Autor Tópico: Medidor de Potência com LEDs (audio)  (Lida 723 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online marcosbr

  • Vivendo e Aprendendo!
  • Administrador
  • *
  • Mensagens: 1009
  • Country: br
  • Karma: +4/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Medidor de Potência com LEDs (audio)
« em: Novembro 04, 2015, 12:19:47 pm »
 Este circuito foi projetado para ser um sistema de monitoramento de potência de áudio, sua função básica é monitorar ou simplesmente determinar a configuração que será necessária para um sistema de som, e com a vantagem de não precisar de uma fonte de alimentação externa pois o medidor usa a própria tensão de áudio para efetuar a medição de potência. Ele é capaz de medir 6 níveis de potências, que são de  2W, 5W, 10W, 20W, 40W e 80W. Os valores das escalas são determinadas por diodos Zener, LEDs e resistências. A vantagem desse tipo de escala usando LEDs é que a indicação de potência é instantânea e real, e vai mostrar em tempo real a potência que é entregue ao alto-falante ou caixa de som .
                                                                                       

 


Lista de componentes

R1 Resistor 220R 1/2W
 R2, R5, R6, R8, R10, R12, R14 Resistor 100R 1/4W
 R3 Resistor 220R 1/4W
 R4, R7 Resistor 330R 1/2W
 R9 Resistor 560R 1/2W
 R11 Resistor 820R 1/2W
 R13 Resistor 1K2 1/2W
 D1 Diodo 1N4004
 D2, D4, D6 Diodos Zener 2.7V 500mW = BZX79C2V7 ou 2V7
 D3, D5, D7, D8, D9, D10 Diodos LEDs

 
 O circuito pode ser ligado a qualquer saída de alto-falante de um amplificador de áudio, desde que dentro dos patrões do circuito de medição de potência. Quando em funcionamento os LEDs vão acender um depois do outro, isto irá proporcionar uma noção visual de barra luminosa (bargraf ) que se forma uma coluna enquanto que mostra o aumento e diminuição em altura de acordo com o nível do sinal de saída, podendo ser usado até em som automotivo.

No circuito o díodo D1 é responsável pela eliminação do sinal de entrada durante a fase inicial, o sinal retificado é então enviado para os seis divisores de tensão, um para cada LED, os 3 primeiros com diodo Zener e resistores, já os demais apenas com resistores.

A potência é mostrada de forma  instantânea  de 2W a 80W, o valor deve ser dobrado quando a impedância dos autofalantes for de 4 Ohms. Qualquer LED pode ser usado, mas os de formato retangular será mais adequado para uma barra ou em coluna (bargraf ) .
 
Fonte: redcircuits.com/Page102.htm
Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta. (Chico Xavier)

 

Esquema Frahm SP - 1000 Audio

Iniciado por Paulo Cezar

Respostas: 0
Visualizações: 316
Última mensagem Janeiro 09, 2018, 01:52:53 am
por Paulo Cezar