Você viu? Prisão na CPI e carta a Bolsonaro, pesquisa eleitoral, assassinato de presidente do Haiti e fortuna do brasileiro mais rico

Iniciado por noticias, 12, Julho, 2021, 21:20

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Você viu? Prisão na CPI e carta a Bolsonaro, pesquisa eleitoral, assassinato de presidente do Haiti e fortuna do brasileiro mais rico

Uma seleção de reportagens publicadas no G1 com as notícias de 5 a 9 de julho. Roberto Dias é preso durante depoimento à CPI da Covid, a carta da comissão à Bolsonaro e o suposto envolvimento do presidente nos esquemas de rachadinha. TSE reage às declarações de voto impresso. Datafolha aponta reprovação do governo. A variante Delta, a vacinação e a queda da média móvel de mortes no Brasil. André Mendonça é escolhido para o STF. Presidente do Haiti é assassinado. Homofobia mata brasileiro na Espanha, e mulher trans é brutalmente assassinada no Brasil. A fortuna do brasileiro mais rico. O 'Diabão' do litoral de SP.  Fim de semana tem 'Viúva Negra' e final da Eurocopa. Caso Evandro ganha novo capítulo. Luciano Szafir na UTI. Inflação e energia em alta. Plano de saúde individual fica mais barato.
Newsletter do G1: receba um resumo com as notícias do dia no seu e-mail
Prisão na CPI e carta a Bolsonaro
"Chame a polícia do Senado. O senhor está detido pela presidência da CPI."
O dono da frase acima é Omar Aziz, presidente da CPI da Covid, que acusou Roberto Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, de mentir durante seu depoimento -- o que caracteriza falso testemunho; entenda aqui. Dias foi convocado para dar explicações sobre as acusações de que teria pedido propina de US$ 1 por dose de vacina. No depoimento, ele negou ter participado da negociação da compra da vacina, ter pedido propina na oferta de doses da AstraZeneca e ter sido indicado pelo deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara. Dias foi preso pela Polícia Legislativa, mas foi solto após pagar fiança de R$ 1,1 mil.
VÍDEO: veja reação de Roberto Dias ao receber ordem de prisão
VALDO CRUZ: depoimento de Dias revela 'guerra de grupos' na Saúde
Nesta semana, a CPI da Covid também enviou uma carta ao presidente Jair Bolsonaro e cobrou que ele esclareça se é verdade que atribuiu a Ricardo Barros as suspeitas de irregularidades nas negociações para a compra da vacina Covaxin. Quem disse isso foi o deputado Luis Miranda, em depoimento dado à CPI duas semanas atrás. Na internet, Bolsonaro afirmou que não vai responder a carta: "Você sabe qual é a minha resposta, pessoal? Caguei. Caguei para a CPI. Não vou responder nada". Entenda suspeita de irregularidades na compra da Covaxin.
VÍDEO explica suspeita de irregularidade na compra da Covaxin
ENTENDA por que Bolsonaro é investigado no caso da vacina indiana
Ainda na CPI, a ex-gestora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Francieli Fantinato, que foi exonerada um dia antes de depor, listou durante depoimento entraves à vacinação no país, como a falta de doses e de campanha publicitária em defesa da imunização. Ela afirmou ter deixado o cargo após a "politização" que tomou conta do tema no governo e disse que Bolsonaro também prejudicou a vacinação com falas que colocam em dúvida a eficácia dos imunizantes.
Covaxin na mira da comissão
E no último depoimento da semana, o técnico de divisão da importação William Santana disse que notou uma série de erros nos documentos de compra da Covaxin. Ele teria pedido a correção do documento e recebido pelo menos três versões, que ainda apontavam inconsistências. Mesmo assim, a área de execução do contrato teria dado continuidade ao processo. A ala governista da comissão - incluindo Flavio Bolsonaro - refutou as datas de envio das versões no depoimento. Nos próximos dias, a CPI deve votar uma perícia na documentação, e ainda a convocação de Onyx Lorenzoni para comparar os documentos apresentados por ele e William Santana.
Entendendo o caso Covaxin: 4 pontos sobre a denúncia de irregularidades
Esquemas de rachadinha
As denúncias de corrupção no enfrentamento à pandemia não são as únicas pressões enfrentadas por Bolsonaro no governo. Áudios atribuídos a Andrea Siqueira Valle, ex-cunhada do presidente, indicam envolvimento direto de Jair Bolsonaro com esquemas de rachadinha (ouça aqui). Andrea afirma que o irmão André Siqueira Valle foi demitido do cargo de assessor do então deputado federal Jair Bolsonaro porque se recusou a repassar o valor definido. Ao blog de Gerson Camarotti , Renan Calheiros disse que vai abrir um requerimento para convocar Andrea à CPI.
Presidente subiu o tom
Simultaneamente à semana de apurações na CPI sobre a irregularidade compra de vacinas e as denúncias dos esquemas de rachadinha, Jair Bolsonaro subiu o tom e, novamente, colocou em dúvida os resultados das eleições – até mesmo as de 2018, no ano em que foi eleito. Ele chegou a dizer que ou haverá voto impresso em 2022 ou não terá eleição. Em resposta, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral Luis Roberto Barroso afirmou, em nota, que impedir as eleições viola a Constituição e configura crime de responsabilidade.
 Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional, também reagiu às declarações e disse que o Poder Legislativo não aceitará "retrocesso". As eleições, completou, são "inegociáveis".
📊 Pesquisa Datafolha
A pesquisa do instituto Datafolha divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo" na quinta e nesta sexta revela o maior índice de reprovação ao governo Bolsonaro desde a posse e uma rejeição alta ao presidente, que perde para Lula, Ciro e Doria num eventual 2º turno da eleição presidencial em 2022.
Veja os 10 principais pontos mostrados no levantamento
Variante delta e a vacinação no Brasil 💉💉
Na tentativa de reduzir os riscos de contágio da variante delta do coronavírus Sars-CoV-2,  ao menos 7 estados decidiram reduzir o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina AstraZeneca. O Ministério da Saúde recomenda o período de 12 semanas (3 meses), mas a bula do imunizante já prevê que "a segunda injeção pode ser administrada entre 4 e 12 semanas após a primeira".
ASTRAZENECA: veja que remédio tomar e qual evitar em caso de efeito colateral
A variante delta já circula pelo estado de São Paulo entre pessoas que não viajaram ao exterior. A mutação já é considerada predominante em ao menos mais quatro países além da Índia, onde ela foi descoberta: Reino Unido, Israel, México e Bélgica. Entenda como ela avança pelo mundo. No Brasil, especialistas alertam que é hora de prevenção. O sintoma mais comum é a dor de cabeça.
Apesar da corrida contra variantes, a vacinação segue lenta no Brasil: 13,9% dos brasileiros estavam completamente imunizados até a manhã de sexta-feira (9). A boa notícia fica por conta do Mato Grosso do Sul, que, na contramão da média do país, já tem mais de 24% de sua população vacinada. Outro dado positivo veio do Amazonas, que, pela 1ª vez desde o início da pandemia não registrou nenhuma morte por Covid em 24 horas.
G1 no Youtube: Olha o que os cientistas já fizeram pela gente
Números da pandemia
A média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou abaixo de 1.400 após 4 meses. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -19% e aponta tendência de queda. Os números de mortes estão em queda há pelo menos 13 dias seguidos. Desde o início da pandemia, o Brasil ultrapassou 531 mil vítimas da Covid.
Indicação ao STF
Com indicação anunciada publicamente por Jair Bolsonaro para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) aberta com a saída de Marco Aurélio Mello, André Mendonça participa do governo desde o início. Pós-graduado em direito pela Universidade de Brasília (UnB) e pastor na Igreja Presbiteriana Esperança, em Brasília, ele foi Advogado-Geral da União (AGU) de janeiro de 2019 a abril de 2020, quando foi nomeado ministro da Justiça. Em março de 2021, voltou a chefiar a AGU. Leia perfil.
Para chegar à Suprema Corte, Mendonça terá se submeter a uma sabatina no Senado. Em seguida, a indicação será votada no plenário. Marco Aurélio Mello deixa a Corte na próxima segunda-feira (12), após a aposentadoria dele ter sido publicada na edição desta sexta-feira do "Diário Oficial da União" (DOU).
Assassinato do presidente do Haiti
VÍDEO: presidente do Haiti é assassinado em ataque em casa
O presidente do Haiti, país mais pobre das Américas, Jovenel Moise foi morto em casa, num ataque a tiros. A primeira-dama, Martine Moise, também foi baleada e está hospitalizada. O primeiro-ministro interino disse que esse foi um "ato odioso, desumano e bárbaro". Assista ao tiroteio.
A Polícia Nacional haitiana informou que ao menos 28 pessoas participaram do crime, sendo que 20 foram presas e oito estão foragidas. Segundo as autoridades, dois dos envolvidos seriam cidadãos dos Estados Unidos com origem haitiana e 26 têm cidadania na Colômbia. O governo colombiano investiga se os presos nascidos no país sul-americano são reservistas do exército da Colômbia.
Conhecido como "homem da banana", Moise teve mais votos que 26 outros candidatos em um processo eleitoral de quase dois anos que foi marcado por acusações de fraude, desastres naturais e uma baixa presença de eleitores. Leia perfil.
Homofobia na Espanha e morte de trans no Brasil
O assassinato na Espanha de um jovem gay brasileiro causou comoção e protestos na Espanha. O auxiliar de enfermagem Samuel Luiz Muñiz tinha 24 anos e foi espancado até a morte por um grupo ao sair de uma boate. A amiga que o acompanhava e familiares falam em crime de homofobia. Segundo a imprensa local, os primeiros elementos da necrópsia apontam que Samuel morreu por um traumatismo cranioencefálico grave, causado por um chute na cabeça. A polícia espanhola prendeu quatro suspeitos de terem participado do crime. Outros dois adolescentes também foram apreendidos.
VÍDEO: Morte de jovem gay brasileiro na Espanha gera onda de protestos
E aqui no Brasil morreu a mulher trans que teve o corpo queimado por um adolescente no último dia 24, no Recife. Segundo boletim policial, Roberta da Silva morava na rua e foi atacada perto de um terminal de ônibus. O documento também informa que testemunhas relataram à PM que um homem estaria com a vítima em um barraco de lona e teria ateado fogo nela, tentando fugir em seguida. O adolescente foi encontrado logo depois e apreendido.
O brasileiro mais rico
Saiba quem é Eduardo Saverin, o brasileiro mais rico do mundo
US$ 19,4 bilhões: esta é a fortuna avaliada do brasileiro mais rico, valor que equivale a aproximadamente R$100 bilhões. Eduardo Saverin, de 39 anos, é cofundador do Facebook, foi criado nos EUA e hoje mora em Singapura. Com essa grana toda, ele está na 95ª posição no ranking das pessoas mais ricas do mundo. Veja o top 10 de brasileiros.  
Também por lá, de um jeito leve e descontraído, a gente conta os planos do bilionário Jeff Bezos fora do comando da Amazon e como uma declaração de amor escrita há 40 anos foi descoberta na parede de um escola de São Vicente. Já deu seu 👍 e ativou as notificações?
Folgas às quartas
Na Islândia, no Japão e na Nova Zelândia, uma jornada de 4 dias de trabalho (e sem redução salarial) já é uma realidade — geralmente, a folga acontece nas quartas. Seria possível implantar isso no Brasil? Aqui a lei prevê que a jornada seja de 8 horas diárias e 44 horas semanais, sendo que as empresas podem reduzir a carga horária. O advogado Ricardo Souza Calcini tirou dúvidas sobre a aplicação do modelo no país. Por aqui, há pelo menos uma empresa que implantou o sistema (saiba como ela funciona).
'Diabão' do litoral de SP
'Diabão' do litoral de SP mostra implantação de dentadura de prata nas redes sociais
Entre escarnificações, implantes de silicone e até a remoção de nariz, orelha, dedo e mamilo, Michel Praddo tem 66 modificações e 85% do corpo tatuado. O homem de 46 anos é conhecido como o 'Diabão' do litoral de São Paulo e quer entrar para o Guinness Book como o 'mais modificado do mundo'. Ele fez uma abdominoplastia para remover o umbigo, mas sofreu complicações após os pontos da cirurgia terem se rompido e teve que passar por um novo procedimento nesta semana. Segundo a esposa Carol Praddo, também conhecida como 'Mulher Demônia', o 'Diabão' do litoral passa bem: "Graças a Deus, deu tudo certo."
Eurocopa
Inglaterra e Itália farão a final da Eurocopa, que acontece neste domingo (11). Os ingleses se classificaram após vencerem a Dinamarca na prorrogação. Já o time italiano superou a Espanha nos pênaltis antes de chagar à final. Sabe tudo sobre o clássico Inglaterra x Itália? Teste seu conhecimento neste quiz.
Cinema, televisão e música
Opção para quem gosta de um cinema no fim de semana, "Viúva Negra" é o primeiro filme dos estúdios Marvel dirigido somente por uma diretora mulher. G1 conversou com a australiana Cate Shortland, conhecida principalmente por curtas premiados. O longa também pode ser visto na Disney+.
Saudosistas dos anos 1990 podem maratonar a primeira temporada de "Malhação" no Globoplay. A trama marcou a estreia de André Marques como ator no papel de Mocotó e gira em torno da história de Héricles Barreto (Danton Mello). Relembre o início da novela teen.
Assista AQUI aos primeiros episódios
No streaming da música, uma análise do G1 sobre as preferências do brasileiro no primeiro semestre mostra que o forró disparou em audiência, mas a mais tocada pertence ao sertanejo - "Batom de cereja", de Israel e Rodolffo, sucesso durante o "BBB21". Veja a lista completa (ou dê o play abaixo).
Veja as músicas mais tocadas no primeiro semestre de 2021 no ranking do Spotify
O Caso Evandro
Caso Evandro: Pai de santo Osvaldo Marcineiro, condenado por participar do crime em Guaratuba
Reprodução/Globoplay
A série que detalha um dos crimes mais marcantes dos anos 90 ganhou um capítulo extra nesta semana. Um dos condenados pelo assassinato do menino Evandro, Osvaldo Marcineiro, falou sobre a prisão pelo desaparecimento e a morte da criança no litoral do Paraná. As entrevistas inéditas estão disponíveis no episódio "Consequências", do documentário "O Caso Evandro", no Globoplay.
Luciano Szafir na UTI
Luciano Szafir
Reprodução/Redes sociais
Internado com Covid desde 22 de junho, Luciano Szafir teve que ser submetido à uma cirurgia para conter um sangramento e retirar parte do intestino. Ele também teve embolia pulmonar e foi transferido do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, para o Copa Star e está intubado na UTI. É a segunda vez em que ele contrai a doença. Nas redes sociais, a filha Sasha Meneghel e a apresentadora Xuxa pediram orações ao ator de 52 anos. A socialite Beth Szafir, mãe de Luciano, disse na última sexta (9) que o quadro dele é estável.
Tiktokers de educação
Dá para aprender em vídeos curtos no TikTok? Professores que já acumulam mais de 1 milhão de seguidores na rede social e especialistas ouvidos pelo G1 dizem que sim. Por lá, há vídeos para engajar quem tem problemas com química (como aprender a calcular o Mol) ou ensinado sobre o uso da palavra cringe nas aulas de inglês, por exemplo.  Veja abaixo.
Professores no TikTok dão dicas de matemática, português e até divulgação científica
Inflação
Puxada pela alta da energia elétrica, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – a inflação oficial do país – ficou em 0,53% em junho, após ter registrado taxa de 0,83% em maio.
"Esse é o maior resultado para o mês desde junho de 2018 (1,26%). Com isso, o indicador acumula alta de 3,77% no ano e 8,35% nos últimos 12 meses", informou o IBGE.
Energia em alta (no bolso)
Julho começou com a conta de energia mais cara com o reajuste na bandeira tarifária vermelha patamar 2. A cobrança extra passou de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos – o que corresponde a uma alta de 52%. Entenda como funciona o sistema, o impacto no seu bolso e o que explica o aumento do custo de energia no país.
Reajustes da Conta de Luz - atualizada
G1
Plano de saúde mais barato
Pela primeira vez, a ANS decidiu pela redução do valor do plano de saúde individual. A previsão é que, até abril de 2022, 8,1 milhões de beneficiários paguem 8,19% mais barato nos contratos. A decisão se dá após aumento de 8,14% nos valores em 2020, acompanhado de uma queda no uso de serviços médicos, como exames e cirurgias, no ano passado. O reajuste negativo não vale para planos de saúde coletivos, como os empresariais, e os por adesão, em que os consumidores contratam em grupo. Entenda a decisão.

Source: Você viu? Prisão na CPI e carta a Bolsonaro, pesquisa eleitoral, assassinato de presidente do Haiti e fortuna do brasileiro mais rico
  • Visualizações 669 
  • LEIA SEMPRE AQUI
  • 0 Respostas




Tópicos semelhantes (5)