Tribunal da Itália suspende proibição de entrada de navio com migrantes resgatados

Iniciado por noticias, 16, Agosto, 2019, 03:02

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Tribunal da Itália suspende proibição de entrada de navio com migrantes resgatados


   Quase 150 migrantes passaram 150 dias no mar. Matteo Salvini, ministro do Interior italiano, prometeu assinar nova proibição. Navio espanhol Open Arms carrega dezenas de migrantes
Valerio Nicolosi/AP Photo
Um tribunal na Itália suspendeu nesta quarta-feira (14) uma medida que proibia a entrada do navio espanhol Open Arms – embarcação de resgate de migrantes no Mediterrâneo – em águas italianas.
A embarcação passou 150 dias no mar com cerca de 150 migrantes a bordo, segundo o jornal italiano "Corriere della Sera". Assim, o barco deve chegar ainda nesta quarta ao porto de Lampedusa, ilha da Itália no sul do Mediterrâneo.
Na decisão, o tribunal entendeu que a proibição violava leis internacionais diante da "excepcionalmente grave e urgente situação gerada pela longa espera dos migrantes na embarcação".
Matteo Salvini durante sessão parlamentar no dia 5 de agosto de 2019
Remo Casilli/Reuters
O ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, havia proibido que o navio adentrasse águas nacionais. Após a decisão do tribunal, o político prometeu recorrer e assinar nova proibição. "Cúmplice de traficantes de seres humanos eu nunca serei", disse.
Celebridades como o ator Richard Gere também pressionaram recentemente Salvini a voltar atrás da decisão, o que não ocorreu.
A questão migratória na Itália, inclusive, é uma das bandeiras de Salvini, que tenta dissolver o governo e convocar novas eleições após a quebra da coalizão entre o partido dele – A Liga – e o Movimento 5 Estrelas.
O navio humanitário Sea-Watch, carregando 42 migrantes, navega próximo à ilha de Lampedusa, na Itália.
Guglielmo Mangiapane/Reuters
Em julho, a capitã do navio humanitário Sea-Watch, a alemã Carola Rackette, foi presa após a embarcação com 41 migrantes entrar em águas italianas mesmo com o veto de Salvini. A Justiça italiana a libertou em seguida, o que enfureceu o ministro do Interior.
O Open Arms também participou de outras operações em outros países. Em 2018, a embarcação levou 60 migrantes à Espanha após ser rejeitada na Itália.
ONU pede mais liberações
Imigrantes são resgatados de barco de madeira no Mar Mediterrâneo, perto da costa da Líbia, em agosto de 2018
Guglielmo Mangiapane/Reuters
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) pediu na terça-feira (13) que governos de países europeus permitam, imediatamente, a entrada de 500 pessoas resgatadas no Mediterrâneo e que ainda estão em navios no aguardo de liberações.
De acordo com o órgão, quase 600 pessoas morreram ou desapareceram no Mediterrâneo enquanto faziam a travessia entre a Líbia e a Itália.
A União Europeia também pede que os países integrantes do bloco tomem alguma atitude para receber esse fluxo. O órgão, entretanto, não tem poder para intervir.

Source: Tribunal da Itália suspende proibição de entrada de navio com migrantes resgatados
  • Visualizações 1.502 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)