Você viu? 1ª vacina contra Covid é aprovada, pandemia avança, terror em SC e no PA e alta do PIB

Iniciado por noticias, 05, Dezembro, 2020, 09:01

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Você viu? 1ª vacina contra Covid é aprovada, pandemia avança, terror em SC e no PA e alta do PIB

Leia seleção de reportagens publicadas no G1 com as notícias de 30 de novembro a 4 de dezembro. Reino Unido aprova vacina contra Covid. No Brasil, Doria diz que vacinação em SP começa em janeiro; estado recua no plano de flexibilização econômica. País tem a maior média móvel de casos desde o fim de agosto. À espera da imunização, mundo passa de 1,5 milhão de mortes pelo coronavírus. PIB cresce 7,7%, mas não compensa perdas da pandemia. Conta de luz e gás de cozinha passam a pesar mais no bolso do brasileiro. Ônibus cai de viaduto e deixa 16 mortos em MG. Moradores de Criciúma (SC) vivem noite de terror com assalto a banco. Covas é reeleito em São Paulo; Paes vence Crivella no Rio; veja a lista completa dos eleitos e a análise dos resultados das eleições municipais de 2020. Apresentadora Fátima Bernardes afirma que vai passar por cirurgia após diagnóstico de câncer de útero. E mais: confira os clipes mais vistos no Brasil este ano e os vídeos que viralizaram na semana.
Corrida pela imunização
VÍDEO: Vacina da Pfizer é aprovada no Reino Unido e imunização começa na próxima semana
Uma das notícias mais promissoras de 2020 veio do Reino Unido que, na quarta-feira (2), aprovou a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech e anunciou que prevê iniciar a vacinação na próxima semana. Um primeiro lote com 10 milhões de doses será disponibilizado pelo NHS, o serviço público de saúde britânico. A primeira remessa do imunizante já chegou ao país.
Na terça-feira (1º), as farmacêuticas Pfizer e Moderna pediram autorização para uso de sua vacina na Europa. As decisões devem sair até 29 de dezembro e 12 de janeiro, respectivamente.
WEBSTORIES: entenda como funciona a vacina da Pfizer contra a Covid-19
Na quarta também, a Rússia já havia anunciado a imunização de equipes de saúde com a vacina Sputnik V e, ao mesmo tempo, da população como um todo. A prefeitura de Moscou disse na quinta-feira (3) que vai começar a vacinação contra a Covid-19 neste sábado (5). Professores, médicos e assistentes sociais serão os primeiros a serem imunizados. De acordo com um anúncio feito pelos russos, eles já vacinaram mais de 100 mil pessoas contra a Covid-19 e pretendem imunizar 2 milhões até o fim deste mês.
Veja aqui o que se sabe sobre os planos de cada país
VÍDEO: Entenda o plano de vacinação contra Covid-19 proposto pelo Ministério da Saúde
No Brasil, ainda não há previsão para o início da aplicação das vacinas. No dia 1° de dezembro, o Ministério da Saúde divulgou os primeiros pontos da estratégia "preliminar" para a vacinação da população contra a doença. De acordo com a pasta, o plano será dividido em quatro etapas de vacinação. Entenda os detalhes na reportagem.
Quatro vacinas estão na fase 3 de testes em humanos no país e, caso precisem, poderão pedir uso emergencial à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). São elas:
AstraZeneca + Universidade de Oxford: 70% de eficácia, com uma variação de 62% a 90% de acordo com a dose aplicada
CoronaVac: ainda sem a taxa de eficácia divulgada
Pfizer + BioNTech: 95% de eficácia e mais de 94% eficaz em idosos acima de 65 anos, segundo dados preliminares da fase 3
Janssen: ainda sem a taxa de eficácia divulgada
Todos esses imunizantes são destinados às pessoas com mais de 18 anos, exceto o da Pfizer, que pode ser aplicado já em pacientes a partir dos 16 anos. As farmacêuticas responsáveis já entraram com o pedido de submissão contínua junto à Anvisa – processo utilizado pela reguladora para ir recebendo os documentos aos poucos e garantir mais agilidade na aprovação.
O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou na quinta-feira (3) que a vacina CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, será aplicada na população paulista em janeiro de 2021.
"Em São Paulo, de forma responsável, seguindo a lei, no próximo mês de janeiro, cumprindo o protocolo com a Anvisa e obedecendo aos princípios de proteção à vida, nós vamos iniciar a imunização dos brasileiros de São Paulo. Não vamos aguardar março", disse Doria.
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, reforçou a fala de Doria e disse que a CoronaVac deve estar disponível para ser aplicada na população em janeiro do próximo ano.
Vacina da Moderna gera pelo menos 3 meses de imunidade após segunda dose
Senado aprova MP que destina R$ 1,99 bilhão para 'vacina de Oxford'
STF adia julgamento sobre plano de vacinação no Brasil
Panorama Covid
Praia cheia RJ
Marcos Serra Lima/G1
Depois de chegar a 1,30, a taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil caiu para 1,02, apontou o monitoramento do Imperial College de Londres, no Reino Unido. Isso significa que cada 100 pessoas infectadas no país transmitem o vírus para outras 102. A atualização da estimativa foi divulgada na terça-feira (1º) e considera dados coletados até a segunda-feira (30). Mais de 6,4 milhões de brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com mais de 175 mil óbitos. O país tem a maior média móvel de casos desde o fim de agosto.  
Uma nota técnica divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz afirmou que a cidade do Rio de Janeiro está perto de um colapso no sistema de saúde. De acordo com o estudo, uma das preocupações é o aumento no número de infecções perto das festas de fim de ano. Segundo cálculos da Fiocruz, o estado do Rio de Janeiro tem a maior taxa de mortalidade de coronavírus do Brasil.
O Assunto: Rio de novo em colapso pela Covid
Para conter o vírus, o governo de São Paulo colocou todo o estado na fase amarela do plano de flexibilização econômica. Lojas, shoppings, bares, restaurantes e academias da capital paulista voltaram a reduzir o horário de atendimento e a capacidade de público. João Doria anunciou o recuo na segunda (30) e prorrogou a quarentena no estado até o dia 4 de janeiro.
Brasil precisa levar o aumento de casos de Covid-19 a sério, alerta OMS
Especialistas e entidades recomendam festas virtuais para Natal e Ano Novo
BH proíbe consumo de álcool em bares e restaurantes
📌 No mundo
O mundo registrou mais de 1,5 milhão de mortes causadas pelo novo coronavírus, apontou um levantamento da universidade americana Johns Hopkins. Na quarta-feira (2), os EUA bateram recordes de internações e registraram 2.804 mortes no mesmo dia. O Brasil é o segundo país com mais óbitos e o terceiro em número de casos.
Itália proíbe viagens no Natal e Ano Novo para conter nova onda
Coreia do Sul pede à população que cancele festas de fim de ano após aumento nos casos
Os melhores e os piores países para se estar na pandemia
Terror em Santa Catarina
VÍDEO: Imagens mostram momento de tiroteio em Criciúma, SC
Os moradores da cidade de Criciúma, em Santa Catarina, viveram momentos de pânico na segunda-feira (30). Um grupo fortemente armado com cerca de 30 pessoas encapuzadas assaltaram a agência do Banco do Brasil na região central. A ação durou 1 hora e 45 minutos. Pessoas foram feitas reféns e cercadas por criminosos. Houve bloqueios e barreiras para conter a chegada da polícia. Um PM e um vigilante ficaram feridos. Ninguém morreu. (Veja no vídeo acima).
Quadrilha usou reféns para bloquear ruas em Criciúma e bloquear a aproximação da polícia
Reprodução / TV Globo
Os criminosos fugiram, e parte do dinheiro ficou espalhada pelas ruas. O valor levado e abandonado não foi informado. Até o início da tarde de quinta-feira (3), ao menos R$ 1 milhão havia sido recuperado. Um dos presos pela Polícia Civil pelo assalto pertence ao Primeiro Comando da Capital (PCC), uma facção que atua dentro e fora de presídios de São Paulo. Ele teria participado da tentativa de fuga de um dos chefes da facção, conhecido como Marcola. A polícia não informou o nome do suposto integrante de facção, nem qual seria a tentativa de resgate que ele participou, mas o G1 apurou ser Márcio Geraldo Alves Ferreira, conhecido como Buda. Leia na reportagem.
CRONOLOGIA: entenda como ataque aconteceu
FOTOS: imagens mostram rastro de violência do ataque
PF investiga lavagem de dinheiro e atuação de facção em mais casos
'Foi apavorante', diz morador após tiroteio
Assalto no Pará
VÍDEO: Entenda madrugada de tiroteios e assaltos que deixou moradores em pânico, em Cametá
A cidade de Cametá, no Pará, também esteve sob a mira de criminosos esta semana. Uma quadrilha com cerca de 10 criminosos tomou as ruas da cidade e assaltou uma agência do Banco do Brasil, assim como em Criciúma, em Santa Catarina, no início da semana. A ação dos criminosos aconteceu na madrugada desta quarta-feira (2). Uma pessoa feita refém morreu.
Moradores relataram, em redes sociais, uma noite de terror. Segundo o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), a quadrilha errou o cofre e não levou nada do banco.
VÍDEO: Veja as semelhanças entre as ações em Criciúma e Cametá
FOTOS: Veja imagens do ataque a banco em Cametá, no Pará
Relembre ataques a bancos pelo Brasil em 2020
Acidente em Minas Gerais
Ônibus cai de viaduto em João Monlevade, Minas Gerais
Um ônibus caiu de um viaduto no km 350 da BR-381, na cidade de João Monlevade (MG), na sexta-feira (4). Ao menos 16 pessoas morreram, de acordo com os bombeiros, e pelo menos 27 ficaram feridas. Veículo despencou de altura de 15 metros e tem placa de Alagoas.
Governador lamenta mortes: 'Estarrecido'
Economia 📈
VÍDEO: Após maior tombo da história, PIB do Brasil cresce 7,7% no 3º trimestre
O Produto Interno Bruto do Brasil cresceu 7,7% no 3º trimestre, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, confirmando a saída do país da chamada "recessão técnica", segundo dados divulgados na quinta-feira (3) pelo IBGE. Com o resultado, a economia reverteu parte das perdas com a pandemia, mas a alta foi insuficiente para compensar o colapso do PIB no 1º trimestre (-1,5%) e no 2º trimestre (-9,6%), que mergulhou o país em uma nova crise e provocou um desemprego recorde.
PIBinho com cara de PIBão: 5 pontos para entender o ritmo de recuperação da economia
Veja atividades que retomaram nível pré-pandemia e as que ainda acumulam perdas
Com fim do auxílio emergencial e piora fiscal, país lida com incertezas para 2021
Luz e gás mais caros 💰
A conta de luz e o gás de cozinha começaram a pesar mais no bolso do brasileiro. A Petrobras aumentou em 5% o preço médio do GLP. Com o reajuste, o botijão de 13 kg passa a acumular no ano alta média de 21,9%. Já a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu que a conta de luz terá cobrança extra em dezembro.
📌 Eleições 2020
Eleições 2020 - domingo (29) - Ribeirão Preto (SP): eleitor assina livro de votação antes de seguir para urna
Érico Andrade/G1
Como resultado das eleições municipais de 2020, os partidos do Centrão — a base política do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Câmara dos Deputados — vão comandar quase metade dos municípios brasileiros. As urnas também mostraram o enfraquecimento do PT e de candidatos apoiados pelo presidente. Além disso, as câmaras municipais ganharam mais diversidade, com a eleição de mais parlamentares negros, mulheres e pessoas trans.
Prefeitos eleitos no 2º turno; FRASES
Pandemia, falta de engajamento e baixo índice de cadastramento biométrico: as hipóteses para as abstenções nas eleições
Polícia identifica autor de ofensas racistas à prefeita eleita em Bauru (SP)
'Em foco com Andréia Sadi' entrevista os prefeitos eleitos Eduardo Paes e Bruno Covas
Eleição em números: o que as urnas revelaram com o fim do 2º turno
Com eleição adiada, Macapá inicia dezembro como única capital sem conhecer o novo prefeito
Transição na Casa Branca
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante entrevista coletiva sobre coronavírus, ao lado do promotor-geral William Barr, e da coordenadora da Casa Branca à resposta ao coronavírus, Debbie Birx, em Washington, na segunda-feira (23)
Reuters/Jonathan Ernst
O procurador-geral e Secretário de Justiça dos Estados Unidos, William Barr, afirmou na terça-feira (1º) que não há qualquer indício de fraude capaz de mudar o resultado das eleições americanas, vencidas pelo democrata Joe Biden, que deve tomar posse no dia 20 de janeiro de 2021.
"Até agora, não vimos fraude em uma escala que poderia ter dado um resultado diferente na eleição", disse Barr em entrevista à agência Associated Press.
A declaração é mais um reforço às tentativas do presidente Donald Trump em reverter a derrota. Em resposta, a equipe legal de Trump rechaçou a visão de Barr e disse que o secretário não investigou as denúncias de fraude. "Vamos continuar perseguindo a verdade pelo sistema judiciário e legislativo dos estados", afirma a nota afirmada pelos advogados Rudy Giuliani e Jenna Ellis.
Trump indica candidatura em 2024 para tentar voltar à Casa Branca
Na quinta-feira (3), Joe Biden afirmou que ele e a vice Kamala Harris vão assegurar uma distribuição "igualitária, eficiente e livre de custos" da vacina contra o novo coronavírus. Em mensagem nas redes sociais, o democrata disse que isso será feito quando um imunizante estiver pronto e for aprovado pelas autoridades regulatórias.
Montagem mostra os ex-presidentes dos Estados Unidos Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton
Reuters; Casa Branca; Jason DeCrow/Hult Prize Foundation via AP Images
E na campanha pró-vacinação, os ex-presidentes dos EUA, Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton se ofereceram para promover a vacina contra a Covid-19 no país assim que uma imunizante for aprovada pela agência sanitária norte-americana, a FDA.
"Eu vou tomar, e talvez tome na TV ou filme a injeção para mostrar às pessoas que eu confio na ciência", disse Obama em entrevista à rádio SiriusXM, nesta quinta-feira (3). "A única coisa na qual eu não confio é em pegar Covid."
Política
Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal, a Procuradoria-Geral da República defendeu que o presidente Jair Bolsonaro tem o direito de desistir do próprio depoimento no inquérito que apura suposta tentativa de interferência na Polícia Federal.
Internacional 🌐
Por videoconferência, Bolsonaro teve a 1ª reunião com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, na segunda (30). O encontro aconteceu quase um ano após o início do governo de Fernández. Os dois líderes têm uma relação marcada por hostilidades. Fernandéz celebrou o encontro por, segundo ele, dar ao Mercosul o "impulso" que o bloco sul-americano necessita.
Tecnologia
O bitcoin saltou na segunda-feira (30) para um novo recorde histórico, atingindo a cotação de US$ 19.864, com alta de 9,2% em seu melhor momento do dia, segundo a Reuters. O recorde anterior da criptomoeda era de US$ 19.666, alcançado em dezembro de 2017. No ano, a moeda virtual acumula valorização de mais de 170%.
Bitcoin: entenda o que é
Floresta devastada
A área desmatada na Amazônia é a maior desde 2008. Foram 11.088 km² de floresta devastada entre agosto de 2019 e julho de 2020, de acordo com números oficiais do governo federal divulgados na segunda-feira (30) pelo Inpe. Segundo o instituto, trata-se de um aumento de 9,5% em relação ao período anterior (agosto de 2018 a julho de 2019), que registrou 10.129 km² de área desmatada.
O número mostra que a gestão do presidente Jair Bolsonaro e do ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles não conseguiu cumprir a intenção anunciada no ano passado. Sem citar meta, Salles disse que pretendia eliminar o desmate ilegal com o estabelecimento de "estratégias". Na terça-feira (1º), ao comentar o aumento do desmatamento na Amazônia, o vice-presidente Hamilton Mourão disse que o resultado poderia ter sido "pior ainda".
"Vamos dizer o seguinte: foi menos pior. Essa é a realidade. Podia ser pior ainda", disse o vice-presidente a jornalistas ao chegar ao Palácio do Planalto.
"A expectativa que nós tínhamos — inclusive já tinha até sido publicada — é que ia dar 20% acima do ano passado. Então, deu 9,5%", explicou.
Pará concentra quase metade de todo o desmatamento da Amazônia
Alta não é 'surpresa' diante do desmonte das políticas ambientais, dizem entidades
Chuva forte em SP
Queda de árvore em São Paulo
Reprodução/GloboNews
Na terça-feira (1º), uma chuva forte em São Paulo provocou alagamentos e quedas de árvores em diversos pontos da cidade. Uma delas atingiu um carro na Vila Mariana, na Zona Sul da capital, causando a morte da motorista.
Uma equipe da TV Globo flagrou um motoboy pedindo socorro após ficar preso embaixo de uma árvore que caiu na Avenida 23 de Maio. (Veja no vídeo abaixo).
Vídeo mostra motoboy pedindo socorro após queda de árvore em meio à chuva forte em SP
Reinaldo Silva disse à TV Globo que estava passando pela via quando a chuva aumentou muito e ele não percebeu o momento da queda da árvore.
Sobe o som 🔊
Marília Mendonça
Divulgação
Se sertanejo é o seu estilo musical, saiba que a música "Graveto", da cantora Marília Mendonça, embalou o ano de muitos brasileiros. O clipe ganhou a posição de mais visto no Youtube Brasil em 2020 e acumula mais de 230 milhões de visualizações na plataforma. Veja aqui a lista completa do ranking.
Marília Mendonça também esteve em primeiro lugar nas lives mais assistidas da plataforma, ficando na frente de Andrea Bocelli e da banda sul-coreana BTS. Aliás, oito das dez lives mais vistas em 2020 são brasileiras. Confira o top 10.
Marília Mendonça relata crise de ansiedade: 'Não consegui me concentrar em nada'
Viralizou
Um homem de 62 anos foi encontrado agarrado ao casco de seu barco naufragado há um dia na costa da Flórida, nos Estados Unidos. Stuart Bee partiu no domingo da Marina de Cape para navegar e não retornou para casa no final do dia. Os familiares registraram o desaparecimento dele, que foi encontrado no domingo (27) pela tripulação de um navio de carga. (Veja as imagens do resgate abaixo).
Initial plugin text
Apoio nas redes
Elliot Page em cena de 'The Umbrella Academy'
Divulgação
Elliot Page, artista de "The Umbrella Academy" e "Juno" antigamente conhecido como Ellen Page, usou seu Twitter para anunciar que é transgênero.
"Oi, amigos. Gostaria de compartilhar com vocês que sou trans, meus pronomes são ele/they (pronome neutro) e meu nome é Elliot", escreveu em um longo texto publicado na rede social na terça-feira (1°).
A publicação tomou as redes sociais ao redor do mundo e Elliot recebeu suporte após o relato. Mark Ruffalo, Ellen DeGeneres, Anna Kendrick e Jonathan Torrens foram alguns dos famosos que manifestaram apoio. Leia o texto postado na íntegra.
Fátima Bernardes nos bastidores do 'Encontro'
Fabiano Battaglin/Gshow
No dia seguinte, a apresentadora Fátima Bernardes revelou em seu perfil do Instagram que foi diagnosticada com câncer de útero em estágio inicial e, por isso, irá se afastar por uns dias do programa "Encontro". Segundo a publicação, Fátima conta que irá passar por uma cirurgia. Amigos e o namorado da jornalista usaram as redes sociais para enviar mensagens de apoio. Com 58 anos, a apresentadora e jornalista foi âncora do "Jornal Nacional" por 14 anos até 2012, quando assumiu o comando do "Encontro com Fátima Bernardes".
Dica da semana 🎬
Assista ao trailer do documentário 'Cercados'
O documentário "Cercados" estreou no Globoplay na quinta-feira (3) e faz um registro da história e dos bastidores da cobertura do novo coronavírus através do olhar da imprensa. Cemitérios, hospitais cheios, a portaria do Palácio da Alvorada e reuniões de pauta dos principais veículos de imprensa do Brasil são mostrados em quase duas horas de filme. Assista ao trailer acima.
E esta semana, o Globoplay recebeu o prêmio Caboré como melhor veículo de comunicação - plataforma de mídia. A premiação é um reconhecimento dos profissionais e empresas de comunicação, marketing e mídia que mais se destacaram ao longo de 2020. Esta é a 41ª edição.

Source: Você viu? 1ª vacina contra Covid é aprovada, pandemia avança, terror em SC e no PA e alta do PIB
  • Visualizações 656 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




 

Tópicos semelhantes (5)