Premiê da França recebe partidos para abordar crise dos 'coletes amarelos'

Iniciado por noticias, 04, Dezembro, 2018, 15:01

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Premiê da França recebe partidos para abordar crise dos 'coletes amarelos'


   Manifestantes conhecidos por 'coletes amarelos' protestam contra o aumento dos impostos sobre os combustíveis que entrará em vigor a partir de 1º de janeiro. Funcionários de ambulâncias bloqueiam nesta segunda-feira (3) a entrada da Praça da Concórdia, em Paris, e exibem cartaz com os dizeres "O Estado me matou"
Michel Euler/AP Photo
O primeiro-ministro da França, Édouard Philippe, iniciou na manhã desta segunda-feira (3) uma rodada de reuniões para receber os responsáveis dos partidos políticos e buscar uma saída para a crise dos "coletes amarelos", que continuam os protestos e bloqueios em diferentes pontos do país.
A primeira a ser convocada no Palácio de Matignon, a residência oficial do primeiro-ministro, foi a prefeita de Paris, a socialista Anne Hidalgo, que chegou pouco antes das 8h30 locais (5h30 em Brasília).
Também comparecerão ao Palácio de Matignon nesta segunda a líder do partido de extrema-direita Agrupamento Nacional, Marine Le Pen; o primeiro-secretário do Partido Socialista, Olivier Faure; o presidente do conservador Os Republicanos, Laurent Wauquiez, e Stanislas Guerini, o novo delegado-geral do República em Marcha, o partido do presidente Emmanuel Macron.
O "número 1" do partido de esquerda França Insubmissa, Jean-Luc Mélenchon, que, assim como Le Pen, pediu a dissolução da Assembleia Nacional para a convocação de eleições legislativas, pode não comparecer e ser substituído por membros de sua equipe.
Imagem de 19 de novembro mostra manifestantes 'coletes amarelos' protestando na avenida Champs-Elysees, em Paris
Kamil Zihnioglu/AP Photo
Philippe deve continuar as conversas na terça com representantes do movimento dos "coletes amarelos", mas ainda vai avaliar se isto será possível e em que formato, depois do fiasco de um encontro similar na última sexta-feira.
Confronto nas ruas
No final de semana, 136 mil pessoas saíram às ruas de todo o país para protestar contra o aumento dos impostos sobre os combustíveis. As manifestações populares surgiram no dia 17 de novembro e se espalhou rapidamente pelas redes sociais.
No sábado (1º), um confronto dos manifestantes com a polícia na Avenida Champs-Elysées terminou com 287 detidos e 110 feridas, segundo o jornal "Le Monde".
Os "coletes amarelos" continuam suas ações nesta segunda em diversos pontos do país com bloqueios de rodovias, estradas e acessos a complexos petrolíferos.
Principal reivindicação
O presidente Emmanuel Macron avalia a possibilidade de decretar estado de emergência após o pior período de tumultos em anos. Mas, segundo o secretário de Estado do Interior, Laurent Nuñez, o decreto não está na ordem do dia.
O porta-voz do governo francês, Benjamin Griveaux, não quis antecipar esta manhã se a administração atenderá à principal reivindicação dos "coletes amarelos" desde o início do movimento, a de anular o aumento dos impostos sobre os combustíveis (à gasolina e, sobretudo, ao gasóleo) que entrará em vigor a partir de 1º de janeiro.
"Não tomamos as decisões antes" das reuniões com os representantes desse movimento e dos partidos, já que "vamos recebê-los para dialogar", disse Griveaux nesta manhã em entrevista à emissora "France Inter".

Source: Premiê da França recebe partidos para abordar crise dos 'coletes amarelos'
  • Visualizações 1.549 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)