"Oi, Dona Ana Claudia. Tudo bem com a senhora? É para verificar a respeito da segunda dose de vacina da Covid. A senhora deveria ter tomado no sábado, não é isso?"
É um trabalho de formiguinha que produz resultados visíveis. Uma a uma, pessoas que não completaram a vacinação vão sendo lembradas de que não há tempo a perder.
"Muitas vezes esquecimento, outras que estão esperando o filho vir, às vezes algum problema de saúde que teve, alguma intercorrência, algum problema familiar", citou a gerente da unidade de saúde, Márcia Rodrigues Janota.
Mas nem sempre basta ligar. Em alguns casos, se a pessoa não vai até a vacina, a vacina vai até a pessoa. Aí, quem sai a campo é o agente comunitário de saúde. São essas equipes que conhecem a fundo os moradores do bairro, quem tem mais idade, quem convive com doenças, limitações. Assim, eles conseguem vacinar pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid e ainda não apareceram para tomar a segunda dose.
A equipe foi vacinar a Dona Umbelina, que deveria ter recebido a segunda dose no dia 10 de março. "Tem que agradecer muito a Deus e a todo o pessoal da equipe", diz a idosa.
A pesquisadora da Escola de Saúde da Universidade de Harvard diz que os agentes comunitários são peça-chave também no combate às informações falsas:
"A gente sabe que tem muita desinformação circulando em redes, em WhatsApp. Então, a chance de você ter um diálogo com as pessoas, esse diálogo sendo feito pelo agente, que é uma pessoa de confiança; então, o papel do agente era e continua sendo absolutamente fundamental na resposta a essa pandemia".
No estado de São Paulo, mais de 400 mil pessoas que tomaram a primeira dose da vacina não voltaram até agora para a segunda. Neste sábado (5), cinco mil postos vão abrir para esse público. Os médicos lembram: é fundamental seguir a vacinação à risca.
"A proteção vir conferida por uma única dose é parcial e não é suficiente, muitas vezes, para evitar que o indivíduo adoeça no intervalo da primeira para a segunda dose. Daí a importância de completar o esquema. O indivíduo vai ser considerado adequadamente protegido 15 dias após a aplicação da segunda dose", ressaltou o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri.
Foi isso que aconteceu com a Dona Umbelina. No intervalo entre a primeira e a segunda dose, ela foi internada com Covid.
Umbelina Gato, de 87 anos: Foi muito difícil vencer essa etapa.
Repórter: Me conta como a senhora está se sentindo agora.
Umbelina: Tranquila.
Repórter: Feliz?
Umbelina: Sim. É lógico!

Source: Pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina contra Covid ganham a ajuda de agentes comunitários

Similar topics (5)