Você viu? Novo ministro, avanço da pandemia, volta do auxílio emergencial, Selic, troca no BB e os indicados ao Oscar

Iniciado por noticias, 22, Março, 2021, 21:01

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Você viu? Novo ministro, avanço da pandemia, volta do auxílio emergencial, Selic, troca no BB e os indicados ao Oscar

Leia seleção de reportagens publicadas no G1 com as notícias de 15 a 19 de março. No pior momento da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro anuncia o 4º ministro da Saúde: o médico Marcelo Queiroga. Brasil bate a marca de 15 mil mortes em uma semana pela primeira vez, e março já é o mês mais letal da pandemia: foram 35,5 mil óbitos em 19 dias. Aos 58 anos, o senador Major Olimpio tem morte cerebral após dias internado com Covid. Governo envia ao Congresso a MP da nova rodada do auxílio emergencial. No caso das "rachadinhas", STJ rejeita recurso de Flávio Bolsonaro e mantém validade de dados do Coaf. Ministros concedem liberdade a Fabrício Queiroz. Banco Central eleva a taxa básica de juros de 2% para 2,75% ao ano. O presidente do Banco do Brasil, André Brandão, renuncia ao cargo; assume Fausto de Andrade Ribeiro. E o Oscar 2021 anuncia os indicados da premiação.
Pandemia sem controle
Vítima da Covid é enterrada no cemitério Belém Novo, em Porto Alegre
Diego Vara/Reuters
O Brasil registrou 2.730 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou na sexta-feira (19) 290.525 óbitos. Com isso, a média móvel de óbitos no país nos últimos 7 dias chegou a 2.178, mais um recorde. Pela primeira vez, o país bateu a marca de 15 mil mortes em uma semana. Em casos confirmados, 11.877.009 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus.
Mesmo antes de terminar, março já é o mês mais letal da pandemia no país: foram 35,5 mil óbitos em 19 dias. Todos os estados do Sul já têm recordes de mortes pela doença, segundo as secretarias de Saúde. A região enfrenta colapso no atendimento de pacientes. No Norte, Rondônia passa pelo período mais crítico da crise sanitária. SP e MG também bateram recordes no número de mortes registradas em um dia. Na maioria dos estados e nas grandes cidades, o sistema de saúde está sobrecarregado e há filas de pacientes à espera de uma vaga de UTI.
Ministério Público pede ao TCU para trocar Bolsonaro por Mourão na gestão da Covid
Opas volta a dizer que situação no Brasil é 'alerta' ao mundo
Oxigênio está quase no fim em 78 cidades do país, mostra levantamento
Medidas em meio ao caos
'Este é o momento de ficar em casa', alerta Eduardo Paes
A Prefeitura de São Paulo antecipou cinco feriados (veja calendário) para tentar aumentar o isolamento social. A gestão municipal também alterou o horário de rodízio de carros na cidade. Já no Rio, o prefeito Eduardo Paes (DEM) disse que, para além do fechamento das praias — anunciado na sexta-feira (19) —, vai "aumentar bastante as restrições na cidade na semana que vem". Ele não detalhou quais medidas tomará.
Apesar do momento grave que o país vive, o presidente Jair Bolsonaro acionou o STF para derrubar os decretos dos governos do Distrito Federal, da Bahia e do Rio Grande do Sul que determinaram restrições de circulação de pessoas para conter a transmissão da Covid.
MP de SP propõe que Gabigol pague 100 salários mínimos para não ser processado por descumprir quarentena
Volkswagen suspenderá produção no Brasil por agravamento da pandemia
Troca no Ministério
Novo ministro da saúde pede que brasileiros usem máscara e evitem aglomeração
O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcelo Queiroga, será o quarto ministro da Saúde desde o começo da pandemia, há um ano. O presidente Jair Bolsonaro escolheu o médico para substituir o general Eduardo Pazuello.
Queiroga disse que vai dar continuidade à política de saúde do presidente Jair Bolsonaro, mas fez recomendações frequentemente ignoradas pelo presidente. Na quarta (17), ele pediu aos brasileiros que usem máscara e evitem aglomeração.
Antes de se reunir com Queiroga, o presidente conversou com a cardiologista Ludhmila Hajjar, que recusou o convite para o comando da pasta. Em entrevista à GloboNews, ela disse que não havia "convergência técnica" entre ela e o governo, e definiu o atual momento do Brasil na pandemia como "bastante sombrio". A médica contou que foi alvo de ataques das redes bolsonaristas e que tentaram invadir o hotel onde ela estava hospedada em Brasília.
Gerson Camarotti: Bolsonaro continuará como verdadeiro ministro
Líder do governo cita vacinados e mortes por milhão e diz que situação do país é 'até confortável'
Ana Flor: cresce a incerteza sobre gestão da pandemia
Vítimas da Covid
Senador Major Olimpio, vítima da Covid, tem morte cerebral
Aos 58 anos, o senador Major Olimpio (PSL) teve morte cerebral confirmada pelos médicos. O parlamentar estava internado em São Paulo desde 3 de março com Covid-19. Ele é o terceiro senador vítima da doença. Antes, morreram Arolde de Oliveira (PSD-RJ), aos 83 anos, e José Maranhão (MDB-PB), 87.  
A morte do senador repercutiu em Brasília. Parlamentares e várias autoridades se manifestaram. Rodrigo Pacheco determinou luto no Senado por 24 horas. Já na Câmara, o presidente Arthur Lira decidiu restringir por duas semanas a circulação de parlamentares e funcionários no plenário, nas comissões e nas dependências da Casa.
Relembre a carreira de Major Olimpio, que na eleição de 2018 apoiou a candidatura de Jair Bolsonaro, mas acabou se afastando do governo após a saída do ex-ministro da Justiça Sergio Moro.
Ex-governador de Goiás morre de Covid-19 após 3 dias à espera de vaga em UTI
Jovem de 22 anos é a 1ª pessoa a morrer à espera de leito de UTI em SP
Vacinação 💉
Um frasco da vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19
Francois Mori/AP/Arquivo
O governo federal assinou contratos com as farmacêuticas Janssen (do grupo Johnson & Johnson) e Pfizer que preveem, ao todo, a entrega de 138 milhões de doses de vacinas contra a Covid. Desse total, 100 milhões de doses serão da Pfizer, e 38 milhões da Janssen. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que está de saída do cargo, já havia anunciado nos últimos dias que o governo estava prestes a assinar os acordos.
Governadores do Nordeste anunciam compra de 37 milhões de doses da Sputnik V
EUA pressionaram Brasil a não comprar a Sputnik V
Brasil aplicou ao menos uma dose de vacina em mais de 11,4 milhões
CoronaVac
O Instituto Butantan entregou, na sexta-feira (19), mais 2 milhões de doses da vacina CoronaVac ao Ministério da Saúde. Com a nova remessa, o instituto totaliza 7,3 milhões de doses enviadas na semana.
Oxford/AstraZeneca
Também na quarta (17), o ministério recebeu as primeiras doses da vacina Oxford/AstraZeneca fabricadas no Brasil, produzidas em Bio-Manguinhos, com matéria-prima importada da China. A Fiocruz entregou 500 mil doses.
Brasil receberá 1 milhão de doses da Covax Facility
Estudo preliminar: vacinas de Oxford e da Pfizer funcionam contra variante brasileira
Apesar das novas entregas, no meio da semana várias cidades brasileiras sofreram com a falta de vacinas. Capitais como Rio Branco, Rio de Janeiro, João Pessoa, Macapá e Aracaju tiveram que interromper a vacinação.  
Após vacina, mortes por Covid acima de 90 anos caem 34% no Rio
Mortes de idosos entre 85 e 89 anos por Covid-19 caem 51% na cidade de SP
Chilenas mostram seus cartões de vacinação atualizados após receberem a 2ª dose da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 do laboratório Sinovac
Esteban Felix/AP
Mundo 🌎
O mundo ultrapassou a marca de 400 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas, apontam dados do Our World in Data. Os países que mais se destacam são Estados Unidos, Israel e Chile.
EUA aplicam 100 milhões de doses de vacina e atingem meta de Biden
Pesquisa Datafolha
54% reprovam desempenho de Bolsonaro na pandemia; 22% aprovam
79% dos brasileiros acham que pandemia está fora de controle e 82% temem ser contaminados
71% dos brasileiros apoiam restrição do comércio e serviços; 28% são contrários
Auxílio emergencial 💰
O governo federal enviou ao Congresso a medida provisória com as regras para o pagamento da nova rodada do auxílio emergencial — viabilizada com a promulgação da PEC Emergencial. A MP é assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e, segundo o governo, permitirá que 45,6 milhões de famílias sejam contempladas. O pagamento será feito em quatro parcelas a partir de abril, e o valor pode variar de R$ 150 a R$ 375; saiba detalhes.  
SP zera imposto do leite, reduz ICMS da carne e prorroga suspensão de corte de gás e água
Taxa Selic 📈
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou, na quarta-feira (17), a taxa básica de juros da economia em 0,75 ponto percentual. Com isso, a Selic passou de 2% para 2,75% ao ano. Este foi o primeiro aumento desde 2015. O mercado prevê novo ciclo de alta e estima taxa em 4,5% ao ano no fim de 2021.
Governo mantém estimativa para aumento do PIB em 3,2%, mas prevê inflação mais alta em 2021
Após 6 altas, Petrobras reduz preço da gasolina pela 1ª vez no ano
Banco do Brasil
O presidente do Banco do Brasil, André Brandão, pediu renúncia do cargo. A informação foi divulgada na quinta-feira (18). Indicado pelo Ministério da Economia, ele assumiu o banco em setembro de 2020. Em janeiro de 2021, a instituição anunciou o fechamento de agências e dois Programas de Demissão Voluntária, o que desagradou o presidente Jair Bolsonaro. Ainda na quinta, a pasta da Economia indicou o atual diretor da BB Administradora de Consórcios, Fausto de Andrade, para o lugar de Brandão.  
Quem é Fausto de Andrade Ribeiro
Análise: troca no Banco do Brasil põe em xeque agenda liberal
Caso das 'rachadinhas'
'Rachadinhas': 5ª Turma do STJ julga legais relatórios usados na investigação de Flávio Bolsonaro
Por 3 votos a 2, na terça-feira (16) a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça considerou legal o compartilhamento com o Ministério Público do Rio de Janeiro dos relatórios produzidos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e usados nas investigações do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no caso das "rachadinhas". Os ministros rejeitaram recurso da defesa, que apontou irregularidades na comunicação ao MP de movimentações financeiras "atípicas" no gabinete do senador. Com a decisão, as investigações não terão que voltar à estaca zero. Entenda.
PGR recorre de decisão do STJ que anulou quebra de sigilo de Flávio Bolsonaro
VÍDEO: Queiroz e a mulher, Márcia, deixam a Seap após retirarem tornozeleiras eletrônicas
Também na terça, o STJ concedeu liberdade a Fabrício Queiroz e à mulher dele, Márcia. Alvo de investigações sobre "rachadinhas", o ex-assessor de Flávio Bolsonaro (Republicanos) na Alerj foi preso em 2020. Na sexta (19), o casal esteve na sede da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), no Rio de Janeiro, para a retirada das tornozeleiras eletrônicas. Isso depois que o ministro Gilmar Mendes encerrou, na quarta (17), a tramitação no STF de um recurso da defesa que pedia a libertação de Queiroz.
Youtuber intimado
Liminar suspende investigação contra Felipe Neto por acusações contra Bolsonaro
Uma liminar na Justiça do Rio suspendeu a investigação da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática contra o youtuber Felipe Neto, que tinha depoimento marcado por chamar o presidente  Jair Bolsonaro de "genocida", no contexto da gestão federal em relação à pandemia.
O influenciador classificou a intimação como "clara tentativa de silenciamento" por intimidação. O delegado Paulo Sartori disse que o pedido partiu do vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente. Sartori já havia indiciado o youtuber por corrupção de menores.
Grupo é preso por estender faixa de protesto contra Bolsonaro em Brasília
Ameaça a Lula
Lula foi ameaçado por homem que gravou vídeo com arma
Amanda Perobelli/Reuters e Reprodução/Redes sociais
Uma equipe especializada da Polícia Civil ouviu o homem que gravou um vídeo ameaçando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, com uma arma. Identificado no interior de SP, em Artur Nogueira, o empresário José Sabatini, de 70 anos, prestou depoimento na presença de seu advogado e acabou liberado em seguida. Ele responde por ameaça, incitação ao crime, calúnia, porte ilegal e disparo de arma de fogo. No vídeo postado em suas redes sociais no último sábado (13), o empresário aparece atirando contra alvos e depois xinga e ameaça Lula.  
Juiz de Curitiba mantém bloqueio de bens de Lula ao mandar processos da Lava Jato para o DF
Denúncias de assédio moral
Sérgio Camargo
Gabriela Biló/Estadão Conteúdo
O Ministério Público do Trabalho abriu uma investigação para apurar a denúncia de assédio moral supostamente praticado pelo presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, contra servidores do órgão. Segundo relatos entregues ao MPT, Camargo "estaria praticando perseguição ideológica".
Flordelis vai às lágrimas
VÍDEO: Flordelis chora e se diz inocente no Conselho de Ética da Câmara
A deputada Flordelis (PSD-RJ) se disse inocente e chorou ao fazer a própria defesa em uma reunião do Conselho de Ética da Câmara. A parlamentar negou as acusações de que tenha mandado matar o marido, o pastor Anderson do Carmo, e afirmou estar sofrendo uma "perseguição pública implacável". Flordelis responde pela acusação criminal na Justiça do Rio de Janeiro e, no Conselho de Ética, é alvo de uma representação por quebra de decoro que pode levar à cassação do mandato.
Vaticano
O Vaticano afirmou que padres e outras autoridades da Igreja Católica não podem abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo. E que se isso acontecer, elas não serão oficiais. De acordo com o texto da Congregação para a Doutrina da Fé, a norma teve o apoio do Papa Francisco.
Carne vegetal 🥬
Salsicha vegetal da empresa americana Beyond Meat
The Good Food Institute
Hambúrgueres, almôndegas, linguiça, nuggets e até bolinho de "siri": com plantas e grãos, o Brasil e o mundo têm produzido carnes vegetais que procuram se assemelhar à animal em sabor, cor e textura. Os consumidores "flexitarianos" estão impulsionando este mercado. Especialistas consultados pelo G1 dizem que um dos grandes desafios é tornar esses produtos mais baratos. Saiba mais.
Saiba por que a carne continua mais cara em 2021
Tecnologia
Usuários adultos não poderão enviar mensagens para menores da idade que não os seguem no Instagram
Divulgação/Instagram
O Instagram vai impedir que adultos enviem mensagens para adolescentes que não os seguem. Os jovens também receberão alertas quando o aplicativo detectar "comportamento suspeito" de perfis. As atualizações, que fazem parte dos novos recursos e políticas de segurança para menores de idade, estão valendo no mundo todo. Saiba mais.
Já o aplicativo de encontros Tinder anunciou que vai disponibilizar nos Estados Unidos uma nova ferramenta para verificar antecedentes criminais e históricos de abusos dos usuários da plataforma. As informações serão fornecidas pela Garbo, uma rede de verificação de antecedentes fundada por mulheres, sem fins lucrativos. O serviço coleta registros públicos e relatórios de violência ou abuso.
WhatsApp e Instagram voltam a funcionar após pane de 40 minutos
Megavazamento
 Megavazamento: o que se sabe e o que falta esclarecer
Um hacker de 24 anos foi preso em Uberlândia (MG) durante a Operação Deepwater. Segundo a Polícia Federal, ele é suspeito do maior vazamento de dados do Brasil, que expôs informações de 223 milhões de pessoas. A ação ainda cumpriu mais quatro mandados de busca e apreensão. Na casa do hacker, a PF apreendeu um computador e um celular. Marcos Roberto Correia da Silva, conhecido como Vandathegod, foi suspeito, em 2020, de invadir sistemas do Tribunal Superior Eleitoral e de ataque ao Senado. Em 2019, chegou a ser preso por invadir sites de entidades.
Oscar 2021 🎬
Na ordem, 'Meu pai', 'Minari', 'Nomadland', 'Os 7 de Chicago', 'Bela vingança', 'O som do silêncio', 'Mank' e 'Judas e o Messias negro' concorrem ao prêmio de melhor filme no Oscar 2021
Divulgação
Chegou aquela época do ano de começar as apostas para o bolão do Oscar. A principal premiação do cinema em Hollywood anunciou os indicados para a edição de 2021, que acontecerá em 25 de abril. Pela 1ª vez, duas mulheres concorrem à estatueta de melhor direção. Já o filme campeão de indicações foi "Mank"; veja a lista completa.
Ainda no mundo do cinema, Spike Lee será o primeiro negro a presidir o júri do Festival de Cannes. O cineasta americano é "um dos maiores diretores de sua geração", disse o comunicado oficial. Este ano, o evento, que costuma acontecer em maio, foi adiado para julho por causa da pandemia.
Perdeu algum episódio de O Assunto esta semana? Ouça o podcast

Source: Você viu? Novo ministro, avanço da pandemia, volta do auxílio emergencial, Selic, troca no BB e os indicados ao Oscar
  • Visualizações 609 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)