Autor [EN] [PL] [ES] [PT] [IT] [DE] [FR] [NL] [TR] [SR] [AR] [RU] Tópico: Decodificando Resistores SMD  (Lida 2837 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online marcosbr

  • Vivendo e Aprendendo!
  • Administrador
  • *
  • Mensagens: 1142
  • Country: br
  • Karma: +4/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Decodificando Resistores SMD
« em: 14,Novembro, 2016, 12:38:15 pm »






 Este artigo descreve como os valores das resistências SMD, são lidos em todas as versões, ou seja, com códigos numéricos de 3 dígitos, 4 dígitos e alfanumérico (EIA-96). Além disso, mostra as dimensões padrão e potencia de dissipação.


Codigo de tres digitos


 As resistências mais fáceis de ler são aqueles códigos numéricos de 3 dígitos. Neles, os dois primeiros dígitos são o valor numérico, enquanto o terceiro dígito é o multiplicador, ou seja, o número de zeros que se acrescentam ao valor.


 Aqui está um exemplo: um resistor com o número 472 é 4.700 ohms ou (4,7K) porque o número "47" (dois primeiros dígitos) deve adicionar 2 zeros (o número "2" do terceiro dígito). A figura a seguir mostra graficamente mostrar o sistema com alguns exemplos de valores comuns.







 Códigos de três dígitos para resistores  inferiores a 10 ohms

 Com o sistema acima descrito, o valor das quais pode codificar resistência é menos de 10 ohms e equivalente para o código "100" (10 + não zero). Com resistências de valores inferiores a 10 ohms, você precisa encontrar outra solução, porque em vez de adicionar zeros, você deve dividir o valor dos dois primeiros dígitos. Para resolver o problema, os fabricantes utilizam a letra "R" que é equivalente a um virgula.




 Por exemplo, um resistor 4R7  equivale a 4,7 ohms porque substitui "R" por uma vírgula. Se o valor da resistência é inferior a 1 ohm, utilize o mesmo sistema da letra "R", colocando o R como o primeiro número. Por exemplo, o equivalente a 0,22 ohms é R22. Vejam que é muito fácil.Códigos de quatro dígitos (resistores de precisão)No caso de resistores de precisão, os fabricantes têm criado outro sistema de codificação que consiste em números de 4 dígitos. Nele, os três primeiros dígitos são o valor numérico, enquanto o quarto dígito é o multiplicador, ou seja, o número de zeros que se acrescentam ao valor. A disponibilidade de código de três dígitos do valor permite uma maior amplitude e precisão dos valores. Códigos de quatro dígitos em resistências menores  de 100 ohms

 Com o sistema de 4 dígitos, o valor da menor resistência que pode codificar é de 100 ohms, e é equivalente ao código "1000" (100 + qualquer zero). Com valores de resistência inferior a 100 ohms, os fabricantes optaram pela mesma solução do sistema de 3 dígitos e que é adicionar uma letra "R", em lugar da vírgula.





 Código EIA-96 (resistores de precisão)

 Recentemente, os fabricantes têm introduzido para resistores de precisão, um novo sistema de codificação chamado EIA-96, que é bastante difícil de decifrar se não temos a tabela de referência. Eu explico melhor, códigos de três e quatro números que temos visto, o número impresso tem todas as informações necessárias para saber o valor de resistência. Por outro lado, no EIA-96 os dois primeiros dígitos, é o número indicado na tabela equivalente abaixo, enquanto a letra final é equivalente ao multiplicador.





 Para saber se uma resistência está no código EIA-96, basta ver se ele tem uma letra no final. Por razões desconhecidas para mim, pessoalmente, o multiplicador de 0,01 (resistores com valores entre 1 ohm e 9,9 ohms) podem ser codificados com a letra Y ou com a letra R. O mesmo se aplica ao 0,1 multiplicador (resistores entre 10 ohms e 99 ohms) que podem ser codificados com a letra X ou com a letra S. na figura mostrar-lhe a tabela completa para decodificar resistores EIA-96 .
 Exemplos práticos de EIA-96

 Na figura podemos ver alguns exemplos práticos deste tipo de codificação.





Tolerâncias da resistência
 
 Como você viu nos três sistemas de codificação que temos visto, os fabricantes não forneceram qualquer forma de indicar a tolerância das resistências (quarta faixa da cor em resistores comuns). Embora haja exceções à regra, resistência codificados com números de 3 dígitos têm uma tolerância de 5%, enquanto os resistores com números de 4 dígitos e resistores codificados EIA-96 tem uma tolerância de 1%.

 Potencia das resistências

 Como no caso das resistências comuns, a potência das resistências SMD depende das dimensões. O menor, que é o modelo 0201 tem um tamanho muito pequeno (0,6 milímetros x 0,3 milímetros) ea sua potência é de 1 / 20W ou é 0,05W.





 Resistências de potência SMD 1 / 4W são do modelo 1210 , com dimensões de 3,2 mm x 2,5 mm. Na tabela você pode ver os diferentes modelos com as respectivas potencias.


 Esta é uma "tradução" para auxilio em português.


 O arquivo original pertence a www.inventable.eu

Caso contenha algum erro basta informar ou conferir o artigo original.
Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta. (Chico Xavier)