Votação
Questão:
Fórum livre ou não?
Opção 1: Sim! Todos devem ter acesso!
Opção 2: Não! Somente profissionais merecem o acesso!
Opção 3: Sim! Os usuários merecem "alguma informação" (area restrita)
Opção 4: Tanto faz!
Sua opinião é muito útil para nós! Registre-se para votar! http://amigosdaeletronica.com.br/index.php?action=register
Um abraço.
Não há como evitar que curiosos procurem informações na NET, podemos deixar que a festa se instale e ajudar somente os mais sérios e empenhados, os que querem consertos online que aproveitem as dicas de outros como eles que nem sabem o que estão fazendo, técnicos reconhecem o que é sério e não aproveitarão informações que não procedem, sempre haverá cliente tentando consertar seu próprio aparelho e esses são justamente os que não valorizam nosso trabalho, deixe que destruam tudo pois no fim acabam tendo de procurar um técnico. Não tenho medo da concorrência nem mesmo de outros técnicos tendo visto que o volume de serviço para quem trabalha direito ser enorme (pelo menos aqui na minha região pois trabalho fechado em casa e sem placa no portão). Todos sabemos que quem não cobra o que vale o serviço não sobrevive na área e que pra cobrar tem que ser bom pois a má fama se espalha mais rápido que a boa. Penso que um lugar só de técnicos top acaba praticamente estagnado visto que alguns ficam com medo de perguntar para que os outros não saibam que ele tem dúvidas. É só minha opinião aceito qualquer contestação que vise clarear mais o assunto.
Penso de maneira simples! Em todos os seguimentos de nossa sociedade em qualquer ramo de atividades, ou seja venda de mão de obra que é o que se aplica nessa profissão de reparos em TVs e outros. Não acho justo consumidores final ou curiosos ter acesso as informações por nos que corremos atras de cursos e treinamentos durantes anos, e sem falar dos autos investimentos em equipamentos de bancada, que são ferramentas caras! Eu particulamente posso dizer que a o longo de 40 anos investir muito nessa área, como muitos aqui deve ter feito o mesmo. Vamos nos valorizar,já temos os fabricantes que não estão nem ai para nos,escondem as informações a sete chaves e temos de se virar nos 30. Um abraço.
Temos que obter vantagem em adversidades. Nunca um consumidor terá exito se baseando em informações pois usamos linguagem técnica que nem sempre é dominado por leigos. Para tentar entender é necessário consultas no Google ou plataformas equivalentes.
Outro contra o leigo é a total falta de equipamentos.
Como obter vantagem: Muitos defeitos é café com leite ou seja de domino dos mais humildes profissionais. É ai que entra a criatividade de gravar um vídeo e hospedar no Youtube não esquecendo de postar o endereço e telefone. Um cliente da região que acessar o vídeo e notar que não terá capacidade de consertar com certeza irá lhe procurar pois associará a sua postagem a um alto grau de conhecimento.
O que escrevo acima me baseio em palestra que é chamado de curso de 1 dia que elevou a muitos profissionais de eletrônica ídolos; como Paulo Brites, João Maduro e outros. Para mim esses cursos são balela. Já participei uma vez e não foi de grande valia, uma boa leitura é equivalente e com uma vantagem de poder acessar quando houver duvida.
Tempos atrás em um outro fórum debatemos como ajudar, deixamos de indicar o componente e passamos a indicar o estágio. Na época houve uma debandada de alguns membros mas o fórum ficou mais fácil de operar. Hoje noto que não há muito pedido de ajuda, não só aqui mas em outros também.
Aqui nos Amigos o Marcos colocou vários cursos, esse acesso pode ser livre, pois quem acessar irá somar conhecimento.
Grande Sergio...Discordo de voce em algums pontos,mais respeito sua maneira de pensar! Um abraço.
A maioria, sequer teve o "trabalho" de votar. Dai o porque de fóruns vazios!
Eu particularmente sou contra fóruns fechados.
Aceito até que se feche "uma área restrita" Mas nada impede o curioso de entrar. Vou dar um exemplo...
Minha geladeira parou. Pesquisei e achei uma "dica" na NET. (ela usa uma placa eletrônica) Ao tentar acessar a informação:
Somente para usuários registrados.
OK. Me registrei, achei o que eu queria e nunca mais voltei. Se precisar meu registro esta lá. Tem uns dois anos que não voltei!
Aí eu te pergunto...
Se um curioso se registrar aqui, tem como eu saber antes dele escrever ou responder algum tópico???
Num outro fórum eu falei sobre isto. Não podemos "investigar" a vida dos frequentadores do fórum.
Aí deixaríamos de ser um fórum para concorrer com a federal na lava-jato!
Aqui mesmo também já abordamos este assunto. Perguntas que são feitas por um técnico, o outro técnico vai saber distinguir. E na duvida faça outra pergunta ou peça explicações!
Posso sim "fechar" alguns fóruns. Resolvidos, LCD, etc...
Mas será que adianta? Este tópico foi aberto pra isto. Eu aceito sugestão, opinião, etc...
Mas quanto a material didático, cursos, esquemas, etc...
Vai sempre ser aberto a todos. Criei o fórum para ajuda, ao contrario de muitos que estão criando fóruns com mensalidades ou vivendo de propagandas do Google. Certos fóruns viraram um "negócio lucrativo" e o usuário é a moeda de troca!
Aqui o usuário tem vez e vós. Livres para criticas ou sugestões. Este é nosso único interesse:
Ajudar a profissão!
Marcos eu votei, foi o meu primeiro procedimento!
Amigo já presenciei essa discussão em vários foruns, o que fazer,aberto ou fechado?
Não esquente! Eu apenas opinei minha posição com relação a o fato ,entendo o seu posicionamento. Um forte abraço e vamos em frente.
Meu xará... Você eu vi que votou!
O comentário é exatamente para "outros"
Veja a data que criei este tópico: 13 de Agosto de 2015, 10:12:01 am
Temos mais de 1 Milhão de visualizações, mais de 200 usuários registrados e acredite...
4 pessoas votaram! :silence: Daí vem o que eu disse. :clap:
Muita gente não esta nem aí para nada. Não participam em nada e só querem dicas milagrosas!
Leia este tópico (antigo também)
http://amigosdaeletronica.com.br/leia-sempre-aqui!/dicas-quentes-e-imediatas!-(sera)/msg246/#msg246 (http://amigosdaeletronica.com.br/leia-sempre-aqui!/dicas-quentes-e-imediatas!-(sera)/msg246/#msg246)
Pelo contrário... Talvez eu até feche mesmo algumas áreas. Precisamos de pessoas como você e outros aqui.
Que participem. Respondam aos tópicos, e se possível ajude com algum conteúdo.
Um abraço!
Grande Marcos agora entendi.
Estou ficando velho ehheeheheheeh.
Concordo com voce, o ser humano é complicado e estamos passando por uma fase de transformações muita rápidas, principalmente na de reparos em TVs. Sou do tempo dos TVs valvulados e conseguir passar por varias tecnologias na evolução dos aparelhos de TVs, dos chassi ibridos, constituidos de valvulas nas saidas e circuitos transistorizados nos osciladores e canais de FI.e tambem os primeiros micros controladores com limitados processamentos, com uma Eprom,com os TVs completamente transistorizados, tivemos de estudar muito.quando pensei que já dominava um pouco estes aparelhos..Mudou tudo ehehehheheehhhehe. BGA/ Memoria Nand Flas/Spi Flas/ One Nands e outras/ Não sei onde vamos chegar! ehhehehehhhh. Vamos há luta!
Até mais.
É Marcos e BR a tecnologia não para.
Acompanho as evoluções através de leituras e fico imaginando a evolução futura.
A tecnologia de processadores atuais chegaram ao seu limite de velocidade, cientistas estão testando outros materiais como o grafite (o Brasil é detentor das maiores jazidas desse minério) para desenvolvimento de processadores bem mais rápidos.
Telas maleáveis bem finas, materiais que nos ensinaram que eram isolantes hoje são super condutores.
Como você citou Marcos, somos do tempo das válvulas e de transistores de germânio, veio os híbridos, os integrados, a primeira tv que me lembro que veio com integrado foi a Philco 383, era um IC redondo no RGB. Os controles remotos transmitindo em RF, outros com fio.
Nesta época começou a tal eletrônica digital, nasceu o TK-85 um computador caro e que não se fazia nada com ele.
Memórias em TVs que necessitavam de uma tensão de +30 e -30 para funcionar, era chamada de Earon se não me falha a memória.
Com a implatação da EPRON muitas loja de componentes ganhava dinheiro vendendo o kit, memória e processador que diziam já gravados. Informações nesta época era uma coisa quase impossível. Os companheiros que haviam feito curso profissionalizante sofriam, os que foram mais favorecidos não tinham acesso a Datasheet.
Hoje temos a internet, e graças a ela conheci muitas pessoas virtualmente e muitas hoje pessoalmente, falamos com o mundo num simples teclar, ou vendo a pessoa (coisa de filmes de ficção).
Não podemos parar de aprender, de acompanhar a evolução. A eletrônica hoje é dominante e num futuro próximo será "tudo".
Um abraço.
Grande Sergio estamos ficando velhos!! ehehheehhehehehhehheh.
Um abraço.