Amigosdaeletronica

CATEGORIA INICIAL! => MONTAGENS E UTILIDADES! => Tópico começado por: marcosbr em 22, Maio, 2016, 14:21

Título: Comprovando se a fonte esta 100%
Mensagem de: marcosbr em 22, Maio, 2016, 14:21
Trabalhando com LCD/LED/PLASMA, é muito comum o técnico "armar" a fonte separado de outras placas. Aí começa o dilema...
O fato de aparecer tensões, não significa que a fonte esta boa.  Ela pode apresentar defeito assim que ligarmos a carga. (as outras placas)
Pensando nisto... Monte este simulador antigo mas bastante eficiente ainda para os dias atuais.


Um modo de testar a fonte é colocar uma carga para poder verificar o seu comportamento diante de um circuito de consumo fictício, com uma corrente igual o que pretendemos usar na fonte ou até onde ela suporta.
Esta carga pode ajudá-lo a descobrir exatamente o limite da fonte, onde os problemas como o ripple começa a ocorrer, a tensão começa a diminuir e que fusível devemos usar.
(https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRJ-OZDytAlhzYPMALkgyUG9hd5my4ONdnS_yFf3n_2BGgbwb1b)
O circuito eletrônico desta carga é bem simples, ele basicamente converte a energia em calor utilizando um transistor Mosfet com um dissipador de calor. Esta carga pode ser usada em fontes de 5 a 25 Volts por 50 Watts.
O funcionamento do circuito também é simples, a tensão de entrada é estabilizada pelo diodo zener e enviada ao potenciômetro.
O consumo de corrente é regulado através de R2/P2 que é o potenciômetro, ele faz com que a resistência do Q1, o transistor Mosfet mude, ajustando a tensão no gate (gatilho) do transistor.
Lista de componentes da  Carga para Fonte
R1 Resistor 1 KOhm;R2 Potenciômetro de  20 a 220 KOhm ;D1 Diodo Zener de 4 a 9 Volts ;Q1 Transistor Mosfet canal N de potência (qualquer) ;
O transistor mosfet vai ser muito sobrecarregado neste circuito, ele pode lidar com potências de até 100 Watts por segundos e até cerca de 50 Watts continuo, desde que o dissipador de calor seja suficiente.
O ideal é dimensionar o diodo zener e o potenciômetro para os valores da tensão de entrada, no caso do diodo zener, um diodo de 4 Volts é o ideal para tensões de até 10 volts, um diodo zener de 9 Volts para tensões até 25 Volts, mas isso é o usuário que vai definir de acordo com as necessidades e usando vários outros valores de diodos zener.


Fonte: Saber Eletrônica
Título: Re: Comprovando se a fonte esta 100%
Mensagem de: Marcos em 11, Setembro, 2017, 18:56
Uso aqui lámpadas encandesente para simular o consumo! Vou montar esse circuito é muito melhor!  Obrigado.