Príncipe saudita visita Turquia pela primeira vez desde assassinato de Jamal Khashoggi

Iniciado por noticias, Hoje às 03:02

« anterior - seguinte »

0 Membros e 22 Visitantes estão a ver este tópico.

noticias

Príncipe saudita visita Turquia pela primeira vez desde assassinato de Jamal Khashoggi


   Khashoggi, jornalista saudita de oposição, foi assassinado dentro da Embaixada da Arábia Saudita em Ancara. Mohammed bin Salman se encontrou com Tayip Erdogan em Ancara.  Erdogan, atrás, e o príncipe saudita Mohammed bin Salman durante encontro em Ancara, na Turquia, em 22 de junho de 2022.
Reuters
O príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, chegou nesta quarta-feira (22) à Turquia em sua primeira visita ao país desde o assassinato, dentro da Embaixada de seu país em Ancara, do jornalista Jamal Khashoggi, de oposição a seu regime.
A visita é vista como uma tentativa de Salman de ampliar sua área de influência para além do Golfo Pérsico. Por outro lado, o presidente turco, Recep Tayip Erdogan, busca apoio político para sua tentativa de reeleição, em meio a uma profunda crise econômica em seu país.
Ambos se reuniram em Ancara nesta manhã para selar a volta das relações entre os dois países, que já vem sendo costurada desde o início do ano. Em abril, em uma decisão vista como puramente política, a Justiça da Turquia resolveu arquivar e transferir para a Arábia Saudita o julgamento de suspeitos pelo assassinato de Jamal Khashoggi.
'Assassinato de jornalista foi planejado com antecedência', diz presidente turco
Reprodução/JN
Khashoggi foi morto esquartejado em 2018 dentro do consulado da Arábia Saudita em Ancara, na Turquia. Ele havia ido buscar uma certidão para poder se casar com sua noiva turca. Embora câmeras tenham registrado a entrada do jornalista, que foi correspondente do jornal norte-americano "Washington Post", ele nunca saiu do consulado. Depois, investigações descobriram que Khashoggi, um crítico ferrenho do governo saudita, foi esquartejado e estrangulado até a morte lá dentro.
Erdogan recebeu o príncipe saudita no palácio presidencial, em Ancara. Nenhum dos dois deu declarações após o encontro, mas oficiais da Turquia informaram à agência de notícias Reuters que ambos fecharam acordos de comércio, energia, economia e segurança.
Assassinato
Um dos relatórios elaborados pelos serviços de inteligência americanos acusa o príncipe herdeiro de ter "validado" o bárbaro assassinato. Depois de negar qualquer envolvimento no crime, Riad admitiu que agentes sauditas, que teriam agido sozinhos, eram responsáveis pela morte do jornalista. No final de um opaco processo na Arábia Saudita, cinco pessoas foram condenadas à morte e três a penas de prisão.
Leia também:
Relatório dos EUA acusa príncipe saudita Muhammad bin Salman pela morte de Khashoggi
Finlândia e Suécia abrem conversas com Turquia sobre entrada na Otan

Source: Príncipe saudita visita Turquia pela primeira vez desde assassinato de Jamal Khashoggi