Mensagens recentes

#1
LEIA SEMPRE AQUI / Incêndio em Los Angeles: fogo ...
Última mensagem por noticias - Ontem at 23:47
Incêndio em Los Angeles: fogo avança para nova área residencial, com casas de famosos como Schwarzenegger e LeBron James


     Moradores de Brentwood e Encino receberam ordens para evacuar de suas casas neste sábado (11). Maior incêndio da história da cidade já consumiu cerca de 145 km², área maior que Manhattan, em Nova York. Incêndios na Califórnia, nos EUA, já deixaram 11 mortos
Maior foco do incêndio mais devastador da história de Los Angeles, o fogo de Pacific Palisades mudou de direção durante a noite de sexta para sábado (11). Agora, ameaça novos bairros residenciais de luxo, onde há casas de famosos como a do jogador de basquete LeBron James, do ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger e da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Os moradores dos bairros Brentwood e Encino receberam ordens de evacuação obrigatória, devido às ameaças. Um dos maiores museus de Los Angeles, o Getty Museum, fica em Brentwood.
Cerca de 153 mil pessoas ainda estão sob ordens de evacuação obrigatória na cidade. Outras 166 mil estão sob aviso para evacuação, afirmou neste sábado o chefe da polícia do Condado de Los Angeles, Robert Luna.
No mesmo dia, estudantes da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) também receberam ordem de retirada do campus.
O incêndio de Palisades já consumiu mais de 9 mil hectares, segundo o Departamento estadual de Silvicultura e Proteção contra Incêndios, o Cal Fire. Cerca de 11% das chamas foram contidas. Ao todo, os múltiplos focos de incêndio já consumiram cerca de 145 km², uma área equivalente a da cidade de Miami, ou 1,5 vezes de Manhattan, em Nova York.
O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS) declarou na sexta-feira (10) uma emergência de saúde pública na Califórnia para lidar com os impactos à saúde causados pelos incêndios florestais em curso no condado de Los Angeles.
Os incêndios em Los Angeles começaram ainda na terça-feira (7). Até o momento, 11 pessoas morreram e 13 estão desaparecidas. O número de mortos, no entanto, deve aumentar, segundo autoridades da cidade.
No combate aos incêndios, estão trabalhando cerca de 400 membros da Guarda Nacional e autoridades policiais da cidade e do condado.
Chefe da polícia do condado, Luna afirmou que 22 pessoas foram presas por diferentes razões relacionadas ao incêndio, como violações de toque de recolher, invasão de propriedade, roubo e, em um caso, posse de arma de fogo.
LEIA TAMBÉM:
Príncipe Harry e Meghan Markle visitam vítimas de incêndio de LA
VÍDEOS mostram mansões destruídas em Malibu e Pacific Palisades
Tijela, brinquedo, página de livro: os pequenos objetos recuperados por moradores de casas destruídas pelo fogo em LA
Antes e depois do incêndio
Imagens de satélite mostram o antes e depois de incêndio em Los Angeles
Imagens de satélite mostram regiões na área metropolitana de Los Angeles completamente tomada pelas chamas.
Esse é o pior incêndio na história da segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos e um dos mais trágicos da Califórnia. Segundo autoridades locais, ao menos 10 pessoas morreram, 153 mil pessoas receberam ordens para saírem de casa e mais de 2 mil residências foram destruídas.
A causa dos incêndios ainda é desconhecida, mas uma conjunção de fatores meteorológicos multiplicou a força do fogo e continua colocando obstáculos à atuação de bombeiros e socorristas.
Dados do CalFire, o Departamento Florestal e de Proteção de Incêndios da Califórnia, mostram que 145 km² foram consumidos pelo fogo, uma área equivalente a da cidade de Miami ou 1,5 vezes a área de Manhattan, em Nova York.
Na região de Eaton, em Altadena, o mar de pontos laranjas incandescentes vistos de cima se traduz em uma paisagem apocalíptica no nível do chão. Fotos e vídeos compartilhados nas redes sociais revelam casas, carros, árvores e diversas estruturas reduzidas a cinzas.
Imagens de satélite mostram a devastação causada pelo incêndio de Eaton.
Imagem: AP
De acordo com o CalFire, apenas 3% do incêndio de Eaton foi controlado. 
Outras localidades da área metropolitana de Los Angeles também enfrentam cenários dramáticos, como o bairro de Pacific Palisades, que concentra mansões de celebridades e bilionários, Hurst e Kenneth.
O incêndio de Kenneth, perto de West Hills, é a mais recente dos quatro incêndios, tendo começado na tarde da quinta-feira (9). Cerca de 400 hectares já foram consumidos pelo fogo.
Esse incêndio estava sendo investigado como um possível ato criminoso, e uma pessoa suspeita chegou a ser detida pelo Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD).
Antes e depois dos incêndios na Califórnia
Reuters
Biden libera recursos para afetados por incêndios
A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, disse que o presidente Joe Biden e a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA, na sigla em inglês) se comprometeram a reembolsar as despesas com a assistência em desastres.
"Ontem, o presidente Biden prometeu seu total apoio aos esforços de resposta, incluindo o reembolso de 100% dos custos de nossa resposta ao desastre pela FEMA", disse Bass em uma coletiva de imprensa.
A FEMA também lançou recursos para os moradores de Los Angeles impactados pelos incêndios, disse Bass, e ela incentivou os residentes a visitar o site disasterassistance.gov para obter ajuda.
Biden havia declarado estado de calamidade pública na quarta-feira.

Source: Incêndio em Los Angeles: fogo avança para nova área residencial, com casas de famosos como Schwarzenegger e LeBron James
#2
LEIA SEMPRE AQUI / Novo foco de incêndio em Los A...
Última mensagem por noticias - 14, Janeiro, 2025, 23:43
Novo foco de incêndio em Los Angeles se espalha rapidamente perto de endereço das Kardashians, John Travolta e outras celebridades


     O chamado incêndio Kenneth atinge a região de Calabasas, uma das cidades mais ricas dos EUA. Incêndios mataram 10 pessoas desde terça-feira (7) e obrigaram a remoção de 180 mil pessoas de suas casas. Mansões de luxo e pontos turísticos da cidade foram afetados. Helicóptero joga água sob as chamas do incêndio Kenneth, em Los Angeles
Ethan Swope/AP Photo
Um novo foco de incêndio se alastrou rapidamente entre a tarde de quinta (9) e a manhã desta sexta-feira (10) na região de Los Angeles. Batizado de incêndio Kenneth, ele se expandiu por 388 hectares em questão de poucas horas, atingindo a região de Calabasas, no Vale de San Fernando, uma cidade no subúrbio considerada uma das mais ricas dos EUA.
O incêndio Kenneth teve incício a cerca de 3 km de uma escola que servia de abrigo para pessoas deslocadas de outro incêndio. Ele se moveu para o condado vizinho de Ventura, mas uma resposta grande e agressiva dos bombeiros impediu que as chamas se espalhassem ainda mais.
Cerca de 400 bombeiros permaneceram no local durante a noite para impedir a propagação das chamas. Segundo as autoridades do condado de Ventura, o incêndio Kenneth não foi controlado, mas ele parou de crescer.
Calabasas, uma pequena comunidade entre montanhas, é conhecida por ser o endereço de diversas celebridades, como Kim e Khloe Kardashian, Kylie Jenner, Will e Jada Pinkett-Smith, John Travolta e Drake. Não há nenhuma informação em relação à remoção de moradores das mansões da região.
Apenas algumas horas antes de o incêndio Kenneth ganhar vida, autoridades expressaram otimismo depois que os bombeiros, auxiliados por ventos mais calmos e ajuda de equipes de fora do estado, viram os primeiros sinais de sucesso no combate aos dois incêndios florestais devastadores da região.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
AO VIVO: Acompanhe as últimas atualizações dos incêndios em Los Angeles
A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, chamou de "tempestade de fogo perfeita" o pior incêndio da história da cidade.
"Continuamos a enfrentar uma grande tempestade de fogo, causada por ventos poderosos e uma seca extensa. Essa junção de fatores criou uma tempestade perfeita e histórica. Estive na linha de frente dos incêndios, e é possível ver o quão é destrutivo esse fogo impulsionado pelos ventos", afirmou Bass em coletiva na quinta.
A chefe do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley, afirmou que todos os moradores da cidade continuam sob alerta vermelho e sob aviso de eventos extremos decorrentes do comportamento do fogo.
O chefe de polícia da cidade, Robert Luna, afirmou que alguns dos lugares atingidos pelos incêndios "parecem que foram atingidos por uma bomba".
Os bombeiros da cidade estão enfrentando diversas dificuldades para combater os incêndios, que em sua maioria permanecem sem controle até o início da tarde desta quinta, entre elas a falta de água.
O primeiro foco de incêndios, em Pacific Palisades, iniciou ainda na terça-feira e se tornou o mais destrutivo da história de Los Angeles e consumiu bairros inteiros da região, que possui casas de luxo de bilionários e celebridades. O intenso combate das chamas fez a pressão da água diminuir e até faltar em alguns hidrantes em Palisades, segundo as autoridades locais.
"Levamos o sistema ao limite. Estamos combatendo um incêndio florestal com sistemas de água urbanos", afirmou Janisse Quinones, diretora-executiva do Departamento de Água e Energia de Los Angeles.
As autoridades de Los Angeles afirmaram que seus sistemas municipais de água estavam funcionando de forma eficaz, mas foram projetados para um ambiente urbano, não para lidar com incêndios florestais.
Segundo Jay Lund, professor de engenharia civil e ambiental na Universidade da Califórnia em Davis, os reservatórios urbanos são geralmente projetados para combater incêndios localizados, e não chamas generalizadas como os que estão devastando Los Angeles.
Bombeiros combatem incêndio em Hollywood Hills, em Los Angeles
"Não é que falte água no sul da Califórnia, mas não há água suficiente naquela área específica durante as poucas horas em que você precisa para combater os incêndios", disse Lund.
Incêndios atingem Los Angeles
Reuters e AFP
LEIA TAMBÉM:
HOLLYWOOD: Fogo avança em Los Angeles, e polícia emite ordem de retirada em área perto da Calçada da Fama
VEJA: FOTOS e VÍDEOS mostram pior incêndio da história de Los Angeles
FUGA: Chrissy Teigen e John Legend evacuam casa em L.A. para fugir de incêndios e se abrigam em hotel com filhos e pets
Incêndio fora de controle e de múltiplos focos avança sobre Los Angeles, nos EUA, em 9 de janeiro de 2025.
Otavio Camargo/arte g1
Los Angeles enfrenta o pior incêndio da história
Biden reconhece desastre
Incêndio na região de Los Angeles, em 9 de janeiro de 2025
Hollywood Hills
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou um decreto que reconhece como desastre de grandes proporções os incêndios que atingem a região de Los Angeles. O governo também enviou cinco aviões-tanque para o combate às chamas.
A Casa Branca informou na quinta-feira (9) que está monitorando o incêndio e anunciou o envio de recursos, principalmente para ajudar pessoas desalojadas. As autoridades informaram que 400 mil residências estão sem energia elétrica.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse que a medida presidencial possibilitará o envio de dinheiro aos governos locais para cobrir custos de resposta a emergências. Newson afirmou ainda que Biden anunciou o envio de 10 helicópteros e dezenas de veículos.
"A situação em Los Angeles é altamente perigosa e evolui rapidamente", disse. "Para todos aqueles no sul da Califórnia, por favor, continuem a ouvir as autoridades locais e não esperem, saiam se for solicitado."
Incêndios florestais são comuns na Califórnia, mas não acontecem com tanta frequência nesta época do ano, já que é inverno no hemisfério norte. Múltiplos focos foram registrados, que se espalharam com a ajuda de rajadas de vento de mais de 100 km/h.
LEIA TAMBÉM
Antes e depois: fogo em Los Angeles deixa rastro de destruição
'Não tem ninguém na rua, está meio apocalíptico', diz brasileira ao chegar a Los Angeles em meio a incêndio
Incêndio na Califórnia atinge bairro de celebridades e tira Ben Affleck, James Woods e mais famosos de casa
Incêndios sem precedentes
Casa pega fogo em Los Angeles, na Califórnia
Mario Tama/Getty Images via AFP
O chefe de polícia de Los Angeles, Robert G. Luna, chamou o incêndio de "sem precedentes e imprevisível". Segundo o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire), os incêndios ainda estão sem controle.
O primeiro foco de incêndio atingiu Pacific Palisades, uma área nobre da cidade entre Santa Monica e Malibu, ainda na terça-feira. Isso levou o Departamento de Bombeiros de Los Angeles a emitir uma ordem de retirada de moradores obrigatória para uma ampla área.
Pessoas que vivem em imóveis de luxo, além de famosos, também receberam ordens para deixar o local devido ao incêndio em Pacific Palisades. O ator Mark Hammil disse em uma publicação no X que precisou sair de casa por causa do "incêndio mais terrível desde 1993".
O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu o alerta mais alto para condições extremas de incêndio em grande parte do Condado de Los Angeles, válido de terça a quinta-feira, prevendo rajadas de vento de 80 a 130 km/h.
Casas em chamas e veículos abandonados
Diversas casas se incendiaram, com o fogo quase atingindo carros enquanto as pessoas fugiam das colinas de Topanga Canyon, na região de Pacific Palisades. A região abriga o maior foco de incêndio.
A área de colinas tem apenas uma estrada principal que dá acesso à costa oeste dos Estados Unidos. Houve congestionamento, e algumas pessoas resolveram fugir a pé.
Cindy Festa, moradora de Pacific Palisades, disse que, ao evacuar pelo cânion, as chamas estavam "muito próximas dos carros".
"As pessoas abandonaram os carros na Palisades Drive. O fogo está consumindo tudo na encosta. As palmeiras, tudo está queimando", relatou Festa de dentro do carro.
A mídia local informou que o incêndio avançou para o norte, destruindo casas perto de Malibu.
A chefe dos bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley, disse em uma coletiva de imprensa que mais de 25.000 pessoas em 10.000 residências estavam sob ameaça.
Imagens de televisão mostraram casas em chamas e tratores removendo veículos abandonados das estradas para permitir a passagem de veículos de emergência. Aviões dos bombeiros também retiravam água do mar para despejá-la sobre as chamas.

Source: Novo foco de incêndio em Los Angeles se espalha rapidamente perto de endereço das Kardashians, John Travolta e outras celebridades
#3
LEIA SEMPRE AQUI / Quem manda no Golfo do México ...
Última mensagem por noticias - 13, Janeiro, 2025, 23:43
Quem manda no Golfo do México — e como Trump pode mudar o nome?


     O presidente eleito dos Estados Unidos sugeriu mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América. Donald Trump sugeriu mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América.
Getty Images via BBC
Mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América: foi isso que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu na terça-feira (7/1).
"Muito em breve anunciaremos a mudança... porque fazemos a maior parte do trabalho lá, e ele é nosso... vamos mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América", declarou durante entrevista coletiva em sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
"Golfo da América, que nome bonito. E é apropriado...", acrescentou, sem fornecer mais detalhes sobre sua proposta.
Na sequência, Trump afirmou que o México "deve parar de permitir que milhões de pessoas entrem em nosso país" — e posteriormente reiterou sua ameaça de impor "tarifas muito sérias" ao México e ao Canadá.
Trump não disse como nem quando planeja realizar a mudança de nome do Golfo do México, mas logo após suas declarações, a deputada republicana Marjorie Taylor Greene afirmou que apresentaria rapidamente um projeto de lei para mudar o nome do Golfo do México.
"O segundo mandato do presidente Trump teve um GRAN começo", escreveu Taylor Greene no X (antigo Twitter). "Vou apresentar uma [proposta de] legislação o mais rápido possível para mudar oficialmente o nome do Golfo do México para seu nome legítimo, Golfo da América!"
Mas será que é possível mudar o nome de um corpo d'água internacional?
A quem pertence o Golfo do México?
O Golfo do México, que abrange uma área de mais de 1,6 milhão de km², é uma bacia oceânica contida entre o Oceano Atlântico e o Mar do Caribe, entre os litorais do leste do México, do sudeste dos Estados Unidos e do oeste de Cuba.
Cinco Estados mexicanos possuem costa no golfo: Tamaulipas, Veracruz, Tabasco, Campeche e Yucatán. Assim como os Estados americanos da Flórida, Alabama, Mississippi, Louisiana e Texas, e as províncias cubanas de Pinar del Río e Artemisa.
O golfo é uma das regiões produtoras de petróleo offshore mais importantes do mundo, sendo responsável por 14% da produção total de petróleo bruto e 5% da produção de gás natural seco dos Estados Unidos.
Para o México, o golfo também é fundamental, pois é de lá que é extraída a maior parte do petróleo do país, um dos principais motores de sua economia.
Há acordos internacionais de delimitação de fronteiras marítimas estabelecidos por organizações como a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar entre os Estados Unidos e o México, os Estados Unidos e Cuba, e o México e Cuba.
A delimitação da fronteira do Golfo do México entre os Estados Unidos, México e Cuba também foi definida pela mais alta autoridade internacional em delimitação de mares, a Organização Hidrográfica Internacional (IHO, na sigla em inglês).
Por que se chama Golfo de México
O corpo d'água foi chamado pela primeira vez de Golfo do México nos mapas europeus do século 16.
Como escreveu Susan Parker no St. Augustine Record, um jornal local da Flórida, "Baptiste Boazio, o ilustrador e cartógrafo das expedições caribenhas do (explorador inglês) Francis Drake na década de 1580, usou o 'Golfo do México' em seu mapa chamado 'Vista de toda a rota da viagem de Sir Francis Drake às Índias Ocidentais'".
"O mapa de De Bry de 1591 também usa o nome Golfo do México", ela acrescenta.
Já um mapa de 1630 chamou o corpo d'água de "Golfo da Nova Espanha", nome que, sob o Vice-Reino da Nova Espanha, incluía o que hoje é a Flórida, parte do sudeste dos Estados Unidos, México e grande parte da América Central.
Mas Golfo do México é o nome que continuou a ser usado com mais frequência por mais de 400 anos.
É possível mudar o nome?
Para começar, Trump precisaria da aprovação do México e de Cuba para mudar o nome do Golfo do México.
Mas a presidente do México, Claudia Sheinbaum, já rebateu a proposta de Trump.
Com um sorriso no rosto e mostrando um mapa-múndi de 1607, no qual parte do território mexicano e parte do território dos Estados Unidos aparecem como uma única unidade — sem a separação de fronteiras que existe hoje —, ela sugeriu na  quarta-feira (8/1) mudar nome dos EUA para "América Mexicana".
"Por que não os chamamos (os Estados Unidos) de América Mexicana? Soa bem, não é verdade?".
"Desde 1607, a Constituição de Apatzingán era da América Mexicana. Portanto, vamos chamar de América Mexicana", acrescentou.
Sheinbaum enfatizou que o nome Golfo do México é reconhecido internacionalmente.
"Acredito que ontem, com todo o respeito, o presidente Trump estava mal informado, achando que Felipe Calderón e García Luna ainda governavam o México, mas não. No México, o povo governa", concluiu a presidente.
Em paralelo, o secretário de Economia do país, Marcelo Ebrard, reiterou que o corpo d'água "vai continuar a ser chamado de Golfo do México".
"Não podemos responder a todas as declarações todos os dias", declarou Ebrard.
"Se nos encontrarmos daqui a 30 anos, o Golfo do México ainda vai se chamar Golfo do México. Mas não vamos nos envolver nesse debate. O que vamos fazer é proteger o relacionamento que nossos dois países têm".
Trump também precisaria da avaliação e aprovação de vários organismos internacionais, incluindo a Organização Hidrográfica Internacional, a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e o Grupo de Especialistas das Nações Unidas em Nomes Geográficos (UNGEGN, na sigla em inglês).
Além disso, como o Golfo do México abriga uma grande variedade de habitats e ecossistemas marinhos e costeiros, um novo nome implicaria em mudanças legais nas cartas náuticas, nos mapas oficiais e na legislação nacional, que cada país envolvido teria que contemplar.
Trump pode mudar o nome unilateralmente?
Mesmo que o México e Cuba se oponham à mudança do nome do golfo, é provável que Donald Trump consiga realizar seu desejo, embora outros países possam não reconhecer o nome Golfo da América.
Nos Estados Unidos, há mecanismos para renomear locais reconhecidos pelo governo federal.
Um deles é o Conselho para Nomes Geográficos (BGN, na sigla em inglês), órgão cujo objetivo é estabelecer e manter o uso uniforme de nomes geográficos no governo federal.
O conselho não cria nomes para lugares geográficos, mas aprova ou rejeita novos nomes propostos por agências federais, governos estaduais ou municipais e pela população.
Se levar adiante sua proposta, Trump não seria o primeiro presidente americano a pedir uma mudança de nome geográfico.
Em 2015, o BGN aprovou a solicitação do então presidente Barack Obama para mudar o nome do Monte McKinley, o pico mais alto da América do Norte, para Monte Denali, nome usado por gerações de povos nativos do Alasca, que significa "pico mais alto do mundo".
A montanha havia sido batizada em homenagem a William McKinley, um político de Ohio que foi eleito presidente dos EUA em 1896, e assassinado apenas seis meses após o início de seu segundo mandato.
McKinley nunca pôs os pés no Alasca, e Obama declarou que seu objetivo ao mudar o nome da montanha era melhorar as relações com os povos nativos americanos.
Aliás, Trump indicou no passado que deseja reverter a mudança do nome, para que o Monte Denali volte a se chamar Monte McKinley.
E, se o BGN aprovar um eventual pedido de Trump para mudar o nome do Golfo do México, não seria a primeira vez que mexicanos e americanos divergem sobre como chamar um corpo d'água contido em suas fronteiras.
O rio que atravessa a fronteira entre o Estado americano do Texas e os Estados mexicanos de Chihuahua, Coahuila, Nuevo León e Tamaulipas é conhecido como Rio Grande entre os americanos, enquanto os mexicanos o chamam de Rio Bravo.

Source: Quem manda no Golfo do México — e como Trump pode mudar o nome?
#4
LEIA SEMPRE AQUI / Fernanda Torres registra céu v...
Última mensagem por noticias - 12, Janeiro, 2025, 23:43
Fernanda Torres registra céu vermelho em Los Angeles por causa de incêndio florestal: 'Da minha janela'


     Atriz está na cidade americana por causa dos compromissos relacionados ao filme 'Ainda Estou Aqui', que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz do Globo de Ouro no domingo (5). Fotos de Fernanda Torres do céu de Los Angeles
Instagram/Reprodução
Fernanda Torres mostrou como está a situação em Los Angeles, que está sendo atingida por um imenso incêndio florestal, ao postar duas fotos em seu perfil no Instagram, nesta quarta-feira (8).
A atriz, que está na cidade americana por causa dos compromissos relacionados ao filme 'Ainda Estou Aqui', que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz do Globo de Ouro no domingo (5), registrou como o céu está vermelho por causa do fogo intenso e escreveu na legenda:
"Da minha janela, vejo Los Angeles in flames" - em chamas, em português.
Nos comentários, muitos colegas de profissão e fãs expressaram preocupação com a situação de Los Angeles e também com a atriz.
"Toma cuidado, por favor, você tem um Oscar pra trazer pro Brasil", disse um seguidor.
O incêndio florestal que atinge a cidade de Los Angeles, na costa oeste dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (8), está causando destruição e já levou à evacuação de mais de 30 mil pessoas.
De acordo com o Cal Fire, as equipes de emergência ainda não estão conseguindo conter as chamas, que avançam rapidamente por conta dos fortes ventos. A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, afirmou que a expectativa é que as rajadas de ventos na cidade piorem.
LEIA TAMBÉM:
Destruição, colunas de fumaça e evacuação em massa: veja FOTOS e VÍDEOS de incêndio florestal em Los Angeles
SAG Awards adia anúncio de indicados por causa dos incêndios em Los Angeles

Source: Fernanda Torres registra céu vermelho em Los Angeles por causa de incêndio florestal: 'Da minha janela'
#5
LEIA SEMPRE AQUI / Corpos são encontrados no trem...
Última mensagem por noticias - 11, Janeiro, 2025, 23:42
Corpos são encontrados no trem de pouso de avião no aeroporto da Flórida, nos EUA


     De acordo com a polícia, os paramédicos chamados quando os corpos foram achados declararam as duas pessoas mortas ainda no local, e ambos são homens. Autópsias estão planejadas para ambos os corpos para determinar como eles morreram. Aeronave da Jet Blue
AP Photo/Chris O'Meara, File
Dois corpos foram encontrados no compartimento do trem de pouso de uma aeronave da empresa JetBlue, no Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood, no sul da Flórida, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (6).
Segundo comunicado oficial da empresa, a aeronave vinha do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, e chegou a Fort Lauderdale pouco depois das 23h.
"Neste momento, as identidades dos indivíduos e as circunstâncias de como eles acessaram a aeronave continuam sob investigação. Esta é uma situação de partir o coração e estamos comprometidos em trabalhar em estreita colaboração com as autoridades para apoiar seus esforços para entender como isso ocorreu", afirma a Jet Blue.
De acordo com o Gabinete do Xerife do Condado de Broward, os paramédicos chamados quando os corpos foram achados declararam as duas pessoas mortas ainda no local, e ambos são homens.
Autópsias estão planejadas para ambos os corpos para determinar como eles morreram.
"Suas identidades são desconhecidas neste momento, e essas são algumas das informações que os detetives do gabinete do xerife de Broward estão tentando descobrir neste momento", disse Carey Codd, porta-voz do gabinete.
Em declaração na manhã desta terça-feira (7), o National Transportation Safety Board afirmou que as investigações preliminares apontam que não houve "nenhum envolvimento da tripulação de voo ou da operação do avião".

Source: Corpos são encontrados no trem de pouso de avião no aeroporto da Flórida, nos EUA
#6
LEIA SEMPRE AQUI / 'Vai, novinha safada': Partido...
Última mensagem por noticias - 10, Janeiro, 2025, 23:40
'Vai, novinha safada': Partido Trabalhista é detonado após usar funk brasileiro 'proibidão' para exaltar governo Starmer no Reino Unido; VÍDEO


     Post mostra promessas dos Trabalhistas para o ano de 2025 com imagens de animais feitas por inteligência artificial e acompanhada pela música 'Montagem Coral', de DJ Holanda, que sugere drogar 'novinhas' para fazer sexo. A sigla pediu desculpas, e a peça foi apagada. Partido do premiê do Reino Unido é criticado por usar funk pornográfico em vídeo do Tiktok
Um vídeo publicado pelo Partido Trabalhista do Reino Unido, do primeiro-ministro Keir Starmer, enfrentou duras críticas de britânicos por causa do uso de imagens feitas por inteligência artificial e pelo uso de um funk "proibidão" como trilha sonora.
A peça, postada na contado TikTok do partido no domingo (5) com o título "Os planos dos trabalhistas para mudar o Reino Unido (como animais)", foi apagada. Ela mostrava promessas do partido — que voltou a governar o Reino Unido em 2024 após 14 anos na oposição —, como mais segurança e atendimentos mais rápidos no serviço de saúde.
Além das críticas às imagens geradas por IA, os britânicos também reclamaram, nas redes sociais, da música de fundo do vídeo, "Montagem Coral", assinada por DJ Holanda, entre outros.
A letra do funk sugere drogar "novinhas" para tirar vantagens sexuais. No vídeo, de 34 segundos, é possível ouvir os versos "Tá de lança e maconha segurando/ Vai, novinha safada, relaxando/ Vai na p..., safada, sem vergonha/ Vai sentando na p... doida de maconha".
Vídeo do Partido Trabalhista Britânico no TikTok mostra promessas de governo com imagens de animais feitas por IA e acompanhadas de funk 'proibidão'
Reprodução/Redes Sociais
Na rede social X, britânicos postaram a letra traduzida para o inglês, mostrando indignação. As críticas foram ecoadas por membros do Partido Conservador, de oposição.
"Você acha aceitável, @YvetteCooperMP, que seu partido publique vídeos com letras encorajando homens a drogarem garotas jovens para que possam fazer sexo com elas, e celebrando socos em garotas em suas vaginas? Obrigada por nos dizer que nos sentiremos mais seguros com você no comando", escreveu a parlamentar conservadora Alicia Kearns, em provocação a uma colega trabalhista.
O Partido Trabalhista pediu desculpas pelo vídeo. "Reconhecemos que a tradução da letra é completamente inapropriada. Pedimos desculpas e o vídeo foi deletado", diz a sigla, em nota.
Vídeo do Partido Trabalhista do Reino Unido mostra imagens geradas por IA com funk 'proibidão' em trilha sonora
Reprodução/Redes Sociais
A postagem ocorre em um momento em que o governo de Starmer enfrenta críticas do bilionário Elon Musk nas redes.
Musk apoiou, na semana passada, os pedidos de uma investigação nacional sobre o tratamento de casos de estupro de meninas menores de idade por homens de ascendência paquistanesa pelo serviço de promotoria do governo, que Starmer comandava anteriormente.
O primeiro-ministro criticou o que chamou de "mentiras e desinformação online".
"Aqueles que estão espalhando mentiras e desinformação o mais longe e amplamente possível não estão interessados ��nas vítimas, eles estão interessados ��em si mesmos", disse Starmer.

Source: 'Vai, novinha safada': Partido Trabalhista é detonado após usar funk brasileiro 'proibidão' para exaltar governo Starmer no Reino Unido; VÍDEO
#7
LEIA SEMPRE AQUI / Neve forte e chuva congelante ...
Última mensagem por noticias - 09, Janeiro, 2025, 23:38
Neve forte e chuva congelante atingem Estados Unidos e Europa


     No Reino Unido e na Alemanha, vários aeroportos precisaram cancelar voos por conta do mau tempo. Frio intenso e nevasca atingem milhões nos EUA e Reino Unido
Milhares de americanos se preparam para uma tempestade intensa de inverno que pode levar a maior nevasca ao país em uma década. Este final de semana está marcado por temperaturas baixas que atingem a região central dos Estados Unidos. A previsão é que o frio gélido vá se deslocar para o leste nos próximos dias, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional.
Os estados do Kentucky e da Virgínia estão sob emergência. Algumas áreas dos estados do Kansas e de Indiana podem registrar pelo menos 20 centímetros de neve. Mississippi e Flórida, locais conhecidos por temperaturas mais amenas, também foram alertados para se preparem para condições meteorológicas mais difíceis.
As companhias aéreas American, Delta, Southwest e United estão isentando passageiros de taxas de alteração devido às possíveis interrupções nos voos.
COP 30: Brasil inicia 2025 com expectativa para conferência do clima, mas postos-chave ainda não foram definidos
Europa debaixo de neve
Veículos na rodovia perto do norte da Inglaterra, durante forte nevasca
Danny Lawson/AP
O Met Office, serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, emitiu alertas de neve forte e chuva congelante na maior parte do país tanto para sábado quanto para domingo. Há preocupações de que muitas comunidades rurais, especialmente no norte da Inglaterra, possam ficar isoladas, com até 40 centímetros de neve acumulada.
A National Grid, que supervisiona a rede elétrica britânica, disse que tem trabalhado para restaurar a energia após cortes de energia.
O alerta do Met Office também inclui a possibilidade de:
que veículos fiquem presos nas estradas;
viagens ferroviárias e aéreas sofram atrasos ou cancelamentos;
e cortes de energia.
Desde sábado (4) , vários aeroportos na Europa foram forçados a suspender seus voos, especialmente no Reino Unido e na Alemanha.
Initial plugin text
De acordo com a agência de notícias Associated Press, na Alemanha, autoridades emitiram avisos de gelo negro para motoristas e pedestres, aconselhando as pessoas a ficarem em casa sempre que possível. Assim como as viagens de avião, as ligações ferroviárias de longa distância também registaram irregularidades na área de Frankfurt.
Pessoas ajudam a empurrar carros presos na neve em Leeds, Inglaterra
Danny Lawson/AP
Etiópia entra em alerta após série de terremotos e risco de erupção vulcânica

Source: Neve forte e chuva congelante atingem Estados Unidos e Europa
#8
LEIA SEMPRE AQUI / Espanhola de 22 anos morre apó...
Última mensagem por noticias - 08, Janeiro, 2025, 23:35
Espanhola de 22 anos morre após incidente enquanto dava banho em elefante em santuário na Tailândia


     Lavar elefantes e tomar banho com eles é uma das atividades que atraem mais turistas de férias no país asiático. Blanca Ojanguren foi atingida por uma presa ao passar na frente do animal, que teve reação inesperada. Blanca Ojanguren, turista de 22 anos da Espanha, que morreu após incidente com elefante
Reprodução / LinkedIn
Uma jovem de 22 anos da Espanha morreu nesta sexta-feira (3) após um incidente com um elefante no santuário Koh Yao Elephant Care, na cidade de Yao Yai, na Tailândia.
Blanca Ojanguren, estudante de direito e relações Internacionais de Valladolid, estava de férias na Ásia após terminar um intercâmbio internacional em Taiwan e participava de uma atividade popular entre os turistas que visitam o país: dar banho em elefantes resgatados.
Segundo testemunhas, ela foi atingida por uma das presas do animal, que teve uma reação inesperada quando ela passou em frente a ele. Apesar de ter recebido cuidados médicos, ela não resistiu ao ferimento.
Após o incidente, a página do santuário no Instagram foi retirada do ar. Em perfis de turistas que visitaram o local, no entanto, é possível ver que pessoas de todas as idades participam da atividade com os animais, que ajuda a cobrir os custos dos cuidados com eles.
Procurada pelo jornal "El Español" para dar mais informações sobre Bianca, a Universidade de Navarra, onde ela estudava, não quis dar mais informações por "respeito à dor da família, que prefere a privacidade".
Ao jornal "El País", fontes do Ministério de Relações Exteriores da Espanha afirmaram que o "Consulado em Bangkok está em contato com os familiares, oferecendo toda a assistência consular necessária".
O Departamento de Parques Nacionais da Tailândia estima que mais de 4 mil elefantes selvagens vivam nos santuários, parques nacionais e reservas naturais do país.
Nos últimos 12 anos, registraram-se 240 acidentes mortais envolvendo os animais, embora a maioria se deva à invasão de áreas habitadas por eles devido à perda de seu hábitat natural.
Crianças pequenas participando do banho com um elefante no mesmo santuário, há 3 semanas
Instagram/Reprodução
Elefantes fogem de inundação em Chiang Mai, no norte da Tailândia

Source: Espanhola de 22 anos morre após incidente enquanto dava banho em elefante em santuário na Tailândia
#9
LEIA SEMPRE AQUI / Câmeras de segurança flagram m...
Última mensagem por noticias - 07, Janeiro, 2025, 23:34
Câmeras de segurança flagram momento que autor de ataque fura bloqueio policial e atropela multidão em Nova Orleans


     Atentado deixou 15 mortos e dezenas de feridos em comemorações do Ano Novo. Suspeito, morto em troca de tiros com policiais na cena do crime, disse em vídeos que 'se inspirou' no Estado Islâmico. Câmeras de segurança flagram atentado em Nova Orleans que deixou mortos e feridos
Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que o motorista de uma picape realiza o atentado em Bourbon Street, rua boêmia de Nova Orleans, que deixou 15 pessoas mortas e mais de 30 feridos durante comemorações do Ano Novo na quarta-feira (1º).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Nas imagens é possível ver a picape dirigindo em alta velocidade em uma rua no movimentado bairro francês de French Quarter, quando fura o bloqueio da polícia e entra de forma brusca na Bourbon Street. Também é possível ver pedestres da rua correndo para sair do caminho do veículo.
A Reuters conseguiu confirmar a localização dos vídeos a partir da disposição das ruas, árvores, postes de luz e prédios que correspondiam a arquivos e imagens de satélite. A data foi verificada por meio de imagens do local após o incidente, também feitas na quarta-feira.
O suspeito, um veterano do Exército dos EUA que serviu durante 10 anos, tinha uma bandeira do Estado Islâmico (EI) e explosivos improvisados em sua picape.
Câmeras de segurança flagram momento que autor de ataque fura bloqueio policial e atropela multidão em Nova Orleans em 1º de janeiro de 2025.
Redes sociais via Reuters
Autoridades informaram que o ataque pode ter sido realizado com a ajuda de outras pessoas, após o FBI ter encontrado explosivos implantados em outros locais do French Quarter. A agência federal assumiu as investigações e apura o caso como "ato de terrorismo".
O suspeito foi morto em uma troca de tiros com a polícia após atropelar a multidão. Leia mais sobre o caso abaixo.
Inspiração no Estado Islâmico
Homem atropela multidão em Nova Orleans e mata dez pessoas
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, informou nesta quarta-feira (1º) que o suspeito de um ataque em Nova Orleans publicou vídeos horas antes do crime, nos quais afirmava agir "inspirado" no Estado Islâmico.
O criminoso usou uma caminhonete para atropelar uma multidão, que celebrava a chegada do Ano Novo. Pelo menos 15 pessoas morreram e várias outras ficaram feridas. As autoridades americanas definiram o suspeito como um "desesperado para provocar um massacre".
O FBI identificou o agressor como um ex-militar de 42 anos residente no Texas. Ele era corretor de imóveis em Houston e foi especialista em informática no Exército por 10 anos. Segundo a investigação, uma bandeira do Estado Islâmico foi encontrada no veículo que ele dirigia.
"O FBI também me informou que, poucas horas antes do atentado, ele publicou vídeos nas redes sociais nos quais indicava estar inspirado pelo EI", disse Biden, ao usar essa sigla para se referir ao grupo armado Estado Islâmico.
Anne Kirkpatrick, superintendente da polícia, descreveu o suspeito como um "terrorista". Já o FBI disse que está investigando possíveis associações do homem com organizações terroristas.
"Este homem, o perpetrador, disparou contra nossos agentes do veículo quando o colidiu. Dois policiais foram baleados. Eles estão em estado estável", disse Kirkpatrick em uma coletiva de imprensa, garantindo que o agressor "tentou atropelar o maior número de pessoas possível".
A agente do FBI Alethea Duncan disse acreditar que o homem não agiu sozinho. Ela afirmou ainda que foram encontradas na cidade duas bombas caseiras que já foram desarmadas. As autoridades da cidade disseram que estão conduzindo uma caça aos envolvidos.
"Estamos caçando pessoas más", disse o governador da Luisiana, Jeff Landry.
O ataque ocorreu apenas dez dias depois de outro similar na cidade de Magdeburgo, na Alemanha, no qual cinco pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas.
LEIA TAMBÉM:
'Carnificina', troca de tiros e explosivos: veja o que se sabe sobre atropelamento em Nova Orleans que deixou 15 mortos
Rússia dispara mais de 100 drones contra a Ucrânia na véspera Ano Novo
VÍDEO: Cybertruck explode em frente ao Trump Hotel em Las Vegas; uma pessoa morreu
O caso
Polícia investiga atentado em Nova Orleans, nos EUA
Reprodução/TV Globo
Nas primeiras horas de 2025, muitas pessoas celebravam a virada de ano no Bairro Francês, em Nova Orleans. O distrito é famoso pelos bares, restaurantes e sua história do jazz.
Segundo testemunhas à rede CBS, uma caminhonete em alta velocidade atropelou a multidão pouco antes que o motorista pulasse para o chão e começasse a disparar uma arma, enquanto a polícia respondia.
O veículo atravessou uma barricada "em alta velocidade". "Uma vez que passou por nós, ouvimos tiros e vimos a polícia correndo naquela direção", disse Nicole Mowrer à CBS.
"Quando os tiros cessaram, saímos para a rua e encontramos muitas pessoas que haviam sido atingidas. [Queríamos] ver o que poderíamos fazer para ajudar", acrescentou.
O presidente eleito dos Estados Unidos,  Donald Trump, associou o incidente à imigração irregular. No entanto, o suspeito é um cidadão norte-americano.
"Eu disse que os criminosos que estão chegando são muito piores do que os que temos no país [...] e acabou sendo verdade", escreveu ele nas redes sociais antes que a identidade do agressor fosse revelada.
Ele também acrescentou que a taxa de criminalidade do país "está em um nível nunca visto", embora, de acordo com o FBI, os crimes violentos tenham diminuído drasticamente.

Source: Câmeras de segurança flagram momento que autor de ataque fura bloqueio policial e atropela multidão em Nova Orleans
#10
LEIA SEMPRE AQUI / Atropelamento deixa 15 mortos ...
Última mensagem por noticias - 06, Janeiro, 2025, 23:33
Atropelamento deixa 15 mortos e dezenas de feridos em tradicional rua de Nova Orleans


     Incidente ocorreu no início da madrugada desta quarta (1º) e ainda está sendo apurado pela polícia local. Prefeita da cidade chamou o caso de 'ataque terrorista'. Atropelamento deixa mortos e feridos em tradicional rua de Nova Orleans
Um motorista de picape atropelou e matou ao menos 15 pessoas e deixou vários feridos na Bourbon Street, tradicional rua de Nova Orleans, nos EUA, na madrugada desta quarta-feira (1º)
O motorista, um homem, furou um bloqueio e jogou o veículo em alta velocidade contra a multidão. O atropelamento ocorreu por volta das 3h15, no horário local (6h15, no horário de Brasília), segundo a superintendente da polícia da cidade, Anne Kirkpatrick.
Após os atropelamentos, o suspeito desceu do veículo e começado a atirar contra as pessoas, e houve troca de tiros com a polícia. Dois policiais foram feridos, mas estão em condição estável de saúde, segundo Kirkpatrick. A superintendente afirmou que o número de mortos e feridos do caso pode mudar e que, até o momento, não se sabe a gravidade dos ferimentos das vítimas não-letais.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O suspeito teve um "comportamento bem intencional" no ataque e "estava determinado a causar uma carnificina", de acordo com a polícia. "Ele tentou atropelar o máximo de pessoas que conseguiu" , afirmou Kirkpatrick.
A prefeita da cidade, LaToya Cantrell, chamou o ataque de um "ataque terrorista". No entanto, a agente especial Alethea Duncan afirmou que, no momento, o caso não se trata de um evento terrorista e que o FBI vai assumir as investigações do caso. Duncan afirmou também que explosivos improvisados foram encontrados no local do crime. A agência federal está investigando o ataque como um "ato de terrorismo".
O suspeito foi morto pela polícia no local pouco após descer da picape, confirmou a agência de notícias Associated Press com fontes policiais.
A Bourbon Street é uma das ruas mais famosas de Nova Orleans, capital da Louisiana, no sul dos EUA, e é conhecida pela vida noturna. Em seus cerca de 1,5 km de extensão, a rua fica localizada no French Quarter, bairro francês da cidade e que abriga diversos bares e boates.
O serviço da prefeitura da cidade responsável por emergências "NOLA Ready" foi o primeiro órgão oficial a confirmar o ataque.
"O 8º Distrito de Polícia está atualmente atendendo a um incidente de vítimas em massa envolvendo um veículo que atropelou uma grande multidão na Canal e Bourbon Street", afirmou comunicado de emergências.
'Carnificina', troca de tiros e explosivos: o que se sabe sobre atropelamento em Nova Orleans
Homem que atropelou multidão nos EUA é morto
Agentes do Departamento de Polícia da cidade responderam ao incidente e diversas viaturas estão no local. Os feridos foram transportados para cinco hospitais da cidade, segundo a prefeitura.
A prefeita Cantrell e a polícia pediram para que a população fique longe do local do crime, ao menos 8 quarteirões de distância. Cerca de 300 policiais faziam a segurança de eventos de Ano Novo na região, segundo a superintendente Kirkpatrick.
O governador da Louisiana, Jeff Landry, pronunciou-se sobre o caso. "Um ato horrível de violência ocorreu na Bourbon Street na manhã de hoje. Por favor, juntem-se a mim e a Sharon em oração por todas as vítimas e pelos socorristas que estão no local. Peço a todos que estão próximos ao local que evitem a área", afirmou.
Corpos são vistos na rua após ataque com carro em Nova Orleans; imagens fortes
O incidente ocorre no início de uma temporada muito movimentada para Nova Orleans. As festividades do Mardi Gras, o carnaval da cidade, geralmente começam no início de janeiro, e o Super Bowl --final da liga de futebol americano-- está programado para 9 de fevereiro. Além disso, a cidade recebe o jogo Sugar Bowl, pela liga de futebol americano universitário, neste dia 1º.
Testemunhas do ocorrido relataram momentos de terror à "CBS".
Jim e Nicole Mowrer afirmaram à TV norte-americana que eles tinham acabado de assistir à queima de fogos da cidade e estavam aproveitando o clima de Ano Novo no bairro francês French Quarter quando ouviram sons de colisão vindos de uma rua próxima. Eles relataram ter visto uma caminhonete branca romper uma barreira "em alta velocidade".
"Depois que passou por nós, ouvimos tiros, vimos policiais correndo naquela direção (...) Quando os tiros pararam, ficamos no canto até que tudo se acalmasse, saímos para a rua e encontramos várias pessoas que tinham sido atingidas, [nós] queríamos ver o que podíamos fazer para ajudar", afirmou Nicole Mowrer.
LEIA TAMBÉM:
Presidente afastado da Coreia do Sul será preso até segunda-feira, dizem investigadores
Homem é empurrado da plataforma e atingido por trem no metrô de Nova York
Ano Novo 2025: veja FOTOS e VÍDEOS das festas de réveillon pelo mundo
Veja onde ocorreu atropelamento em massa em Nova Orleans, nos EUA, em 1º de janeiro de 2025.
Equipe de arte/g1

Source: Atropelamento deixa 15 mortos e dezenas de feridos em tradicional rua de Nova Orleans