Presidente Díaz-Canel recebe no aeroporto de Havana médicos cubanos que deixaram Brasil

Iniciado por noticias, 25, Novembro, 2018, 03:01

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Presidente Díaz-Canel recebe no aeroporto de Havana médicos cubanos que deixaram Brasil


   Havana decidiu se retirar do Mais Médicos em reação contra as críticas aos programa feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro. Presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel, fala durante uma cerimônia de boas-vindas aos médicos cubanos recém-chegados do Brasil no Aeroporto Internacional Jose Marti, em Havana, nesta sexta-feira (23)
Fernando Medina/ Reuters
O presidente Miguel Díaz-Canel recebeu nesta sexta-feira (23) no aeroporto internacional José Martí, em Havana, os primeiros médicos cubanos que deixaram o Brasil por causa da ruptura com o programa Mais Médicos.  O voo com os profissionais deixou Brasília nesta madrugada.
Trata-se do primeiro grupo dos mais de 8.300 cubanos que devem deixar o Brasil até 10 de dezembro, depois que Havana decidiu se retirar do acordo mantido pela Organização Panamericana de Saúde (Opas) há cinco anos com o Brasil, em reação contra as críticas do presidente eleito Jair Bolsonaro.
"Nas primeiras horas de sexta-feira começam a chegar à Pátria os apóstolos da saúde cubana que são #MasQueMedicos. Nossa homenagem aos homens e mulheres que fizeram história no Brasil. Bem-vindos em casa", tuitou Díaz-Canel.
Initial plugin text
O voo da Cubana de Aviación, um IL-96-300 de fabricação russa, aterrissou em Havana às 5h15 locais (8h15 em Brasília) depois de um trajeto de quase sete horas de voo.
Os 200 médicos de jaleco branco e levando bandeiras dos dois países também foram recebidos por outros dirigentes, segundo relatou o jornal "Juventud Rebelde".
"Voltamos hoje, e assim farão nossos colegas, com toda honra e dignidade do mundo. Nunca permitiremos ameaças, nem que questionem o humanismo e o profissionalismo com que atendemos nossos pacientes brasileiros", disse um dos médicos ao "Juventud Rebelde", ao desembarcar.
Médicos cubanos participam de uma cerimônia de boas-vindas no Aeroporto Internacional José Martí, em Havana, depois de chegar do Brasil, nesta sexta-feira (23)
Fernando Medina/ Reuters
Médicos no exterior
Bolsonaro condicionou a permanência dos médicos a uma revalidação de seu diploma e a contratos individuais com o governo brasileiro, que lhes permitissem receber o salário integral. A liberdade para trazerem suas famílias para o Brasil também foi uma condição do governo brasileiro que acaba de ser eleito.
Initial plugin text
Cuba paga a seus médicos no exterior 30% do que recebem por seu trabalho, mantém seu posto de trabalho e salário na Ilha e dedica o restante dos recursos ao orçamento público, sobretudo, para o apoio de um sistema de saúde gratuito e universal para seus cidadãos.
A exportação de mão de obra profissional é a primeira atividade da economia cubana, que proporcionou mais de 10 bilhões de dólares anuais ao orçamento estatal. Esse montante baixou consideravelmente nos últimos anos, porém, devido à crise da Venezuela, onde trabalham milhares de médicos cubanos.
Desde que a decisão de Cuba foi anunciada, há uma semana, a imprensa local faz uma intensa campanha sobre o tema com fortes acusações contra Bolsonaro.
Bagagens de médicos cubanos se acumulam em saguão do Aeroporto Internacional de Brasília
Marília Marques/G1

Source: Presidente Díaz-Canel recebe no aeroporto de Havana médicos cubanos que deixaram Brasil
  • Visualizações 3.220 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)