Qualquer iniciativa pró-independência de Taiwan será punida, diz chanceler chinês

Iniciado por noticias, 20, Janeiro, 2024, 04:40

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Qualquer iniciativa pró-independência de Taiwan será punida, diz chanceler chinês


     'Não importam quais sejam os resultados das eleições. Não podem mudar o fato de que há apenas uma China e Taiwan é parte dela', afirmou o ministro chinês um dia depois dos taiwaneses elegerem como presidente Lai Ching-te, contrário à unificação da ilha com a China. O ministro das Relações Exteriores da China Wang Yi em entrevista à imprensa no Cairo, neste domingo (14).
Khaled Desouki/AFP
O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, afirmou, neste domingo (14), que qualquer iniciativa a favor da independência de Taiwan será "duramente punida", um dia depois dos taiwaneses elegerem como presidente Lai Ching-te, contrário à unificação da ilha com a China.
Lai Ching-te, candidato do governista Partido Democrático Progressista (PDP), venceu neste sábado (13) a eleição presidencial em Taiwan e prometeu defender a ilha das "intimidações" chinesas.
A China considera Taiwan parte de seu território e nunca deixou de proclamar sua intenção de "reunificar" o país - pela força, se necessário. Já para o governo de Taiwan, a ilha é um estado independente, gerido por uma Constituição própria.
VEJA TAMBÉM: Quem é Lai Ching-te, presidente eleito de Taiwan que é contra unificação da ilha com a China
Após vitória de partido contrário à unificação com a China, Biden diz que não apoiará independência de Taiwan
"Se alguém na ilha de Taiwan pensa em buscar a independência, estará tentando dividir a China e, sem dúvida, será duramente punido, tanto pela história quanto pela lei", declarou o chanceler chinês em entrevista coletiva ao lado do chanceler egípcio, Sameh Shoukry, no Cairo.
"Não importam quais sejam os resultados das eleições. Não podem mudar o fato de que há apenas uma China e Taiwan é parte dela", reiterou Wang.
"Taiwan nunca foi um país. Não foi no passado e certamente não será no futuro", disse ainda, na mesma coletiva.
Taiwan e a China continental estão separadas desde 1949, quando as tropas comunistas de Mao Tsé-tung derrotaram as forças nacionalistas. Estas últimas se refugiaram na ilha e impuseram uma autocracia que se tornou uma democracia na década de 1990.
SAIBA MAIS: O que é Taiwan e por que a ilha é estratégica para potências mundiais
O resultado da votação deste sábado tem potencial para deteriorar as relações já não tão boas entre Taiwan e China, e até acelerar planos chineses de invadir a ilha.
Horas antes do começo da votação eleitoral, a China fez ameaças abertas aos políticos a favor da independência de Taiwan: o governo chinês afirmou que vai tomar todas as ações para "esmagar" qualquer plano de independência e que isso não é compatível com a paz.
Taiwan elege candidato pró-democracia como novo presidente

Source: Qualquer iniciativa pró-independência de Taiwan será punida, diz chanceler chinês
  • Visualizações 4.366 
  • LEIA SEMPRE AQUI!
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)