Autor Tópico: DESCARREGADOR DE CAPACITORES  (Lida 787 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline marcosbr

  • Vivendo e Aprendendo!
  • Administrador
  • *
  • Mensagens: 1199
  • Country: br
  • Karma: +4/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
DESCARREGADOR DE CAPACITORES
« em: 13,Outubro, 2015, 20:11:10 pm »
 Usando a NET como já foi dito... Montaremos uma ferramenta simples e indispensável na bancada!
 Muitas vezes, um pequeno descuido causa um problemão! (em alguns casos irreparável)
 2 resistores; 8 diodos e 2 LEDs podem salvar seu dia!
 Mas vamos compartilhar... Não deixe que "VENDAM" este produto. Ajudem a criar uma NET melhor!

 As fontes chaveadas estão presentes em quase todos os equipamentos eletrônicos modernos.Assim todos esses equipamentos fazem uso do seguinte esquema de conversão de energia :
fig.01




 A tensão da rede elétrica é retificada tornando-se numa tensão contínua de alta voltagem e esse valor é "manipulado"para resultar nas diversas tensões contínuas de mais baixo valor necessárias à maioria dos circuitos eletrônicos

 Neste contexto,o capacitor de filtro primário merece um cuidado especial pois ele é capaz de armazenar uma quantidade considerável de energia , perigosa mesmo , para o técnico reparador.Mesmo desligado o equipamento da tomada , eles podem permanecer carregados. Isto acontece ou por problemas no circuito ou por deficiência de projeto.Muitos circuitos possuem resistores próprios para efetuar o descarregamento automático mas que podem estar abertos.O ideal portanto é monitorar este estado do capacitor sempre que for executar a manutenção , especialmente no circuito primário de fontes chaveadas durante testes estáticos. O circuito é de autoria de: Samuel M. Goldwasser


fig.02




 Ao mesmo tempo que o capacitor é descarregado este circuito provê também uma indicação visual com o acender e apagar do led informando que o processo se completou.A razão de dois conjuntos de diodos e led's invertidos é que não é necessário preocupar-se com o sentido de ligação do descarregador ao capacitor . R1 limita a corrente de descarga . Os diodos em série garantem um valor aceitável e fixo de tensão para os led's durante a descarga , independente da tensão de carga do capacitor , até um valor mínimo (o led apaga)e a tensão que resta não representa perigo nem para o técnico nem para o multímetro.
Segundo o autor é bom sempre verificar a tensão no capacitor com o multímetro por medida de segurança.

 R1=1Kohm/5W
 R2=100ohm
 D1 a D8 =1N4007
Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta. (Chico Xavier)