Um palestino morre e 16 ficam feridos em nova operação israelense na Cisjordânia

Iniciado por noticias, 07, Setembro, 2022, 23:01

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Um palestino morre e 16 ficam feridos em nova operação israelense na Cisjordânia


   Tel Aviv alega que soldados se defendiam de multidão em ação de busca por autor de atentado na capital israelense em abril. Morte reascende conflitos do início do ano, quando 19 pessoas morreram em uma onda de ataques contra israelenses.  Homens carregam corpo de palestino morto em operação da polícia israelense, em 6 de setembro de 2022.
Majdi Mohammed/ Associated Press
Um palestino morreu e outros 16 ficaram feridos nesta terça-feira (6) em uma nova operação do Exército israelense em Jenin, na Cisjordânia ocupada. A ação pretendia destruir a residência do autor de um ataque fatal em abril em Tel Aviv, anunciou o Ministério palestino da Saúde.
Fontes médicas e das forças de segurança identificaram o homem assassinado como Mohamad Sabaaneh, que foi atingido por um tiro na cabeça.
"Um soldado atirou contra ele em seu jipe. Estávamos dormindo quando recebemos a ligação com a notícia de que estava gravemente ferido", disse à agência de notícias France Presse o pai da vítima, Musa Sabaaneh.
Durante a noite, o Exército israelense anunciou uma operação em Jenin para destruir a residência do autor de um atentado que deixou três mortos em 7 de abril em Tel Aviv.
O atentado foi executado por Raed Hazem, um palestino "sem vínculo conhecido" com algum grupo armado, segundo o serviço de inteligência de Israel, e que foi morto pela polícia após uma perseguição pelas ruas de Tel Aviv.
Sua família recorreu à Suprema Corte de Israel para impedir a demolição da casa, mas a apelação foi rejeitada no final de maio, segundo o exército.
Na operação desta terça-feira, o Exército israelense alegou que enfrentou um "distúrbios violentos".
"Os manifestantes queimaram pneus, atiraram pedras, coquetéis molotov e artefatos explosivos contra as forças israelenses", indicou o exército em um comunicado. A nota afirma ainda que os soldados "responderam com meios de dispersão de distúrbios" e que várias pessoas foram "atingidas" por tiros. Nenhum soldado ficou ferido no incidente.
De meados de março até o início de maio, 19 pessoas morreram em uma onda de ataques contra israelenses, em particular na região de Tel Aviv.
Alguns ataques foram executados por árabes-israelenses ligados ao grupo Estado Islâmico (EI) e outros por palestinos, alguns deles procedentes de Jenin, reduto das facções armadas no norte da Cisjordânia.
Leia também:
Pela primeira vez em cinco anos, Hamas executa cinco palestinos em Gaza, dois deles por 'colaboração' com Israel
Israel admite que repórter da Al Jazeera provavelmente foi morta por suas forças

Source: Um palestino morre e 16 ficam feridos em nova operação israelense na Cisjordânia
  • Visualizações 769 
  • LEIA SEMPRE AQUI!
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)